Como treinar o seu cão? Primeiros passos

,

Já alguma vez se perguntou como treinar o seu cão? Aqui vamos ajudar com alguns conselhos para começar a fazê-lo em casa. Deverá ser muito consistente para que o cão aprenda de forma correta. Esteja bem atento!

O que deve fazer para treinar o seu cão

De modo a conhecer exatamente o que fazer para treinar o seu cão da melhor forma é necessário saber primeiro o que não deve fazer nunca.

  • Assim sendo, não se irrite nem grite com o seu cão: não é efetivo nem admissível, um treinador de cães não o permitirá nunca.
  • Tenha paciência: Muita paciência. a saber, as coisas não se conseguem sem esforço, mas valerá a pena.
  • Não utilize coleiras sufocantes: Com efeito, não são necessárias e o castigo não é uma boa opção para o ensino.
  • Chame o cão sempre pelo seu nome: De fato, dirigir-se a ele sempre da mesma maneira vai facilitar a aprendizagem. Por isso, primeiro o nome, depois a ordem.

Antes de começar a treinar

Sem dúvida, antes de começar a pensar no treino em si, deverá fazer algumas coisas essenciais para aprender a controlar um cão. Primeiro que tudo, saiba que não basta fazê-lo num só dia. Por isso, é necessário trabalhar com o animal de estimação umas três ou quatro vezes por semana se quer ver resultados.

Já sabe que os cães têm muita energia e em certas circunstâncias a distração vai ser inevitável. Por isso, o melhor é que comece a treiná-lo depois de ter dado um bom passeio, quando tiver brincado ou feito as suas necessidades.

Antes de tudo, escolha um sítio tranquilo e sem distrações para nenhum dos dois. E não se esqueça dos prémios para quando o cão fizer os exercícios bem. E se não os fizer? Não se preocupe, simplesmente volte a começar. Mas recorde-se, o melhor é que trabalhe com ele mais de meia hora.

O que deve ensinar ao seu cão

Em suma, agora que já temos tudo pronto, é o momento de falar dos exercícios básicos para o seu cão.

  • Reconhecer o seu nome. Sem dúvida, a mais básica e importante: deve saber como se dirigir ao seu cão. Diga o seu nome energicamente e quando ele olhar, mantendo a atenção em si, pode dar-lhe a recompensa. Repita esta ação até que ele a identifique.
  • Responder à sua chamada: A mais simples de todas. Segure um prémio, diga o seu nome e depois a ordem “Vem” ou “Aqui”. Quando ele obedecer dê-lhe um prémio.
  • Sentar-se: Coloque-se de frente para o seu cão com um prémio na mão. Aproxime a sua mão – fechada – com a recompensa junto ao nariz ao mesmo tempo e diga a ordem “senta-te” ou “sit”. De maneira instintiva, ele vai sentar-se. Se não o fizer por si próprio, pode ajudá-lo com a outra mão pressionando a parte traseira. Quando o cão obedecer e se mantiver sentado uns segundos, pode felicitá-lo e dar-lhe o prémio.
  • Deitar-se: Para que aprenda a deitar-se, primeiro deverá sentar-se. Quando o faça mostre-lhe um prémio ou um doce, mas antes de o dar, tente com a recompensa que se deite por completo. Para que o faça dê-lhe a ordem “Deita-te” ou “Échate”. Ofereça-lhe um prémio quando o fizer por uns segundos.
  • Passear ao seu lado: É o mais complicado. Leve o seu cão com uma trela curta e procure que caminhe ao seu lado. Casa vez que ele se desviar mude de rumo completamente, isso fará com que ele se desoriente e comece a prestar atenção apenas à sua pessoa.

Como pode verificar, a mecânica para treinar um cão é simples, mas requer muito esforço e tempo. Se considerar muito complicado fazê-lo, o melhor é que recorra a um treinador de cães profissional.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Características do porquinho-da-índia, o que sabe sobre eles?

Características do serval, como são estes felinos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.