Inicio > Cães > Como escolher uma ração para o meu cão

Como escolher uma ração para o meu cão

Primeiro deve escolher as rações completas e equilibradas e formuladas para a etapa de crescimento do seu cão. Depois há que avaliar a qualidade, preço, digestibilidade e sabor (pois é o sabor que faz com que uma ração seja ou não bem aceite pelos cães).

1. Comparar a qualidade das rações para cães

Para comparar a qualidade há que aprender a ler as etiquetas da ração. Ao ler a fórmula, irá ver que há pouca diferença entre as várias marcas. Nas etiquetas irá encontrar a percentagem de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, cálcio, etc. mas a chave está nos ingredientes. As empresas são obrigadas a enumerar os ingredientes por ordem segundo a quantidade que há de cada um, de modo a que um alimento para cães de boa qualidade tenha nos primeiros lugares carne, frango ou outra proteína de origem animal.

A soja, por exemplo, fornece proteínas, mas não é tal digerível para cães e é mais barata. Tenha em conta que nos alimentos enlatados o primeiro ingrediente é sempre a água. Os hidratos de carbono são fornecidos pelos cereais, como o trigo, o milho e o arroz. As fibras de melhor qualidade são as de cadeia média, como a polpa de beterraba. A maioria dos alimentos são formulados com cerca de 25-30% de proteínas, mas atualmente há uma nova gama de rações para cão muito boa que contém cerca de 70% de proteínas e não incluem cereais, tendo a mesma a proporção de nutrientes que um cão encontraria ao comer uma presa.

2. Comparar preços de rações para cães

O preço parece muito fácil de comparar, mas há que fazê-lo sem esquecer a qualidade. Quando os ingredientes são de melhor qualidade, obrigatoriamente o preço aumenta. Por outro lado, os gastos com a publicidade, com a investigação, com o embalamento, marketing, etc. também influenciam nos gastos. Os alimentos mais caros de marcas reconhecidas são de excelente qualidade. Há também opções muito interessantes de comida para cães elaboradas com todo o cuidado e responsabilidade que se comercializam de forma direta e tornam-se mais económicas sem perder a qualidade. Tenha cuidado com as rações baratas ; se os ingredientes não são bons, a ração não se digere bem e deve dar doses maiores ao seu cão, o que faz com que cada saco renda menos que outro de melhor qualidade. Isso sem contar que não fornecem uma boa nutrição para o seu animal de estimação.

3. Como saber se o meu cão digere bem a ração?

A digestibilidade também é muito importante na hora de comparar rações e isto leva-nos de novo à qualidade dos ingredientes. Que um alimento seja digestível quer dizer que o aparelho digestivo do cão pode absorver todos os nutrientes e deixar pouco resíduo. Isto nota-se a olho nu pela quantidade de fezes que o animal faz. Muitas fezes quer dizer digestibilidade baixa, ou seja, que de tudo o que o cão come, é pouco o que realmente pode aproveitar. Se o seu cão come uma boa ração e defeca pouco ou com uma consistência macia, então pode sofrer de algum transtorno intestinal e será melhor levá-lo ao seu veterinário.

4. Qual é a ração mais saborosa para o meu cão?

Por último devemos considerar o sabor. Aqui é o cão que decide de que ração gosta mais e de qual não gosta. Dê-lhe a escolher entre as que selecionou como muito boas e escolha finalmente a que ele mais gosta.

Quando o cão é ainda cachorro ou sénior é muito importante dar-lhe a melhor alimentação possível para que cresça ou se mantenha forte e saudável. Durante a etapa adulta, obviamente, é preferível dar-lhe o melhor, mas não se preocupe se não consegue encontrar uma ração para cães super premium. Com este guia e com o acompanhamento do seu veterinário poderá escolher uma que seja um pouco mais económica e ainda assim ofereça uma qualidade aceitável. Seja qual for a ração mais indicada para o seu cão, irá encontrá-la em TiendAnimal.

Scroll to Top