Meu gato cheira mal: motivos e soluções

,

Alguma vez já disseste estas palavras? “O meu gato cheira mal“. Pois então, não te preocupes porque agora vais saber quais são os motivos e as soluções para saber o que fazer se o teu gato cheira mal.

Os motivos podem ser desde o simples fato de ele estar sujo por ter se manchado com a comida ou ter brincando em lugares recônditos, até a possibilidade de estar doente ou com algum tipo de infeção. As causas mais comuns são:

  • Infeção de ouvidos. Causam dor e mau cheiro, o teu gato certamente coçará as orelhas e produzirá muita cera. Às vezes pode ser que nem vejas o teu gato coçar-se, mas algo que ajuda é olhares a cara com pelo da orelha. Quando se coçam muito é possível ver essa parte com uma aparência de pelo cortado e ás vezes também vais notar que o teu gato tenta desesperadamente coçar-se contra a primeira coisa que vir por perto. Deves levá-lo ao veterinário para que ele possa diagnosticar a causa desse excesso de cerume e para que lhe dê o tratamento adequado.
  • Mau hálito. Provocado provavelmente por uma infeção oral ou algum problema digestório. A solução será proposta pelo veterinário. Leva-o quanto antes.
  • Maturação sexual. Ao chegar nessa etapa da vida, os gatos machos não castrados soltam um cheiro intenso. Poderás solucioná-lo ao levar o teu animal de estimação ao veterinário para que considere castrá-lo.
  • Gases. Os gases são causados pelos alimentos que ingere, por isso, se tiver muitas flatulências, troca a sua alimentação e evita dar ao teu gato lacticínios e alimentos ricos em grãos. Se com a nova dieta não melhorar, leva-o ao veterinário.
  • Glândulas anais. Às vezes, essas glândulas enchem-se e soltam um mau cheiro. É algo normal e devem ser limpas de vez em quando. Mas se vires que se repete frequentemente, leva-o ao veterinário, pois pode ser que estejam afetadas.
  • Parasitas. As infeções bacterianas e fúngicas muitas vezes são produzidas por estarem contagiados com pulgas, ácaros ou outros parasitas externos. Provocam mau cheiro e fazem com que o teu amigo peludo se sinta doente. Deves acudir à consulta veterinária para que detecte o parasita e proponha o tratamento pertinente.
  • Má digestão. Os parasitas intestinais, a sensibilidade estomacal de alguns gatos, as intolerâncias a certos alimentos… podem ocasionar más digestões e fezes inconsistentes. Limpa bem o teu gato depois das evacuações e se forem produzidas diarreias frequentemente, consulta o veterinário.

Se notares que o teu gato não cheira como sempre, já sabes qual pode ser o motivo e como agir; cuida da sua alimentação, limpa-o bem e leva-o ao veterinário rotineiramente para comprovar que tudo esteja perfeito. O teu gato vai aproveitar da sua boa saúde e tu da sua companhia.

« Anterior

Alguns erros que deves evitar no teu aquário

Tipos e características dos canários de cor

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.