Cuidados de um porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são simpáticos roedores que, mesmo que no princípio sejam tímidos e assustadiços, quando se sentem confiados são muito sociáveis e carinhosos. Os cuidados de um porquinho-da-índia são muito simples. É um animal de hábitos diurnos, portanto poderás interagir com ele a maior parte do dia. Na natureza vivem em grupos, portanto recomendamos que vivam, pelo menos, um casal para que se façam companhia e sejam mais felizes.

Cuidados com um porquinho-da-índia como animal de estimação

O porquinho-da-índia é um animal fácil de cuidar, mas devemos conhecer bem as suas necessidades para ter a certeza de oferecer tudo o que requer para manter-se saudável e feliz.

Alojamento

A gaiola do teu porquinho-da-índia deve ser o maior possível; quanto maior for espaço, melhor. O ideal é ter, pelo menos, 120 x 60 x 45 cm para estar confortável. Se convivem vários porquinhos-da-índia, deverás proporcionar um espaço maior ainda.

No interior da gaiola deve ter uma casinha para dormir e esconder-se à vontade, um comedouro e um bebedouro. Além do mais, também é recomendável ter algum brinquedo para se divertir e madeiras para roer e desgastar os seus dentes. Os porquinhos-da-índia são bastante sensíveis ao frio, por tanto deves colocar a gaiola em um lugar da casa sem correntes de ar e sempre no interior, com uma temperatura entre os 18º e os 24º; tampouco deve dar o sol direto.

O leito também é importante. Os melhores são os vegetais ou os de lascas já que, além de serem os mais higiênicos, praticamente não levantam pó. Evita utilizar palha. Troca o leito quando estiver sujo ou cheire mal, e limpa a gaiola completamente uma vez por semana.

O ideal é que, mesmo que tiver a sua gaiola, o porquinho-da-índia possa sair um tempinho todos os dias para correr pela casa, brincar e se relacionar contigo. O exercício e a estimulação também são muito importantes para ele, pois é um animal propenso ao excesso de peso.

Higiene

Entre os cuidados de um porquinho-da-índia também se encontram a limpeza de ouvidos, o corte de unhas e a escovagem do pelo, especialmente os que pelo comprido.

Também podemos dar banho, mas não deve ser feito com muita frequência, e sim apenas quando for necessário para não danificar a sua pelagem. Utiliza um champô especial para roedores e não molhes nem as orelhas nem os olhos. Depois do banho, seca muito bem o teu porquinho-da-índia com uma toalha (nunca com o secador) para não apanhar frio.

Alimentação

A alimentação é uma parte fundamental dos cuidados de um porquinho-da-índia.

Os porquinhos-da-índia são herbívoros e precisam de uma dieta completa e rica em fibras para satisfazer todas as suas necessidades nutricionais. O ideal é combinar uma ração de alta qualidade com o feno e os vegetais. Oferece uma porção de ração todos os dias junto com as diferentes verduras e uma boa quantidade de feno sempre à sua disposição. A fruta é melhor oferecê-la como prémio pelo seu alto conteúdo de açúcar. E, evidentemente, água fresca e limpa cada dia.

Uma boa proporção pode ser: 70% feno, 20% folhas frescas, 5% verduras e frutas e 5% ração.

Esta espécie de roedores requer um aporte extra de vitamina C na sua dieta para estar saudável, já que o seu corpo não é capaz de produzir esta vitamina de forma natural. Os alimentos específicos para os porquinhos-da-índia já vêm preparados para suprir esta carências, mas, além do mais, podes proporcioná-la tu através de alimentos ricos em Vit C (como os pimentos, os tomates e os espinafres) ou mediante suplementos.

De vez em quando, podes adiciona alguma guloseima ou snack para o teu porquinho-da-índia, como as barritas de cereais e sementes.

Amplia a informação sobre a alimentação dos porquinhos-da-índia aqui.

O que preciso para os cuidados de um porquinho-da-índia?

Se estás a pensar em adotar um porquinho-da-índia e não sabes muito bem o que precisas comprar; estes são alguns dos acessórios e complementos que podes preparar antes da sua chegada:

  • Gaiola
  • Ração para porquinhos-da-índia
  • Feno
  • Alfafa
  • Leito
  • Bebedouro, comedouro e porta-feno
  • Plataforma de esquina
  • Brinquedos
  • Snacks
  • Casinha para dormir
  • Madeira para os dentes
  • Set de higiene: escova, corta-unhas e champô

Com isso tudo, e conhecendo os cuidados de um porquinho-da-índia, já tens tudo o necessário para receber o teu novo animal de estimação!

« Anterior

Como elaborar um champô caseiro para cães

Características do porquinho-da-índia, o que sabe sobre eles?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.