Viajar com o meu cão pela estrada

,

Sempre perguntas-te se as viagens serão igual de longas para o teu cão do que para ti? Queres que aquele momento seja muito mais agradável e confortável? Presta atenção aos seguintes conselhos, serão muito úteis para futuras viagens de carro.

  • Não lhe dês comida ao teu cão pelo menos nas duas horas prévias à viagem, nem enquanto estão no carro, assim diminuirás a possibilidade de que vomite durante a viagem pelos nervos ou pelo enjoo. Em caso de viagens muito longas, podes dar-lhe pequenas quantidades de vez em quando.
  • Aproveita as paragens para dar-lhe alguma coisa de comer, sempre em quantidades moderadas, que beba água, principalmente se estiver a fazer muito calor. Brinca com ele durante essa pausa e dá-lhe liberdade para que corra um pouco e faça as suas necessidades.
  • Viaja pela manha, as primeiras horas do dia são o melhor momento, principalmente se o teu cão não está habituado a viajar. Neste caso, o melhor é que esteja em jejum.
  • Hidrata o teu cão com frequência, leva no carro água suficiente para toda a viagem.
  • Na sua bagagem não pode faltar a sua comida, água e os medicamentos que ele precise, assim como um brinquedo que ele goste e lhe seja familiar, pois vai ajudá-lo a estar mais calmo durante o trajeto.
  • Nunca deixes o teu cão fechado dentro do carro quando faz calor, em nenhuma circunstancia, nem com as janelas fechadas ou ligeiramente abertas. Lembra-te sempre disto: existe uma grave ameaça de golpe de calor, que apenas 20 minutos podem ser mortais.
  • Segue as recomendações de segurança para viajar com cães, e a seguir podes dar uma olhadela a algumas das principais recomendações que as instituições do trânsito recomendam a este respeito.

Em qualquer caso, lembra-te que é sempre aconselhável consultar o teu veterinário antes de viajar com teu cão de carro. Ele, melhor do que ninguém, dirá as precauções que deves ter em consideração e te dará conselhos úteis sobre as condições ótimas para fazê-lo.

Como viajar com o meu cão de carro

Chegaram as férias e não queres deixar o teu animal de estimação sozinho em casa, mas como levá-lo no carro? É seguro? O que dizem as autoridades sobre este tema?

Quando fores viajar com o teu cão de carro não podes deixar de lado as normas de tráfico sobre este assunto. O Regulamento Geral de Circulação menciona que o condutor “está obrigado a manter a sua própria liberdade de movimentos, o campo necessário de visão e a atenção permanente na condução”. Para além disso, o condutor deve prestar atenção em colocar adequadamente os animais dentro do carro. Isto é, não deixes solto o teu cão quando fores viajar de carro, pela tua segurança e a dele. Recorre a um sistema de fixação para segurar o teu cão, para que este não signifique nenhum perigo dentro do veículo.

Sistema de fixação

  • Arnês
    Este sistema é muito seguro e permite levar o teu animal de estimação no carro com total segurança. Se fores adquirir um, lembra que tenha um sistema de união curto, para que o teu cão não se golpeie contra os bancos.
  • Grade divisória
    Para poder colocar uma grade é necessário ter um portão traseiro no veículo, e que seja um carro de tamanho familiar. Separam a cabina do porta-malas e proporcionam liberdade de movimentos ao animal de estimação.
    É aconselhável para cães grandes, porém deves ter em consideração que se houver um acidente o animal pode sofrer danos graves, já que não se encontra fixo dentro do porta-malas.
  • Caixa de transporte
    É um método seguro, mas de qualquer maneira é necessário ter em consideração uma série de fatores. Se for muito grande, o ideal é colocá-lo no porta-malas transversalmente com relação a direção do movimento. Se a caixa de transporte for pequena, podes colocá-la no chão detrás dos bancos da frente. Em qualquer um dos casos, não coloques nos bancos, e nunca o segures com o cinto de segurança! Já que no caso de um acidente o animal poderia sair de maneira brusca.

Não viajes com o teu cão sem nenhum sistema de fixação, as distrações podem ser perigosas para o condutor, assim como para o restante dos passageiros. De certeza alguma vez viste um cão com a cabeça fora da janela, e a situação pareceu-te engraçada, porém a realidade pode ser mais dura: levar o teu animal de estimação solto no carro aumenta consideravelmente os riscos de acidentes, assim como os danos que podem acontecer.

Outra consideração importante é a de escolher um sistema de fixação seguro e que esteja homologado pelas normas Europeias.

Assim que por muito que te apeteça levar o teu cão ao teu lado quando fores viajar de carro, não te esqueças dos problemas e perigos que isto pode trazer. Não poupes na segurança para que ambos possam aproveitar da viagem ao máximo.

« Anterior

O controlo de saúde do gato adulto: lista de testes para os cuidados com um gato

Brinquedos para animais de estimação divertidas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.