Gatos com Síndrome de Down, mito ou realidade?

, ,

Tem um gatinho em casa? Já deve ter ouvido falar de Grumpy Cat, Monty ou Maya, três animais de estimação influenciadores que se tornaram famosos nas redes sociais pela sua aparência física peculiar de gatos com síndrome de Down.

No entanto, no caso de Grumpy Cat, que morreu em 2019 aos sete anos, apenas se tratava de um problema de nanismo; enquanto Monty ou Maya têm características diferentes devido aos seus olhos separados e à ausência de uma ponte nasal.

Mas esta é uma anomalia genética que não tem nada a ver com a síndrome de Down. Na verdade, este é um dos mitos mais difundidos sobre gatos e neste artigo explicamos porquê.

Existem gatos com síndrome de Down?

A resposta é não, principalmente porque a síndrome de Down é uma anomalia genética que afeta apenas humanos e primatas.

E porquê? Lembre-se que os humanos possuem 23 pares de cromossomas e a síndrome de Down ocorre quando se produz uma trissomia, ou seja, um cromossoma adicional no par 21.

Os gatinhos têm uma distribuição genética completamente diferente dos humanos, já que apenas 38 cromossomas agrupados em 19 pares, o que impossibilita que sofram desta alteração.

Por outras palavras, os gatos não têm cromossomas suficientes para produzir o que é cientificamente conhecido como síndrome de Down.

O meu gato é diferente, a que se deve?

Nos humanos, a Síndrome de Down pode causar atrasos de crescimento e características físicas tais como olhos separados, nariz plano, língua inchada ou mãos curtas.

Muitas pessoas acreditam que o seu gato sofre desta anomalia genética devido à sua aparência física, comportamento, falta de equilíbrio ou imaturidade. No entanto, trata-se de peculiaridades que podem aparecer por outras razões ou patologias, como por exemplo a consanguinidade, que pode causar anomalias físicas e mentais nos gatos; desnutrição, ou mesmo fazer parte do caráter do animal de estimação.

Existem outras doenças que podem ser diagnosticadas em gatos e têm características semelhantes à síndrome de Down. A saber:

Hipoplasia cerebral: uma desordem do desenvolvimento neurológico onde os jovens nascem com o cerebelo imaturo.

Síndrome de Klinefelter: uma anomalia cromossómica na qual o gato macho nasce com três cromossomas sexuais (XXY) e por isso é estéril.

Polineuropatia distal: produz diminuição ou ausência de reflexos e função muscular, fraqueza ou paralisia.

Disautonomia felina: doença degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Autónomo, tanto com sintomas oculares como digestivos.

Só porque o seu gatinho tem traços diferentes e comportamento “estranho” não significa que tenha síndrome de Down. 

Gatos famosos com “Síndrome de Down”

Gatinhos como Monty ou Maya, que se tornaram verdadeiras estrelas das redes sociais e acumulam milhões de seguidores no Instagram ou Facebook, chamam a atenção pela sua curiosa aparência física. No entanto, em termos de comportamento, estes felinos levam uma vida semelhante ao resto dos gatos.

Os seus donos aproveitaram as peculiaridades físicas e o caráter próprio destes animais de estimação para iniciar campanhas de angariação de fundos e consciencializar sobre as patologias e doenças genéticas dos gatos, publicar livros e até linhas de roupa e acessórios para animais.

Assim sendo, já sabe que estes pequenos animais não padecem de síndrome de Down, mas sim outras patologias que os tornam diferentes.

Em conclusão, a estrutura cromossómica diferente dos gatos significa que não podem ter o mesmo tipo de alterações que os humanos. Assim, os gatos com síndrome de Down não existem. Se notar algum comportamento estranho no seu animal de estimação, o melhor que pode fazer é levá-lo ao veterinário. Desta forma, será realizado um diagnóstico completo mediante testes genéticos, exames de sangue ou raios-X. Saiba que se necessário pode consultar uma segunda opinião.

« Anterior

Características do serval, como são estes felinos?

O que é a dieta BARF?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.