O mau hálito do meu gato: causas e soluções

De igual modo aos humanos, os gatos também podem apresentar problemas de mau hálito.  Se bem que é certo que a sua higiene oral nunca será tão frequente e intensiva como no caso dos humanos, também é certo dizer que estes felinos são dos mais asseados no reino animal, mas se o teu gato costuma ter mau hálito neste artigo dizemos-te quais são todas as causas e soluções. Continua a ler!  

De modo geral, um hálito particularmente percetível e desagradável nos gatos pode não só tratar-se, mas também ser evitado.  No final de contas, prevenir esta situação contribui para reduzir as possibilidades de sofrer de outros problemas mais graves, ou simplesmente, melhorar a sua qualidade de vida e a comodidade dos seus donos.  

O meu gato tem mau hálito, porquê? 

Os veterinários e trabalhadores de lojas de animais do mundo inteiro ouvem todos os dias frases como “o meu gato tem mau cheiro na boca” ou “o meu gato tem mau hálito” da boca dos clientes que recorrem a eles para resolver este problema.   Muitos donos de felinos desconhecem que a razão é uma inapropriada e insuficiente higiene oral.  De facto, são bastante comuns os casos em que esta limpeza simplesmente não acontece, o que leva ao sofrimento e intensificação deste problema.   

Outras causas comuns do mau hálito nos gatos são: 

  • Comidas inadequadas. 
  • Alimentação deficiente. 
  • Insuficiente consumo de água. 
  • Tártaro. 
  • Diabetes de gato. 
  • Infeções no estômago, fígado ou rins. 
  • Doenças subjacentes. 

Por outro lado, este problema também pode ser apresentado de maneira muito pontual depois do felino ingerir uma bebida ou comida com cheiro forte ou, quando restos de alimentos ficam presos nos seus dentes durante demasiado tempo

O que fazer se a boca do meu gato costuma cheirar a podre? 

Existem várias coisas que se podem fazer para tratar o mau hálito nos gatos, de forma a desenvolverem uma vida mais saudável ao mesmo tempo em que os donos se sentem mais confortáveis a brincar com eles e que podem deixar que aproximem as suas bocas. Neste sentido, podemos enumerar três coisas para fazeres se a boca do teu gato cheira a podre: 

1. Visitar o veterinário 

Esta é a primeira opção por um motivo muito importante, é que algumas doenças subjacentes podem ser as causas do mau hálito do gato. Se este é o caso, o melhor será detetar essa doença o quanto antes para evitar o seu agravamento.  

Deixar esta como última alternativa poderá significar um sofrimento prolongado do felino por motivo de doenças em certos órgãos. Contudo, também podem ser infeções menos graves diretamente relacionadas com problemas bucais

2. Melhorar a alimentação geral 

No caso de o veterinário não detetar nenhuma doença subjacente, poderá recorrer a um maior cuidado com a alimentação do gato. Isto implica muito mais do que prestar atenção à comida e, mais concretamente, baseia-se em três grandes aspetos: 

  • Comidas higiénicas: alguns alimentos para gatos foram especialmente pensados para favorecer a higiene durante a sua ingestão. Por exemplo, a ração seca com bolinhas de grande tamanho obriga o felino a mastigar muito mais a comida, o que se traduz num maior atrito que contribui para eliminar os resíduos anteriores. 
  • Assegurar que bebe água suficiente: este líquido ajuda na produção da saliva, que por sua vez, se encarrega de “combater” muitas das bactérias que se acumulam na boca dos gatos. De modo a fomentar uma boa hidratação pode-se complementar a dieta com uma ração húmida semanal e manter a sua tigela sempre limpa. 
  • Snacks especializados: alguns biscoitos estão pensados para combater o mau hálito nos gatos, incluindo ingredientes como a clorofila, uma substância que, além de ser aromática, reduz o mau cheiro. 

3. Fazer da higiene dental um hábito 

A limpeza dental dos gatos deverá ser realizada duas vezes por semana.  Além do mais, para isso há que utilizar produtos especialmente desenvolvidos para estes animais de estimação, evitando em todo o momento o uso da pasta de dentes para humanos, já que pode fazer-lhes mal.  

A maioria dos produtos para a limpeza dental dos felinos vêm em formatos de elixir bucal para gargarejar ou spray, enquanto que as escovas de dentes mais confortáveis para os gatos são as que se enrolam no dedo para que seja fácil colocá-las nas suas bocas. 

Um complemento indispensável para uma ótima higiene dental dos gatos é recorrer ao veterinário, que pode realizar limpezas periódicas mais profundas. 

Prevenir o mau hálito nos gatos 

Finalmente, e como resumo, a prevenção do mau hálito nos gatos pode ser feita mediante diversos passos e recomendações:  

  • Manter uma ótima alimentação e hidratação. 
  • Limpar os seus dentes no mínimo uma vez por semana. 
  • Utilizar erva para gatos (catnip), similar à hortelã ou à menta. 
  • Agendar limpezas periódicas especializadas com o veterinário. 
  • Visitar o veterinário com a frequência recomendada para detetar possíveis doenças subjacentes antes de que seja produzido o mau hálito no gato. 
  • Evitar que o felino ingira comidas (ou elementos) inadequados. 

De acordo com as regras gerais é possível evitar a produção, ou no pior dos casos, a intensificação de um hálito desagradável nestes animais cativantes. 


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Pastor australiano: Conselhos, cuidados e características

Cão-Lobo-Checoslovaco: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.