Surdez no Dálmata, porque motivo esta raça tem esta herança?

,

Os dálmatas são cães elegantes e muito inteligentes. No entanto, podem ter alguns problemas congénitos que deve conhecer com antecedência. Assim, garante ao seu animal de estimação os cuidados de que necessita. Saiba que a surdez no dálmata é uma caraterística que afeta particularmente esta raça.

Que tipo de surdez sofrem os dálmatas?

Na verdade, os dálmatas desenvolvem frequentemente surdez congénita sensorial neural. Isso significa que é hereditário e é devido a danos no ouvido interno e na degeneração do nervo que transmite informação do ouvido para o cérebro. Acredite que se o seu animal de estimação tiver um pai, ou ambos, com surdez, é mais provável que sofra uma deficiência auditiva.

Na realidade, a surdez nos dálmatas afeta aproximadamente 29,7% dos exemplares, como comprovou um estudo realizado na Universidade Estatal de Louisiana. Felizmente, é mais comum que ocorra surdez unilateral, isto é, que o cão perca a audição apenas de um ouvido. Com efeito, os casos de surdez bilateral, em que a audição se perde em ambos os ouvidos, representam apenas 8,1%.

Surdez no Dálmata: Quando aparece?

Lembre-se que os filhotes começam a ouvir com cerca de 2 semanas de idade e às 5 semanas o seu sistema auditivo já estará totalmente desenvolvido. Nos dálmatas, a degeneração do ouvido interno ocorre geralmente assim que nascem.

É um processo muito rápido, embora comece a ser evidente a partir da quarta semana de vida. No entanto, a degeneração neuronal que acompanha a surdez no Dálmata ocorre de forma gradual ao longo do tempo.

Como saber se o seu cão tem problemas de audição?

Os dálmatas de olhos azuis são mais propensos a sofrer surdez do que os que têm olhos castanhos, assim como aqueles com poucas manchas. Ao mesmo tempo, as fêmeas desta raça também são ligeiramente mais propensas a sofrer deste problema.

Fique a saber que para detetar a surdez no dálmata existe um teste muito simples. Basta fazer um som que não gere nenhuma vibração quando o seu animal de estimação não está atento ou fazer um barulho forte enquanto dorme. Conheça também outras pistas que podem indicar um problema auditivo como não se assustar facilmente com um barulho forte, bem como não responder quando o chama pelo nome.

Em caso de dúvida, é melhor ir ao veterinário. A partir de 6 semanas de vida poderá fazer um teste de audição chamado BAER. Serão colocados uns elétrodos no cão para verificar se há atividade elétrica na sua cóclea e vias auditivas do cérebro.

Surdez no Dálmata: Como educar um animal de estimação com problemas auditivos?

Para educar um dálmata surdo, deve fazer o mesmo que com outros cães: dar-lhe muito carinho. A diferença é que, em vez de dizer as ordens verbalmente, tem que fazer sinais com as mãos. Use sinais claros e certifique-se de que o seu animal de estimação vê as suas mãos e o rosto. Se o seu animal de estimação conseguir ouvir sons agudos como os emitidos por apitos para cães, pode usá-los no treino.

É recomendável procurar a ajuda de um treinador, pelo menos para lhe ensinar a linguagem gestual e fornecer-lhe orientações para treinar o seu animal de estimação. Também deve certificar-se de que o seu cão não escape porque ao não ouvir, está exposto a um maior risco de ser atropelado.

No dia-a-dia, quando se aproximar do seu animal de estimação, coloque-se à frente dele e mostre as mãos. Toque-lhe suavemente para que não fique assustado. Também pode utilizar uma lanterna ou um ponteiro laser para chamar a sua atenção ou bater no chão para provocar uma vibração. Educar um dálmata surdo exige um pouco mais de paciência e tempo, mas o seu animal de estimação irá recompensá-lo muito esse esforço. Mesmo que não oiça, pode manter uma relação maravilhosa com o seu dálmata e viver grandes momentos juntos.

« Anterior

Como educar um cocker? Conselhos para o seu treino

Doenças mais comuns do Westy. Como cuidar da saúde do West Highland White Terrier?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.