Receitas de comida para cães: Como evitar o excesso de peso no seu animal de estimação?

,

Neste artigo vamos explicar tudo o que precisa saber sobre obesidade nos cães, as consequências para a saúde e recomendamos duas
receitas de comida para cães com alguns quilinhos a mais.

É importante saber como detetar se o nosso peludinho ganhou alguns quilos extras e quais os motivos que levaram a essa situação. Se não sabe qual é o peso ideal do seu animal de estimação, é aconselhável ir ao veterinário, para que, além de pesar o seu cão, avalie o seu estado de saúde e determine se está acima do peso ou não.

Causas do ganho de peso no meu animal de estimação

Existem várias razões pelas quais os cães excedem o seu peso ideal, sendo as mais comuns:

Falta de atividade física

A nossa falta de tempo ou o nosso cão ser preguiçoso pode levar à falta de atividade, o que é sem dúvida negativo para a saúde dos animais.

Sobrealimentação

Dar-lhe comida do seu almoço ou jantar quando o cão usa o truque dos olhos de cordeiro é um dos erros mais comuns que levam ao excesso de peso do animal de estimação.

– Outros fatores que podem contar para o ganho de peso são por exemplo a esterilização, a genética ou a idade.

Quais são as consequências do excesso de peso no meu cão?

O excesso de peso não é apenas evidente no aspeto físico do nosso peludo, mas também no seu bem-estar. Na verdade, um cão com quilos a mais pode tornar-se pouco enérgico e mal-humorado.

Além disso, os cães com excesso de peso são mais propensos a sofrer de diabetes, problemas respiratórios, nas articulações ou doenças de pele. A acrescentar a esta ideia, algumas raças também podem sofrer de problemas gástricos ou de fígado devido à acumulação de gordura.

Receitas de alimentação para cães com excesso de peso

Não se esqueça que fornecer uma dieta equilibrada e nutritiva é responsabilidade do cuidador. Para ajudar o seu animal de estimação a combater o excesso de peso, experimente distribuir a mesma quantidade em 5 refeições por dia, desta forma vai acelerar o seu metabolismo.

Mas quanto deve comer?

Antes de iniciar uma dieta, deve consultar o seu veterinário para que o oriente com as quantidades, mas para que tenha uma ideia, precisará comer entre 1’5 e 3% do seu peso. Ou seja, um cão de 35 quilos deve comer entre 525 e 1050 gramas por dia. Pergunte a um profissional a quantia certa para o seu cão.

Receitas de comidas para cães: Batatas com pescada

Para fazer esta receita completa e muito nutritiva só é necessário cortar as batatas em fatias e depois colocá-las no forno com um pouco de água. Para além disso, adicione outros vegetais como cenoura, abobrinha e ervilhas para torná-la mais completa.

Cerca de 20 minutos antes de terminar a cozedura das batatas, colocamos sobre estas os filetes de pescada sem pele e já está!

Receitas de comidas para cães: Frango com arroz cozido

Fácil e rápido, deverá cozinhar o frango e o arroz. Também pode adicionar alguns outros vegetais, como cenouras ou espargos.

Além disso, se o seu cão está habituado pode complementar o prato com um osso de tamanho adequado para ele. Mas lembre-se que sempre cru, porque cozinhados eles enfraquecem e podem fragmentar-se e tornarem-se um alimento muito perigoso para o seu animal de estimação.

Dieta e exercício, a combinação perfeita para o excesso de peso do seu cão

Além de uma dieta de baixas calorias, é importante que o seu cão tenha um ritmo de vida ativo. Para atingir este objetivo, terá de brincar com ele para que corra e se mova o máximo que puder.

Aqui ficam algumas recomendações

– Prolongue o tempo de passeio com o seu cão

– Lance um frisbee ou uma bola para que corra atrás dela

– Patos aquáticos! Se puder, deixe o seu cão nadar numa piscina, rio ou praia habilitadas para os nossos animais de estimação. Acredite que é um exercício muito completo que vai ajudá-lo a perder peso.

Para finalizar saiba que estas receitas saudáveis de comida para cães , acompanhadas por atividade física adequada, vão fazer com que o seu animal de estimação volte a estar em forma num instante.

« Anterior

O que é a dieta BARF?

Quanto tempo vive um gato?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.