Características do porquinho-da-índia, o que sabe sobre eles?

O porquinho-da-índia é um dos animais de estimação mais afetuosos, sociáveis e divertidos que podemos ter. Apesar de pareça tímido ao princípio, com um pouco de confiança vai conquistar o seu coração e o de toda a família. Neste artigo partilhamos algumas características do porquinho-da-índia. Além disso, explicamos que tipos existem, aspetos da sua dieta, caráter, guinchos e muito mais.

Características do porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia fazem parte da família dos roedores e são originários da América do Sul. São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se unicamente de vegetais, por isso devemos oferecer-lhes uma dieta completa rica em fibras para atender às suas necessidades nutricionais.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.

Como fato curioso, o porquinho-da-índia gosta de viver em grupo, por isso recomendamos tê-los pelo menos como casal para que sejam mais felizes.

Quanto ao caráter, são animais de estimação convidativos, porque são muito sociáveis e nada agressivos.

Como comunica?

Se ouvir o seu porquinho-da-índia gritar com frequência, não se preocupe, por certo são estes pequenos animais a fazer os sons ou ruídos peculiares, comuns quando se sentem felizes, com raiva, assustados ou simplesmente se estiverem com fome.

Com o tempo, será capaz de aprender a reconhecer os gritos do seu porquinho-da-índia, portanto vai ser cada vez mais fácil saber cuidar e responder às suas necessidades.

O porquinho-da-índia é um animal em que é fácil de compreender, porque são muito persistentes e até conseguirem o que querem, não vão parar de emitir sons ou chamar a atenção.

Que gaiola devo comprar?

Os porquinhos-da-índia adoram correr, mover-se e brincar, por isso a gaiola deve ser o maior possível para que possam mexer-se livremente. Também é aconselhável tirá-lo um pouco para correr pela casa e relacionar-se com toda a família.

Coloque a gaiola num local longe das correntes de ar, porque estes animais são muito sensíveis ao frio. Proporcione-lhes também uma casinha onde possam dormir e esconder-se, um alimentador e um bebedor.

Não se esqueça dos brinquedos e de uma roda ou bola de exercício para evitar o excesso de peso; bem como pedaços de madeira para roer e desgastar os dentes. Por fim, coloque um fundo vegetal ou de aparas de madeira e lembre-se de o mudar periodicamente para evitar odores.

Tipos de porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia podem ser de diferentes tipos e estes, por sua vez, estão divididos em espécies diferentes. Por exemplo, dependendo do comprimento da pelagem, os porquinhos-da-índia podem ser de pêlo curto, comprido, encaracolado ou sem pêlos.

Quanto à cor da pelagem um porquinho-da-índia pode ser unicolor, bicolor, tricolor ou tipo holandesa, himalaia ou dálmata, mas seja como for vai sempre dar nas vistas.

Concursos de beleza

Quer ter o porquinho-da-índia mais bonito do mundo? Estes ternos roedores requerem cuidados básicos, por isso, com um pouco de higiene e muito amor, pode até inscrevê-lo num concurso de beleza.

Acredite ou não, os concursos de beleza para porquinhos-da-índia são realizados em várias cidades do mundo, onde cerca de 200 animais de estimação competem e o vencedor é o mais bonito, saudável e divertido.

Em conclusão, o porquinho-da-índia ou cobaia é um animal sociável, carinhoso e muito inteligente, tornando-o o animal de estimação ideal para as crianças. Para mantê-lo feliz e saudável, apenas é necessário aplicar certos cuidados e fornecer uma dieta completa e rica em fibras.

Lembre-se de lhe proporcionar uma gaiola grande e confortável, bem como limpar-lhe as orelhas, cortar-lhe as unhas e escová-lo, especialmente se tiver um porquinho-da-índia de pêlo comprido.

« Anterior

Cuidados de um porquinho-da-índia

Como treinar o seu cão? Primeiros passos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.