Cão-Lobo-Checoslovaco: Conselhos, cuidados e características

Nome Cão-lobo-checoslovaco
OrigemChecoslováquia
Esperança média de vida 13-16 anos
Cores Cinzento, cinza prata, cinza amarelado
Pelo Forte e reto
Tamanho Grande
Altura 65-75 cm
Peso 27-34 kg
Temperamento Forte, ativo, curioso, desconfiado
Necessidades Bom desenvolvimento mental e físico

Origem do Cão-Lobo-Checoslovaco 

Esta raça de cães é o resultado de uma experiência que tratou de cruzar o pastor alemão e lobos provenientes dos Cárpatos da Checoslováquia de 1955.  

Deste cruzamento surgiram cães que por sua vez poderiam reproduzir-se entre si, dando lugar ao cão checoslovaco que conhecemos na atualidade e que, desde 1982, foi reconhecido como uma raça de cão na já extinta República de Checoslováquia. 

Tipos de Cão-Lobo-Checoslovaco  

Se outras raças de cães contam com variações em função da cor ou do tipo de pelo, o cã-lobo-checoslovaco é uma raça única que possui semelhanças tanto do pastor alemão como dos lobos. 

Por isso, o pastor checoslovaco dispõe de uma cabeça similar à do lobo, um corpo alto e forte e patas compridas. Além do mais, a seu pelo é denso e de cor cinzenta, que pode ir de cinza-amarelado ao cinza prata. Contudo, este cão pode chegar a alcançar os 65 centímetros de altura e o seu peso mínimo é de 20 quilogramas.

O cachorro do Cão-Lobo-Checoslovaco 

Há que ter em conta que, devido à sua linhagem, o cão checoslovaco caracteriza-se desde a sua etapa de cachorro por ser inteligente, ativo e curioso, embora ele também seja tímido, desconfiado e protetor. Por isso, é importante que desde cachorro o cão-lobo-checoslovaco aprenda a socializar.  

Conta, além do mais, com um ouvido e um olfato mais desenvolvidos do que outras raças de cães, de modo que um bom treino servirá para explorar o seu potencial. 


Carácter do Pastor Checoslovaco 

Além de ser enérgico e rápido, algo que também caracteriza o cão lobo checoslovaco é a sua lealdade. Contudo, como descendente do lobo mantém o seu instinto que exige uma educação paciente e firme

É habitual que demonstre apego exclusivamente ao seu dono, a quem reconhece como sendo o líder da sua manada. Tendo em conta que é capaz de se mostrar com medo dos desconhecidos, não é um cão recomendado nem para principiantes nem para conviver com crianças e outros animais. 

Saúde do Cão-Lobo-Checoslovaco 

O pastor checoslovaco pode chegar as sofrer patologias comuns do pastor alemão, como é o caso da displasia da anca

Ao ser um problema de nascença que pode provocar uma má articulação, a displasia da anca pode causar dor, claudicação e inclusive artrose, fazendo com que em determinadas ocasiões seja necessária uma intervenção cirúrgica.  De igual forma, os sintomas da displasia da anca também podem melhorar com uma série de exercícios. 

Cuidados típicos da raça de Cão-Lobo-Checoslovaco 

Pelo 

É recomendável escovar a sua pelagem pelo menos duas vezes por semana, especialmente no verão. Contudo, esta escovagem deveria ser diária no inverno. 

Pele 

Quando necessário, convém dar banho no cão checoslovaco. Quer dizer, de forma ocasional

Outros 

Também é importante exercitar diariamente o pastor checoslovaco tendo em conta o seu nível de energia, além de recorrer ao veterinário regularmente para fazer os check-ups necessários e continuar a fazer a vacinação e desparasitação.

Alimentação do Cão Checoslovaco 

Como acontece no caso de outras raças de cães, a alimentação tem que ir de acordo com as necessidades nutricionais que apresente o animal em cada etapa da sua vida

Cão-Checoslovaco Cachorro 

Depois do desmame, o cão bebé lobo checoslovaco deverá começar a comer ração formulada especificamente para cachorros para que cresça adequadamente. E no que diz respeito às suas porções, convém serem distribuídas em quatro tomas diárias

Cão Checoslovaco Adulto 

Dada a sua predisposição para sofrer displasia da anca, é recomendável oferecer-lhe uma ração que cuide das suas articulações. Podes optar por uma que incorpore condroprotetores na sua composição ou adicionar estes à sua dieta na forma de suplemento. Na Tiendanimal encontrarás os melhores condroprotetores para cães, com as marcas como Cosequin, Condrovet o Medicalpet, que ajudarão a manter saudáveis as articulações do teu peludo. 

Cão-Checoslovaco Sénior 

É habitual que, durante esta etapa, o animal tenda ao sedentarismo. De modo que a ração específica para cães sénior que administrares deve conter uma proporção equilibrada de calorias para evitar o sobrepeso, que em última instancia também tem repercussões negativas na displasia da anca anteriormente citada. 


O Que ter em conta para adotar um Pastor Checoslovaco?  

Una vez que já conheceste em profundidade as suas impressionantes características físicas, além do seu delicado carácter e dos cuidados que necessita para evitar o sobrepeso e tratar da sua propensão para a displasia da anca, seguramente já planeaste adotar um cão-lobo-checoslovaco e poderás dar uma segunda oportunidade um cãozinho. 


Com tudo isto, recorda-te que na Tiendanimal dispomos de todos os produtos e acessórios que necessitas para cuidar do teu pastor checoslovaco como ele merece. 


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

O mau hálito do meu gato: causas e soluções

O que é o Black Friday?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.