Raças de porquinhos-da-índia

Existem 13 raças reconhecidas de cobaias ou porquinhos-da-índia, ainda que a grande maioria são cruzamentos de duas raças de cobaias ou descendentes mestiços. Não por isso deixam de ser lindas e umas adoráveis companheiras.

As raças diferenciam-se principalmente pelo tipo e cor de pelo, apesar de também existirem algumas diferenças genéticas entre elas. A principal categorização é entre as seguintes:

  • “self”. Toda a sua pelagem é curta e suave e de uma só cor. Há muitas cores para escolher: dourado (com olhos vermelhos ou escuros), vermelho, lilás, bege, amarelo pálido (saffron), cor de creme escuro (buff), preto, branco, creme, chocolate.
  • Não “self”. São as cobaias que têm mais de uma cor ou cujo pelo é longo ou áspero. Podem ser encontradas em qualquer um dos tons self mencionados sozinhos ou combinados.

Raças de cobaias mais conhecidas

  • Coroado: têm um redemoinho, também chamado roseta ou coroa no meio da testa. No tipo inglês a coroa é da mesma cor que o resto do pelo, mas no americano, é de cor branca e não pode ter nenhuma outra mancha branca no seu corpo. Em ambos o pelo do corpo pode ser de diferentes cores e é curto e sedoso.
  • Abissínio: o seu pelo é áspero e semi-longo, com grandes redemoinhos (rosetas) distribuídos em diferentes partes do corpo. Têm um aspecto despenteado, pois os redemoinhos fazem com que o seu pelo se acomode em diferentes direções ou fiquem eretos. A quantidade de rosetas varia, mas são exigidas pelo menos oito para participar de exposições.
  • Abissínio acetinado: esta raça de porquinhos-da-índia é igual que a anterior, mas o seu pelo tem um brilho acetinado. Quando caminham, o seu manto reluz como se tivesse faíscas.
  • Rex: têm o pelo curto e enrolado. É muito similar ao Americano tipo teddy, apesar de serem geneticamente diferentes.
  • Americano ou inglês: é a raça de porquinhos-da-índia mais difundida e também a primeira reconhecida. O seu pelo é curto e brilhante e pode ser de diferentes cores. Há uma variedade acetinada, com uma pelagem fina, densa e suave, com brilho acetinado e de tato muito sedoso.
  • Coronet: é a raça de cobaias de pelo longo com uma única roseta na cabeça.
  • Peruano: esta foi a primeira raça de pelo longo em ser reconhecida. Tem o pelo muito longo, denso, que cresce até 30 cm de largura e se arrasta pelo chão. O pelo da cabeça cresce para frente cobrindo-lhe o rosto completamente. Olhando-os de cima parece uma cabeça de mulher com longa cabeleira. Esses porquinhos-da-índia não são recomendados como animais de estimação, pois requerem muito tempo e trabalho de pentear se queres mantê-los com o seu pelo longo e sedoso. Há também uma variedade acetinada.
  • Silkie ou Sheltie: originalmente conhecido como angorá, o seu pelo é longo, mas não tem a mecha que cobre o rosto. O pelo cresce para trás da testa, como um cabelo, e não têm linha no meio sobre o seu lombo como o peruano. O seu pelo também é mais suave, fino e tende a ser mais brilhante. Como no anterior, requer muito cuidado e o seu pelo deve ser atado para mantê-lo limpo e desembaraçado.
  • Texel: é uma raça de cobaias de pelo longo, grosso e brilhante, como o sheltie, mas com caracóis em todo o seu corpo, até no abdómen. O corpo é curto e compacto e a cabeça, curta e arredondada. O seu bigode também é encaracolado. É uma das pelagens mais difíceis de manter em bom estado.
  • Teddy: tem pelo curto, denso e encaracolado, o que faz com que fique parado e tenha um aspecto de urso de pelúcia. Se apertares o pelo, ele deve voltar logo depois à sua posição original. Há uma variedade acetinada igual à anterior, mas com um brilho acetinado no pelo.

Variedades de cores nas raças de cobaias:

  • self, de uma só cor.
  • Dutch (holandês): são de uma cor, com uma franja na metade anterior do corpo e a cara branca.
  • Brindle: têm pelo de duas cores distribuídas uniformemente em todo o corpo.
  • Tortoiseshell (carapaça de tartaruga): retalhos retangulares de cor preta e vermelha (também branca na variedade com essa cor) bem definidos, de tamanho similar e distribuídos uniformemente no corpo.
  • Roan: apresentam pelos de uma ou duas cores escuros e misturados uniformemente com outros brancos.
  • Agouti: cada pelo tem faixas de cor clara e escura alternadas. Isso lhe dá um aspecto mais parecido ao dos porquinhos-da-índia selvagens da América Latina.
  • Albino: pelo totalmente branco com olhos rosados.
  • Dálmata: pelo branco com manchas pretas.
  • Himalaya: pelo claro com nariz, orelha e patas mais escuras. Os olhos são vermelhos.

Existem duas variedades de raças de cobaias quase sem pelo; a Baldwin, que pode nascer com um pouco de pelo no corpo, mas o perde totalmente ao crescer, e o Skinny, que pode ter um pouco de pelo na cara e nas patas e uma fina capa de pelo noutras partes do corpo. Essas raças de porquinhos-da-índia são muito sensíveis às mudanças de temperatura e ao sol, por isso exigem cuidados especiais. Também tendem a comer mais para poder manter a sua temperatura corporal.

 

« Anterior

Quantas vezes ao dia devo alimentar os meus peixes?

Como instalar plantas naturais dentro do meu aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.