Maine Coon

Esta raça é originária do estado de Maine, nos Estados Unidos. É conhecida também pelo nome de Maine Shag. Seria o resultado do cruzamento entre o gato de Angora e gatos ingleses levados pelos primeiro colonos, gatos russos, escandinavos e gatos de granjas norte-americanas de pelo curto.

É um gato grande e robusto preparado para o clima rigoroso desta região dos Estados Unidos. Em 1860 apresentou-se o primeiro exemplar com êxito nas exposições de Boston e Nova York, mas só em 1861 estabeleceu-se um standard. O Maine Coon tem evolucionado muito nos últimos anos, ficou maior, mais alto e mais selvagem.

Aspeto geral do Maine Coon

O Maine Coon tem um tamanho grande, peso de 4 a 10 kg. O seu corpo é musculoso, os seus ossos sólidos. Aspeto de potência e robustez. Pelo longo.

  • Cabeça de tamanho média, tipicamente cuneiforme. Testa ligeiramente abaulada. Pómulos altos e proeminentes. Focinho quadrado, nariz longo, queixo firme.
  • Orelhas grandes, largas na base, moderadamente pontiagudas, de inserção alta. O interior está bem coberto de pelos longos, finos e horizontais. É desejável a presença de pincéis de lince.
  • Olhos grandes, bem separados, ligeiramente ovalados, levemente oblíquos.  Todas as cores são reconhecidas.
  • Pescoço de longitude média, forte, ligeiramente arqueado.
  • Corpo longo, retangular de grande tamanho, estrutura óssea proporcionada. Potente musculatura.
  • Patas de longitude média, fortes. Estrutura óssea e musculatura fortes. Patas grandes, redondas. Madeixas interdigitais bem abundantes.
  • Cauda longa, larga na base, vai estreitando-se até à ponta, com pelos longos e vaporosos.
  • Pelagem: camada adaptada a todas as estações. Denso, sedoso, curto na cabeça e nas patas e mais longo nas costas e flancos. Pelos longos no ventre. É valorizada a presença de uma gorjeira. A penugem é suave, fina, recoberta por uma camada lisa, impermeável. Todas as cores estão permitidas, exceto o chocolate, lilás, canela (cinnamon) e o fawn (pardo claro). Aceitam-se qualquer proporção de branco. As grandes categorias de cores podem classificar-se em: os tabby, os unicor, os tartaruga, os silver, os smoke, os particolor.
  • Defeitos: tamanho pequeno. Cabeça redonda. Perfil reto ou convexo. Nariz com break. Focinho redondo, pontiagudo, beiço proeminente.  Orelhas demasiado acampanadas. Olhos amendoados, demasiado oblíquos. Corpo curto, musculoso. Estrutura óssea fina, ligeira. Cauda curta. Camada de igual longitude no corpo todo.
  • Caráter e particularidades: este gigante é um gato sociável. Apesar de ser dominante não é agressivo. É afetuoso e muito apegado ao seu dono. Brincalhão, desportista e grande caçador, precisa dispor de espaço, por este motivo vivem melhor em uma casa com jardim do que em um apartamento. A puberdade da fêmea é tardia. O crescimento do gatinho é lento e o estado adulto não se atinge antes dos 3 ou 4 anos de idade. A manutenção da sua pelagem é simples, basta escovar uma vez por semana.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Mini Pinscher

O Doberman

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.