O parto da gata

, ,

Ainda que a natureza seja perfeitamente capaz de se encarregar sozinha deste processo, recomendamos-lhe que leia este post para se informar sobre tudo o que está relacionado com a gestação e o parto das gatas. Desta forma, poderá saber se estão a ter dificuldades e se precisam de ajuda do seu veterinário de confiança.

As horas anteriores ao parto da gata

O processo de gestação de uma gata dura entre 57 e 63 dias. De forma que, habitualmente, o parto acontece cerca de 9 semanas depois do encontro com o macho. Durante a última semana, a atividade da gata diminui e começa a procurar um lugar quente, tranquilo e reservado onde possa fazer o seu ninho, para dar à luz as suas crias. Quando a sua gata alcançar esta fase da gravidez, irá notá-la mais irrequieta, pois a distensão abdominal impede que ela se mantenha na mesma posição durante muito tempo.

Também se pode aperceber quando o momento do parto se aproxima porque começam-se a perceber os movimentos dos gatinhos pequenos no ventre da sua mãe. As mamas da gata já estarão a produzir leite e o seu corpo já se está a preparar para o inicio do parto, com o relaxamento da zona perineal. Aproximadamente 24 horas antes de parir aumenta a inquietude da gata e começa a fazer caminhadas e a dar miadelas que se intensificam no momento em que começam a nascer os gatinhos.

Nos momentos que antecedem o parto, a temperatura retal diminui e a gata fica sem apetite. A sua gata irá colocar-se numa posição similar à que faz quando quer fazer as suas necessidades e então, com as contrações provocadas pelo útero, nascerá o primeiro gatinho, que pode sair com ou sem a placenta. As placentas são escuras e cada gatinho terá a sua. Se estas não se abrem sozinhas, a mãe encarregar-se-á de as rasgar com os seus dentes, tal como acontece com o cordão umbilical.

O nascimento dos gatinhos

O nascimento do primeiro gatinho pode demorar entre 30 a 60 minutos e o nascimento vem acompanhado por fortes miadelas da mãe. Os intervalos entre cada cria podem ir desde os 5 minutos até 1 hora. Também é habitual que exista uma pausa entre o nascimento das duas primeiras crias e as restantes. Este descanso costuma ser aproveitado pela mãe para lavar carinhosamente os seus dois primeiros gatinhos. É conveniente deixar perto do ninho um recipiente com água e comida, porque algumas gatas precisam de comer e beber para repor as forças durante o parto.

O parto completo, desde o primeiro ao último gatinho, pode durar até 24 horas. Quando acabarem as contrações, a sua gata irá começar a cuidar das suas crias e depois irá amamentá-las. As placentas podem sair no final do processo e é normal que a sua gata as coma para repor as energias. Não é conveniente que intervenha durante o parto. As gatas podem parir sozinhas graças ao seu instinto e muitas vezes, quando tentamos ajudá-las, complicamos um processo natural e maravilhoso que a própria natureza pode resolver sem a nossa ajuda.

Desde TiendAnimal pedimos-lhe que partilhe connosco a maravilhosa experiência que teve com a sua gatinha. Irá desfrutar do milagre da vida e irá reforçar o vínculo afetivo com o seu animal de estimação. Também lhe recomendamos que aproveite as últimas semanas de gestação para ir procurando novos donos para os novos gatinhos, a não ser que queira ficar com todos!  

« Anterior

A sarna

Qual a melhor ração para o meu Yorkshire Terrier?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.