Posso dar banho no meu porquinho-da-índia?

Os porquinhos-da-índia são uns simpáticos roedores que resultam cada vez mais comuns e populares como animais de estimação. No início podem ser algo desconfiados, tímidos e assustadiços, mas em pouco tempo verás que são uns animais muito sociáveis e que adoram o contato humano. Cada vez são mais comuns como animais de companhia e uma das perguntas mais frequentes é se posso dar banho no meu porquinho-da-índia. Neste artigo aprenderás tudo o necessário para cuidar deles e manter a sua higiene em perfeito estado.

Podemos dar banho nos porquinho-da-índia?

Há uma grande variedade de raças diferentes que costumam classificar-se segundo a sua cor e o seu tipo de pelagem, que pode ser longa, curta, suave ou áspera. A pelagem é uma das caraterísticas mais chamativas destes animais e deves ter em conta o seu cuidado. Os porquinhos-da-índia, principalmente os de pelo comprido, precisam ser escovados regularmente para manter a sua pelagem suave, sedosa e livre de nós. Além do mais, também é recomendável dar malte, como aos gatos, para evitar as bolas de pelo no estômago.

Como comentávamos anteriormente, a pelagem carateriza muito bem estes roedores. Os porquinhos-da-índia são muito limpos e eles mesmos se limpam, portanto, é raro que fiquem sujos ou cheirem mal.

Contudo, pode acontecer que em algum momento se sujem com a sua própria urina ou fezes, ou que simplesmente cheirem mal. Deves ter em conta que, se manténs a sua gaiola e o leito limpos, é pouco provável que o teu porquinho-da-índia precise de banhos frequentes já que, a maioria das vezes, o mau odor provém da gaiola e não do animal.

Portanto, antes de dar banho no teu porquinho-da-índia sem motivo, recomendamos limpar muito bem a sua gaiola, os seus comedouros e mudar o leito. Se mesmo assim continua a cheirar mal, vamos ensinar o passo a passo para dar banho no teu porquinho da índia.

Como dar banho num porquinho-da-índia?

Os porquinhos-da-índia são muito delicados e o frio poderia fazer com que adoeçam. Escolhe uma zona sem correntes de ar e tenta demorar o mínimo possível no banho para que não passe frio.

O que precisas?

  • Um lavatório, um bidé ou um recipiente profundo
  • Um recipiente pequeno
  • Dois panos
  • Uma toalha
  • Uma escova
  • Champô especial para porquinhos-da-índia ou coelhos
  • Um secador
  • Guloseimas

Uma vez que tiveres preparado todos estes objetos, podes começar a dar o banho no teu roedor.

Passos a seguir para dar banho num porquinho-da-índia

  1. Escolhe um momento em que o teu porquinho-da-índia estiver tranquilo e relaxado. Primeiramente, faz carícias nele, não o retires da gaiola e o coloques diretamente na água.
  2. Utiliza o lavatório ou o bidé para dar banho no teu porquinho-da-índia. Humedece o fundo para que sinta a água nas suas patinhas e se habitue. Depois abre a torneira muito suavemente com a água morna, nem fria nem quente, e começa a molhar o seu corpo com as mãos muito devagarinho.
  3. Se o banho do teu porquinho-da-índia for num recipiente, este deve ser o suficientemente profundo para que não fuja, mas, não o enchas por completo! Apenas deve cobrir 2-3 dedos de altura. Podes colocar um pano no fundo para que as suas patas não escorreguem, e assim consiga sentir-se mais seguro. Enche outro recipiente com água morna para deitar, aos poucos, por cima.
  4. Humedece muito bem a pelagem com as tuas mãos, a modo de carícias. Podes oferecer algum prémio para distraí-lo.
  5. Na hora do banho de um porquinho-da-índia, é muito importante não molhar a sua cara, já que poderias causar irritações nos olhos ou infeções nos ouvidos. Para limpar esta zona podes utilizar um pano húmido.
  6. Uma vez que tiver a pelagem humedecida, aplica o champô e realiza uma agradável massagem pelo corpo todo, assim não resultará tão desagradável para o teu porquinho-da-índia, até mesmo pode gostar e achar muito relaxante!
  7. Enxagua todo o champô com água morna até retirar por completo.
  8. Seca o porquinho-da-índia com uma toalha, cobre-o de forma suave para que absorva a humidade do pelo. Evita esfregar com força.
  9. Utiliza uma escova para pentear o pelo, principalmente se tiveres uma raça de pelo longo. Elimina os nós. Se fizeres com muito cuidado, este momento também poderá ser muito relaxante para o teu porquinho-da-índia.
  10. Se estiver frio e não conseguires secar o pelo todo com uma toalha, podes utilizar um secador. Coloca o mais afastado possível e com a potência mínima para não queimar o teu animal de companhia. Deves ter em conta que o ar ou o barulho do secador poderiam assustá-lo, portanto, se com a toalha for suficiente, evita o seu uso.

A cada quanto tempo posso dar banho no meu porquinho-da-índia?

Com um banho a cada 3 ou 4 meses será suficiente. Ou, simplesmente, quando estiver sujo ou cheirar mal. Dar banho com demasiada frequência não é recomendável, já que poderia causar a perda da sua camada de proteção natural e dar lugar a problemas de pele. Além do mais, é muito importante que, quando fores dar um banho no teu porquinho-da-índia, o seques muito bem para que não apanhe frio já que poderia pôr em risco a sua saúde.

Recomendamos lavar a seco com espuma se o teu porquinho-da-índia se sujar muito frequentemente para evitar o excesso de banhos. 

Como podes ter percebido dar banho num porquinho-da-índia é bastante simples, portanto não precisas ter medo. Se seguires todos estes passos não terás nenhum problema.


« Anterior

Quais animais são adequados para um aquário de água salgada?

Pseudogestação canina

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.