Como educar um cocker? Conselhos para o seu treino

,

O cocker spaniel é um cão que se destaca pelo seu caráter alegre e brincalhão, tem um comportamento inquieto, mas ao mesmo tempo é um cão inteligente, colaborativo e disposto a aprender. Na verdade, educar um cocker é muito simples se seguir uma série de diretrizes de treino.

Um cão carinhoso, brincalhão e inteligente

O cocker spaniel é uma raça muito nobre. Saiba que é um cão doce e terno, especialmente com as pessoas que conhece, por isso, rapidamente ganhará o coração de todos os membros da família.

O cão cocker adora estar em companhia e tem um dom especial para fazer novos amigos. No entanto, não gosta de ser incomodado e se o fizer, pode reagir agressivamente, como revelou um estudo realizado na Universidade Autónoma de Barcelona.

Esta raça tem um caráter brincalhão e entusiasta e gosta de muito de fazer exercício físico e brincadeiras ao ar livre. Além disso, é muito inteligente, adora colaborar e tem uma grande capacidade para aprender novos truques. No entanto, para estimular estas habilidades é importante educar o cocker spaniel desde cachorrinho.

Dicas para educar o cocker spaniel

Educar o cocker spaniel é muito simples, por isso terá de ser consistente e paciente. Assim, para obter bons resultados terá que persistir nos seus objetivos e manter alguma regularidade nas sessões de treino. Por isso, o ideal é dedicar uma hora por dia a treinar o seu animal de estimação, em sessões curtas, mas se não puder, tente pelo menos três vezes por semana.

Antes de tudo, tenha em mente que o cão cocker é uma raça muito sensível que não reage bem aos castigos. Em vez disso, responde muito bem ao reforço positivo. Por isso os incentivos e recompensas como guloseimas ou palavras de estímulo podem-se converter no seu melhor aliado durante o treino para ajudá-lo a alcançar grandes conquistas.

Lembre-se que é um cão com muita energia que necessita praticar exercícios diariamente. Por isso, aproveite esses momentos para ensinar-lhe novos truques e reforçar as ordens que já conhece. Comece com lições básicas, como responder ao seu chamado ou caminhar ao seu lado, e à medida que crescer, será capaz de ensinar-lhe truques mais complexos.

O cocker spaniel na família e a sua socialização

Com efeito, o cocker spaniel é um cão muito familiar, mas é importante que lhe ensine alguns hábitos desde a tenra idade para facilitar a convivência em casa. Primeiro terá que integrá-lo na família. Esse primeiro contacto marcará um precedente importante para o seu animal de estimação, por isso certifique-se de que é um encontro positivo.

Se há crianças em casa, é fundamental que aprendam a respeitar o cocker, porque uma das coisas que esta raça mais detesta é que a incomodem demasiado. Pelo menos nas primeiras semanas deve prestar atenção à relação que as crianças estabelecem com o animal de estimação para corrigir qualquer problema antes que seja tarde demais.

Desde cachorrinho, o cocker também deve relacionar-se com outras pessoas, fora do núcleo familiar. Desta forma incentiva a sua socialização e evita possíveis reações agressivas a estranhos no futuro. Aproveite quando leva o seu animal de estimação para um passeio para expô-lo a diferentes situações e ambientes e, quando tem convidados em casa, permita que eles o acariciem.

Não se esqueça que o cocker é um cão que precisa de muita atenção, por isso terá de dedicar pelo menos duas horas por dia a fazer brincadeiras com o seu animal de estimação. Leve-o a passear, brinque em casa e dê-lhe brinquedos que o mantenham entretido. Isto ajuda a libertar o excesso de energia e diminui a ansiedade da separação. Lembre-se que é importante começar a educar o cocker spaniel o mais rápido possível. Assim será mais fácil a convivência e poderá transformar o seu animal de estimação num cão obediente. Se não conseguir os resultados que espera, pode pedir ajuda a um profissional.

« Anterior

Como ensinar um bulldog inglês a sentar-se?

Surdez no Dálmata, porque motivo esta raça tem esta herança?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.