Viajar com cães de avião

,

Cada vez existem mais hospedagens que aceitam a entrada de animais de estimação, mas a viagem costuma ser o maior obstáculo com o qual nos encontramos nestas situações: muitas horas de viagem, meios de transporte que não permitem animais… Já te encontraste nesta situação? Quando se viaja de avião a situação complica-se, deves estar atento às normas e requisitos que isto implica. Vamos contar-te tudo o que precisas saber para viajar com cães de avião.

Como viajar com um cão de avião?

Assim como tu planificas com antecedência a tua viagem, o teu cão também precisa certa preparação prévia antes de viajar de avião. Mas antes de começar com isto deves perguntar-te se o teu cão está em plenas condições de fazer uma viagem de avião, principalmente se for uma viagem longa: está doente?, fica muito aflito em lugares fechados?, precisa sair a passear com frequência?, está doente?, ladra muito?, tem bem assimiladas as normas de convivência?  No avião viajarás com muitas mais pessoas, o teu cão pode supor algum incómodo para eles, assim que deves considerá-lo adequadamente e consulta com o teu veterinário antes de viajar com o teu animal de estimação de avião. Se o teu cão está doente também não é uma boa ideia viajar com ele de avião.

  • Vacinas em dia
    Se fores viajar pela União Europeia ou fora dela, a vacina contra a raiva é imprescindível. Se saíres da UE deverás, além disso, informar-te das exigências do país de destino a este respeito. Lembra-te de levar o seu certificado de vacinação em dia.
  • Microchip e passaporte
    Viajar pela UE tem outras normas, como o microchip: o teu cão não pode viajar pela UE sem ele. O passaporte canino europeu também é imprescindível nestes casos.
  • Com tempo!
    Vai ao aeroporto com tempo, pelo menos 3 horas antes do voo, considera que o teu cão deverá passar vários controlos de segurança que requerem tempo, como revistar o certificado de vacinas, o passaporte, etc.
  • Proibido para menores de 8 semanas
    Se o teu amigo não fez ainda as 8 semanas de vida, não pode viajar de avião, já que é a idade mínima permitida. Algumas companhias exigem uma idade maior, informa-te bem.
  • Sem enjoos
    Para prevenir possíveis enjoos, não lhe dês de comer nas 4 horas anteriores à viagem. Permanece atento durante o voo se der sinais de enjoo.
  • Caixa de transporte ou jaula
    Lembra-te de contar com uma caixa de transporte adequada para o teu animal de estimação, tanto se for viajar na cabine como no porão. Se o seu tamanho for maior do permitido deverá ir em uma jaula no porão, mas atenção, deves ter a certeza de que cumpre com as normas requeridas e que tenha suficiente ventilação, um fundo impermeável e um fecho seguro. É aconselhável que o teu cão se acostume com a jaula ou a caixa de transporte antes da viagem, podes fazer com que ele se acostume a permanecer dentro durante algumas horas umas semanas antes, assim vai resultar um lugar familiar enquanto voam. Dá uma olhadela em Tiendanimal, vais encontrar vários modelos para escolher.

Requisitos para viajar com um cão na cabine do avião

Nem todas as companhias aéreas permitem voar com animais na cabine, terás que informar-te antes em qual podes viajar com o teu animal de estimação e comunicá-lo com suficiente antecedência.

Toma nota também dos requisitos para viajar com o teu cão como bagagem de mão na cabine do avião.

Máximo 4 horas de viagem
Outra consideração importante que não deves passar por alto é que se for um voo com mais de 4 horas não poderás viajar com o teu cão na cabine, deverá ir no porão.

Cães com menos de 6 kg
Se o teu cão for um terra-nova, um pastor alemão ou qualquer outra raça grande não poderá viajar contigo na cabine, pois apenas está permitido para cães com um peso máximo de 6 kg e de dimensões pequenas.

Os cães-guia, porém, são uma exceção a estes requisitos.

Como podes ver viajar com o teu cão não deve supor uma situação estressante, apenas deves planificar a viagem com a devida antecedência e ter muito claros os requisitos e normas que implica. Lembra-te de manter a calma em todo momento, já que o teu animal de estimação percebe o teu estado de nervosismo e de certeza vais acabar por transmiti-lo para ele.

Alguma vez viajaste de avião com o teu cão? Aconteceu algum imprevisto ou esqueceste de considerar alguma coisa? Talvez ainda não tiveste a oportunidade de voar com o teu animal de estimação, mas pode ser que já tenhas visto outros passageiros fazê-lo. Partilha como foi a experiência durante a viagem e uma vez no lugar de destino.

« Anterior

Como saber se o meu gato está doente: lista de provas do gato adulto

Dicas para colocar o teu gato na caixa de transporte

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.