Quanto tempo vive um gato?

, ,

Alguma vez já se perguntou quanto tempo vive um gato? De fato, a esperança de vida de um animal é um aspeto importante quando queremos adotar ou levar um novo companheiro para casa.

Sem dúvida, se deseja ter uma ideia de quantas velinhas poderá apagar o seu companheiro gato, neste artigo explicamos qual é a esperança média de vida de um gato e quais as raças mais comuns. Também os fatores que podem encurtar ou aumentar a existência destes animais e algumas recomendações para que o seu animal de estimação viva muitos anos.

Fatores que determinam a longevidade de um gato

Com efeito, os gatos domésticos podem viver muito tempo, esta é uma grande notícia para quem tem um felino em casa! Assim sendo, a esperança média de vida geralmente é de uns 15 anos e é comum casos de animais de estimação que chegam a viver 20 anos ou mais.

No entanto, muitos são os fatores que determinam quanto vive um gato, por exemplo:

  • Alimentação: De fato, oferecer uma dieta completa e equilibrada é primordial para alargar a vida do nosso animal de estimação, assim como evitar aqueles alimentos que podem causar-lhes danos no sistema digestivo.
  • Estilo de vida: Sem dúvida, brincar com o seu animal de estimação e facilitar-lhe o exercício físico é essencial para reduzir o risco de doenças e o excesso de peso.
  • Raça: Algumas raças de gato têm uma esperança de vida maior do que outras. Mais à frente vamos explicar este aspecto em detalhe.
  • Condições de saúde: Levar o gato ao veterinário de forma periódica ajudará a detetar problemas de saúde a tempo, assim como a manter o boletim de vacinas em dia.

Com efeito, acredita-se que as fêmeas vivem 4 ou cinco anos mais que os gatos machos e que a esterilização incrementa a esperança de vida, já que se reduzem os riscos de cancro nos testículos, uterino ou nos ovários.

Qual a esperança de vida das raças de gatos mais comuns?

Se bem que é impossível saber ao certo quanto tempo viverá um gato, existem raças que frequentemente vivem mais que outras.

Para que tenhas uma ideia e percebas mais claramente quanto tempo vive um gato segundo a sua raça, de seguida, mencionamos as mais comuns:

Gato persa

O gato persa é um gato tranquilo, pacífico e muito carinhoso, talvez seja o seu segredo para viver mais tempo, na medida em que tem uma esperança média de vida entre 12 e 15 anos. Por isso, sabe-se de muitos exemplares desta raça que acompanharam os seus donos por 18 anos ou mais.

Gato siamês

Esta raça carateriza-se por ser carinhosa, extrovertida e com grande caráter. Com muito amor e bons cuidados, o gato siamês pode chegar a viver 20 anos ou mais.

Gato de angora

O gato de angora é sociável, afetuoso e muito brincalhão, para além de que tem uma esperança de vida grande, entre os 12 e os 16 anos.

Gato europeo de pêlo curto

Esta raça é muito ativa, dinâmica e gosta de brincar, em interação com as crianças e adultos. Em média, chega a viver entre 14 e 20 anos.

Gato somali

O gato somali é inteligente, extrovertido e muito sociável. Estes animais de estimação gostam de brincar com água, correr e saltar. Tem uma esperança de vida entre 10 e 15 anos.

Gato abissínio

Devido às semelhanças, o gato abissínio considera-se a versão de pele curto do somali. É ativo, curioso e muito inteligente. Em média, tem uma esperança de vida entre 9 e 13 anos.

O gato mais velho do mundo

Nas páginas do livro do Record Guinness está registado o nome do gato mais velho do mundo. Chama-se Creme Puff e é um gato doméstico de pelo curto que vive há 38 anos e 3 dias. A resposta à pergunta quanto tempo vive um gato depende principalmente dos cuidados, da boa alimentação e do afeto que recebe durante a sua vida.

« Anterior

Receitas de comida para cães: Como evitar o excesso de peso no seu animal de estimação?

Ideal para pessoas alérgicas: cães que não soltam pêlo

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.