Como saber se o meu gato está doente: lista de provas do gato adulto

,

Um sinal de alarme que indica que o teu gato não se encontra bem é a sua atitude apática e pouco ativa. Vários sinais te darão a chave para saber quando está doente. Deves procurar estes sinais no seu comportamento e aparência:

  • Momento de descanso. É importante saber quanto tempo passa o teu gato a dormir. Se for excessivo, mais do que o normal, pode estar a incubar uma doença.
  • Controlo da temperatura. Revisa a temperatura corporal do teu animal de estimação para saber se tem febre. Esta dolência costuma estar acompanhada de pouco apetite, muito sono e uma pelagem sem brilho.
  • Vigia a sua caixa de areia. Na frequência do uso da caixa de areia e nos restos de excrementos e urina podem encontrar-se sinais que indiquem se está doente. Observa se vá com dificuldade ou se vês sangue ou muco na urina, se tiver diarreia ou está com prisão de ventre; são causas que indicam que tem alguma doença.
  • Momento de alimentação. O fato de não comer como sempre, com o mesmo apetite, ou inclusive que não chegue a provar bocado, é um sinal claro de que alguma coisa não está bem, pode ser desde um incómodo estomacal, ou que se encontre em estado febril ou com problemas renais.
  • Presta atenção à sua hidratação. A quantidade de água que bebe também é indicativo de que está a acontecer alguma coisa. Algumas doenças renais, tipos de infecções, problemas com as tiroides ou a diabetes provocam o aumento de sede. Podes saber se o teu gato está desidratado ao pegar a pele entro as suas omoplatas e mexê-la com suavidade e logo soltá-la. Se a pele não volta rapidamente ao seu lugar é provável que se encontra desidratado.
  • Controla o seu peso corporal. As mudanças de peso são significativas, costumam ser derivadas por alguma doença, pelo qual aconselhamos-te que procures ajuda especializada.
  • Examina a sua pelagem. Um pelo sem brilho, sem força e com nós é um sintoma de que o gato está doente. Se não se limpa como de costume pode ser que sofra artrite ou que esteja estressado.
  • Procura claros sintomas. Se o teu animal de estimação vomita de forma continua, tem diarreia durante mais de 24 horas, está mais apático e cansado do que o normal, com falta de energia, com problemas respiratórios…
  • Atento na escovação. Nestes momentos de higiene podem encontrar-se vultos ou mau cheiro que indicam que pode haver um problema grave.
  • Examina os olhos e o nariz. Ante qualquer secreção excessiva é recomendável levá-lo ao especialista, também se tiver as pupilas muito dilatadas.
  • Revisa a sua mandíbula. As gengivas são outro sinal que nos indica se alguma coisa pode estar mal, se observamos uma descoloração das mesmas, se ficam mais pálidas, e também o mau hálito.
  • Controla possíveis doenças. Observa o teu animal de estimação e se tiver pulgas ou outros parasitas que podem ocasionar-lhe alguma doença. Em Tiendanimal temos uma variedade de produtos antiparasitários para que o teu gato sempre esteja saudável, confortável e limpo.

Ante qualquer destes sintomas, não esperes e leva-o ao veterinário. Ele, melhor do que ninguém, poderá diagnosticar o que acontece com o teu gato e dar-lhe o melhor medicamento para que fique bem novamente.

Como saber se o meu gato está doente com a revisão do gato mais velho

Como bem já vimos existem várias provas que podes fazer com o teu gato para saber se está doente, muitas percebem-se a simples vistas, mas não deves esquecer-te de levá-lo de forma regular ao veterinário. Ele é o especialista e quem colocará as vacinas pertinentes e realizará os exames médicos que precisar.

Resumidamente, deves ter presente as seguintes partes do teu animal de estimação para examinar a sua saúde e ver se está doente: mandíbula, nariz, olhos, pelagem, articulações, sistema digestivo e excesso de peso. Em função do comportamento do teu gato e das suas necessidades, de certeza que é mais fácil que percebas quando ele se encontra mal.

Sabes como se comporta o teu gato?, que atitude tem? que nível de atividade diária? Conhecer a sua forma de ser e os seus costumes vai ajudar a identificar que alguma coisa não vá com normalidade. Assim que já sabes, brinca com o teu animal de estimação, cuida dele, e presta muita atenção.

« Anterior

Como ajudar nosso gato a desfrutar do verão

Viajar com cães de avião

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.