Quais animais são adequados para um aquário de água salgada?

Na hora de montar um aquário, tens a possibilidade de criar todo um ecossistema no qual não só haverá peixes, mas também corais, ouriços, camarões e todo tipo de espécies inferiores.

Criar o equilíbrio perfeito entre as espécies pode resultar complicado já que não é fácil saber quais espécies são compatíveis e quais podem ser uma ameaça dentro do ecossistema.

1. Os peixes

Há muitas espécies de peixes que, além de fáceis de cuidar, podem conviver muito bem no aquário com um grande número de outras espécies inferiores. Alguns exemplos são:

  • Peixes donzela (Chromis, Dascyllus, Chrysiptera)
  • Cryptocentrus, Valencienna
  • Tetra-cardeal ( Sphaeramia, Apogon)
  • Peixe-palhaço (Amphirion)
  • Peixes perciformes (Macropharyngodon)
  • Peixe-cirurgião (Acanthurus, Zebrasoma)

2. Os corais

Alguns corais possuem nos seus tecidos umas algas chamadas zooxanthellae que aportam todos os nutrientes necessários, de tal forma que não seja necessário alimentá-los.  Outros, como os Capnella, os pennatúlidos ou as espécies de Tubastraea precisam de um aporte de nutrientes que podem afetar as condições de água que outros animais precisam para viver, por tanto resultam pouco recomendados para os aquários.

Algumas espécies de coral que podem conviver em perfeita harmonia com diferentes tipos de animais marinhos são:

  • Corais de couro (Sarcophyton, Lobophyton, Sinularia)
  • Discosomas (Discosoma)
  • Anêmonas-do-mar (principalmente as que vivem em simbiose com o peixe-palhaço)
  • Anthozoa (Protopalythoa, Zoanthus)
  • Madrepore (Acropora, Porites)

3. O camarão

A maioria de camarões é fácil de manter porque alimenta-se de restos de comida. Alguns como os Hippolysmata grabhami até eliminam os ectoparasitas dos peixes.

4. Os ouriços-do-mar

Algumas variedades de ouriços são muito apropriadas para combater o acúmulo de algas, já que se alimentam exclusivamente delas.

5. Pepinos-do-mar

O pepino-do-mar (Holoturias), além de vistosos, é muito bom para eliminar resíduos, já que percorrem o fundo do aquário à procura de comida. Contudo, antes de introduzir pepinos-do-mar no teu aquário, é muito importante que te informes bem já que algumas espécies segregam substâncias muito tóxicas para os peixes.


« Anterior

O que comem os esquilos?

Posso dar banho no meu porquinho-da-índia?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.