O controlo de saúde do gato adulto: lista de testes para os cuidados com um gato

,

Tens um gato como animal de estimação? Então é do teu interesse conhecer os testes que devem ser feitos para um ótimo cuidado. Alguns destes testes podes fazê-los tu mesmo, são conceitos básicos fáceis de comprovar a simples vista.  Porém, lembra que é importante levar o teu gato com regularidade ao veterinário para que realize os testes adequados.

Cuidados de um gato com controlo de saúde

O veterinário, melhor do que ninguém, te dará os melhores conselhos sobre as precauções que deves ter e te informará sobre as vacinas e os controlos médicos que o teu gato precisa em cada momento.  A lista de testes que precisa um gato é mais complexa do que pode parecer, informa-te para manter-te atualizado com relação a este assunto.  Se te resulta prático, podes criar o teu prórpio calendário com as provas médicas do teu animal de estimação, assim terás a certeza de não esquecer nenhuma e de que serão realizadas em devido momento.

Lista de testes que um gato precisa

Toma nota de algumas considerações importantes a ter em conta para controlar a saúde do gato adulto.  Este listado é uma proposta que podes adaptar às necessidades do teu animal de estimação:

  • Boca
    O mau hálito pode ser causa de problemas gástricos ou dentais, então não duvides consultar o veterinário nesse caso.
    Os dentes com descoloração também podem ser sinal de algum tipo de problema dental, assim como as gengivas inflamadas ou vermelhas.
    O teu gato esfrega-se muito na cara? Baba-se mais do que o habitual? Estes dois comportamentos podem ser reflexo de dor na boca, consulta o teu veterinário o quanto antes.
  • Nariz
    Como provavelmente já sabes, o nariz dos gatos deve estar húmido. No entanto, observa que não seja uma humidade excessiva ou até mesmo que goteje, nestes casos deves dirigir-te com ele ao veterinário.  Se percebes que se encontra ressecada, presta atenção também, pode ser sintoma de um processo febril, por exemplo.
  • Pele
    Se observas a pele muito seca ou oleosa no teu animal de estimação, consulta o teu veterinário, ou se detetares alguma região com erupções cutâneas, escamosa ou avermelhada.  E cuidado, porque principalmente se o teu gato costuma sair à rua, deveria utilizar pipetas antiparasitárias. Os carrapatos e as pulgas, entre outros parasitas externos, podem dar-te muitas dores de cabeça, além de colocar em risco a saúde do teu animal de estimação.
  • Articulações e ossos
    O teu gato está menos ativo ultimamente ou recusa-se a utilizar as escadas? Vigila os problemas de mobilidade, por mínimos que pareçam, podem ser sintomas de problemas articulares ou ósseos.  Não interpretes estes problemas como sendo causa apenas da idade, e consulta com o teu veterinário ante qualquer suspeita.
  • Sistema digestivo
    Não apenas a diarreia ou os vómitos são sintomas de problemas digestivos, existem sinais que podem passar desapercebidos a olho nu, pelo qual deves estar muito atento.  Um ventre inchado ou mudanças no apetite podem ser sinais de alarme, assim como flatulências mais frequentes e fezes diferentes às habituais.

  • Excesso de peso
    Por mais que se costume pensar de maneira diferente, um gato gordinho não é sintoma de saúde. Assim como os adultos, o excesso de peso nos gatos pode causar outros problemas mais graves.  Observa com atenção as suas mudanças de peso, o mesmo se estiver mais magro do que o costume, nenhuma das situações é saudável.
  • Pelagem
    Há uma calva entre o abundante e frondoso pelo do teu gato? Não são sintomas de saúde, nem de regiões emaranhadas ou os nós do pelo.

Além das anteriores medidas, acude com o teu gato ao veterinário de forma regular. No entanto, agora de certeza já sabes mais a respeito dos cuidados com um gato, pelo que provavelmente de agora em diante serás capaz de reconhecer melhor os sintomas que antigamente passavam desapercebidos.

« Anterior

Como funcionam os feromónios nos cães?

Viajar com o meu cão pela estrada

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.