O que comem os esquilos?

Tens um esquilo em casa? Queres saber como oferecer um menu diário completo e equilibrado para que tenha uma excelente saúde? Neste artigo falaremos do que comem os esquilos na natureza e também o que comem os esquilos domésticos.

Os esquilos são simpáticos animais que podemos encontrar tanto na natureza como de animal de estimação em algumas casas. Pertencem à família dos roedores e vivem em zonas de florestas, mas também podemos encontrá-los em parques com abundantes árvores. São pequenos, muito ativos e ágeis e passam a maior parte do dia nas alturas, a saltar de uma rama a outra; contudo, é comum vê-los descer ao solo para buscar comida.

É um animal sociável, brincalhão e muito curioso que, quando vive nos parques, costuma aceitar a nossa presença sem se assustar e até mesmo pode pedir comida. Não acontece assim quando vivem em florestas, onde não estão acostumados com os humanos e fogem ante qualquer ruído ou movimento que interpretam como perigo.

Alimentação do esquilo

Segundo onde mora o esquilo, seguirá uma dieta ou outra. Não apenas existem diferenças entre o que comem os esquilos selvagens e os domésticos, mas também dependerá do lugar no qual habita na natureza. Os esquilos adaptam-se ao ambiente em que moram e também à época do ano; no verão e na primavera escolhem alimentos leves, enquanto que nos meses mais frios optam pelos mais energéticos para poder enfrentar o inverno.

Uma curiosidade é que os esquilos contam com uma espécie de bolsa nas bochechas nas que conseguem armazenar várias peças de comida para transportá-las.

De que se alimentam os esquilos em estado selvagem?

Os esquilos são omnívoros e podem comer praticamente tudo, mas a base da sua alimentação é composta de sementes, frutos secos e vegetais. Além dos mais, de vez em quando se alimentam de pequenos animais e dos ovos de algumas aves. Em função do tipo de vegetação e das árvores que há onde moram terão uma dieta ou outra, mas também depende da espécie.

Os frutos secos e as sementes que mais comumente comem os esquilos são ananás, pinhões, bolotas, nozes e a noz-pecã. Também escolhem as ervas e plantas mais tenras e apetecíveis, como os talhos, os rebentos, as raízes e folhas e também algumas flores. Os fungos e os cogumelos também se encontram na sua dieta. Com relação aos animais pequenos, escolhem minhocas, gafanhotos, grilos, formigas, baratas… Às vezes até crias de pássaros.

Também podem consumir frutas, mas na natureza é pouco frequente. Costumam comê-las quando há escassez dos demais alimentos.

O que comem os esquilos domésticos?

Misturas de sementes e frutos secos, verduras e legumes a diário, tentando oferecer diferentes variedades cada dia. A fruta pode ser oferecida de forma moderada, máximo 3 dias na semana, já que o seu conteúdo de açúcar pode resultar prejudicial. Deve ser oferecida à temperatura ambiente e em pedaços muito pequenos. Além do mais, deves ter em conta que gostam mais da fruta verde do que madura. Os insetos aportam proteínas, portanto também são importantes na sua dieta, bastará com oferecer um par de vezes por semana. Se o teu esquilo está solto em casa, é possível que também os cace ele mesmo.

Como elaborar um menu adequado para o teu esquilo?

Agora que já sabes o que comem os esquilos, deves ter a certeza de que estás a aportar todas as proteínas, gorduras, hidratos, fibra, vitaminas e minerais que o teu esquilo precisa para estar saudável. A melhor forma de proporcionar uma alimentação completa e equilibrada é imitar, o máximo possível, a sua dieta natural.

  • Água sempre disponível, fresca e limpa.
  • Verduras todos os dias: mistura de 4 ou 5 vegetais como o pimento, as folhas de cenoura, os canónigos, a rúcula, os espinafres, talhos e rebentos de plantas variadas, brócolos, pepino e milho.
  • Mistura de frutos secos e sementes a diário e uma boa quantidade: avelãs, nozes, amêndoas, pinhões, castanhas, flocos de aveia, sementes de girassol, alpiste… Sempre que for possível com casca, assim utilizam os seus dentes e unhas e os desgastam.
  • Legumes (as que comem os esquilos devem ser preferivelmente germinadas) como parte do menu diário: lentilhas, feijão, ervilhas, favas…
  • Frutas 2-3 vezes por semana: maçã, banana, cerejas, pêssego, uvas, morangos, melancia, melão, mirtilo, amoras…
  • Insetos pequenos 1-2 vezes por semana: bicho-da-farinha, grilos, gafanhotos.
  • Cálcio: extra de cálcio com casca de ovo cozido, queijo fresco sem sal, iogurte sem açúcar, leite em pó.

Não apenas deves ter em conta o que comem os esquilos, mas também a quantidade de comida. Recomenda-se dar ¼ do seu peso, uns 20-25 g por dia. As crias comem menos (uns 15 g). Recomendamos distribuir a comida por diferentes lugares já que os esquilos adoram recoletá-la.

alimentos comerciais que podes utilizar como base da sua dieta se não tens tempo para preparar um menu diário equilibrado. Assim terás a certeza de que estás a proporcionar todos os nutrientes e vitaminas que precisa o teu esquilo para estar saudável, mas deves escolher um de qualidade e completá-lo com frutas e verduras. Em Tiendanimal podes encontrar a comida para esquilos de Versele-Laga, Novopet e Kiki:


O que não podem comer os esquilos?

Além de saber os alimentos que comem os esquilos, deves ter em conta quais evitar e quais são perigosos para eles. Por exemplo, as amêndoas amargas têm uma substância praticamente letal para os esquilos, o cianeto. Os doces como o chocolate também são prejudiciais para a saúde pelo seu alto conteúdo em açúcar. Tampouco devem consumir lácteos nem alimentos processados como os cereais ou o pão.

Não te esqueças de que os esquilos são animais nervosos e ativos e que o melhor lugar para viver é na natureza. Para que possam viver felizes como animais de estimação deves cuidar muito bem da sua alimentação e oferecer um lugar adequado, com muito espaço e possibilidade para escalar, subir e saltar, do que mais gostam.

« Anterior

O que comem as galinhas?

Quais animais são adequados para um aquário de água salgada?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.