Características do serval, como são estes felinos?

, ,

É apaixonado por todos os felinos? É amante de leopardos e chitas? Neste artigo explicamos as características do serval, muito semelhante a felinos de grande porte. Conheça a sua origem, curiosidades e muita informação interessante sobre este belo animal.

O serval, também conhecido como gato selvagem africano, é um animal de tamanho médio e aspeto delgado. Tem uma pelagem negra e alaranjada espetacular que lembra o leopardo e lhe serve de camuflagem.

Características do serval

É um mamífero de peso médio. É provável que uma fêmea pese entre 9 e 12 quilos e um macho até 18 quilos.

Umas das principais características do serval são as suas patas finas e alongadas, que lhes permitem atingir altas velocidades e torná-lo num excelente caçador. Por este motivo, é conhecido por ser o felino mais rápido do planeta depois da chita.

Acima de tudo, possui uma audição excelente, graças às suas orelhas enormes, para além de ser muito bom nadador.

Alimenta-se de pequenos animais, principalmente roedores, lebres, aves, insetos e pequenos répteis e tem uma esperança de vida de 10 anos em liberdade, enquanto em cativeiro pode alcançar os 20 anos.

Onde vivem os servais?

Os servais são originários de África e podemos encontrá-los nas savanas, zona de matagal e selvas. Gostam de se instalar perto de lagoas ou charcos para nadar e caçar peixes, caranguejos e anfíbios.

Infelizmente, o serval é considerado uma espécie ameaçada devido à caça indiscriminada. Em países como a África do Sul já se extinguiu completamente, enquanto noutros como a Argélia, Marrocos ou o Quénia, é um animal protegido por lei.

Saiba que em muitos zoológicos do mundo podemos encontrar exemplares de serval em cativeiro. No entanto, para que um jardim zoológico acomode um ou mais gatos selvagens africanos, é necessário dispor de autorizações especiais e satisfazer requisitos para garantir um bom ambiente, como por exemplo, uma alimentação baseada em carne crua, ossos e suplementos nutricionais.

Também é necessário que sejam colocados num local amplo, o mais parecido ao seu habitat natural e com espaços para se esconderem, uma vez que os servais tendem a ser tímidos e podem sentir-se ameaçados pelos visitantes do jardim zoológico.

Um charco ou lagoa também é indispensável, porque, como outros felinos, estes animais adoram nadar e brincar na água.

Pode cruzar-se um serval com um gato doméstico?

O serval é um animal selvagem, solitário e muito territorial. Pode dizer-se que partilha certos comportamentos com os gatos, como a brincadeira, porque ambos adoram divertir-se, saltar e correr com as suas presas antes de comer.

No entanto, o gato e o serval pertencem a espécies muito diferentes e entre os principais problemas que o cruzamento poderia produzir é o facto de o serval não poder ser domesticado.

O risco de o animal ferir ou intimidar outros gatos, o seu dono ou outras pessoas é muito elevado, não só pelo seu tamanho, mas também pela sua força.

No entanto, na década de 1980, surgiu uma raça de gato doméstico a partir do cruzamento entre o serval africano e o gato siamês. Saiba que esta raça é conhecida como Savannah e destaca-se pelo seu tamanho grande, caráter altamente ativo e instinto de caça.

Em conclusão, o serval é um gato selvagem originário de África, com uma pelagem espetacular e um aspeto similar às chitas. É rápido, ágil, para além de ser muito bom nadador. Embora as características do serval possam ser semelhantes às de um gato doméstico, o cruzamento não é possível principalmente porque este bonito felino não pode ser domesticado.

« Anterior

Como treinar o seu cão? Primeiros passos

Gatos com Síndrome de Down, mito ou realidade?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.