Pastor australiano: Conselhos, cuidados e características

NomePastor australiano
OrigemEstados Unidos
Esperança média de vidaLonga
CoresPreto, azul ou vermelho
PeloMuito suave, comprimento médio
TamanhoMediano-Grande
AlturaEntre 46 e 58 cm
PesoEntre os 16 e 32 kg
TemperamentoEnérgico
NecessidadesNormas de alimentação específicas e exercício diário
Perfeito paraCão de guarda e familiar

O pastor australiano é comparado normalmente com a raça Border Collie. Caracteriza-se por ser muito musculado e robusto. A sua altura é levemente inferior ao seu comprimento, alcançando as fêmeas entre os 46 e os 53 centímetros e os machos entre os 51 e os 58 centímetros. O peso, dependendo da sua constituição e sexo, oscila entre os 19 e os 29 kilos. O seu pelo chama muita atenção, uma vez que pode ser vermelho merle, azul merle e preto. E, alguns têm tons de cor de canela.  

Origem do pastor australiano

É muito curioso, mas a origem do pastor australiano não está na Austrália, mas sim na América. Nos finais do século XIX e princípios do século XX, os pastores dos Pirenéus bascos levaram até este continente cães azuis com o objetivo de desenvolver nos Estados Unidos as suas tarefas de forma adequada. O facto de serem denominados australianos é devido ao facto de as ovelhas com as quais estes cães trabalhavam serem provenientes da Austrália

Existe outra teoria em relação a este conceito, e há quem pense que esta raça de cão primeiro emigrou para a Austrália e, depois, para os Estados Unidos

Quando chegaram ao sudoeste dos Estados Unidos, mais concretamente nos finais do século XIX, davam permissão aos donos dos animais para cruzarem os seus cães com outros cães pastores. O motivo era melhorar a sua capacidade de trabalho. Foi assim que se fundou um clube de criadores em 1957 nos Estados Unidos. 

Tipos de pastor australiano

Existem dois tipos de pastor australiano:

  • Pastor australiano, que se tipifica por cores: preto, azul ou vermelho. 
  • Pastor australiano em miniatura, que se caracteriza pelo seu tamanho. 

Carácter de um pastor australiano

Se se caracteriza por algo, o pastor australiano, é por ter um forte instinto de pastoreio. Esta raça também adora fazer parte da vida familiar, para se sentir bem, tem a necessidade de estar próximo dos seus donos. É certo que com as pessoas que não conhece, mostra-se inicialmente, um pouco reservado. Contudo, não tem que passar muito tempo para que socialize de maneira adequada

Conselhos de treino e educação 

É necessário treinar este tipo de cão com o objetivo de liberar toda a energia que possui e aproveitar ao máximo a sua grande inteligência. Deste modo, se te apaixona fazer atividades com o teu animal de estimação, com o pastor australiano não terás nenhum tipo de problema em realizar qualquer plano.  

Truques e produtos para o dia-a-dia 

É importante socializar o pastor australiano desde cachorro. Tem um carácter impulsivo, pelo que em determinadas ocasiões pode ser necessário um açaime que permita controlar-se nos momentos stressantes. Deste modo, uma trela com um longo comprimento irá dar a oportunidade de se conectar com o seu dono a cada ordem. 


Como manter um pastor australiano saudável e com muita energia

É um cão que se destaca por ter um alto rendimento em desportos caninos, como em agility. Neste tipo de atividades têm a oportunidade de usar tanto a sua energia mental como física. 

O pastor australiano necessita de praticar atividade física de diariamente. 

Saúde do pastor australiano

Regra geral, o pastor australiano é uma raça muito saudável. Mesmos assim, é necessário que tenhas em conta alguns dados.

Há alguma doença típica do pastor australiano?

Deves saber que existe sempre a possibilidade de este poder ter transtornos oculares hereditários. Também é possível que sofra de displasia do quadril, uma doença que pode chegar a provocar problemas de mobilidade.

Como prevenir estas patologias?

Tendo em conta as doenças que pode sofrer este tipo de cão, é importante examinar estas partes do corpo antes de dedicar o animal à criação

Não forçar o animal a realizar atividade física se este não sentir prazer ou analisar a sua visão de modo regular irá ajudar a prevenir estas infeções. 

Cuidados típicos do pastor australiano

Estes cães necessitam de cuidados específicos comparativamente a outras raças.

Pelo

Sabendo que o pelo do pastor australiano é de comprimento médio, o mais recomendável é que escoves o animal entre duas a três vezes por semana. O seu pelo protege-o das alterações meteorológicas, pelo que terás que cuidar dele constantemente. 

Pele

A pele está bem protegida pela sua pelagem, mas pode ficar danificada devido à escovagem. É importante ter delicadeza no momento de o pentear e usar produtos específicos para cão no momento de lhe dar banho.

Outros

Tendo em conta que os seus olhos podem sofrer problemas hereditários, é recomendável recorrer ao veterinário regularmente de modo a prevenir qualquer doença que possa sofrer.  


Qual é a melhor alimentação para um pastor australiano?

No que diz respeito à nutrição deste cão, deverás ter em conta que é necessário dar-lhe a proporção adequada dos principais grupos de nutrientes que existem. 

Etapa de cachorro

Os pastores australianos, quando são cachorros, necessitam de uma ração específica que os ajude a cuidar dos seus dentes e do seu sistema digestivo. Além do mais, nesta etapa é importante consultar o veterinário para perceber que vitaminas devem tomar de modo a que os seus ossos e cartilagem se formem de maneira apropriada. 

Etapa adulta

Uma das coisas a ter em conta na alimentação dos pastores australianos é que eles adoram ter sempre à sua disposição água fresca para se hidratarem.  

Nesta etapa, com o fim de evitar o sobrepeso, é recomendável que apenas lhes dês de comer duas vezes por dia, tendo sempre em conta as regras de alimentação adequadas que o teu veterinário aconselhar. A ração seca específica para o seu tamanho será perfeita para ele. 

Etapa Sénior

Existem rações desenhadas para os pastores australianos que se encontram nesta etapa da sua vida. Além do mais, comidas mais suaves como o paté, permitem-lhe mastigar melhor, o que dará oportunidade ao seu sistema digestivo de funcionar de forma mais eficiente. 


O que ter em conta para adotar um pastor australiano?

Um pastor australiano necessita de tempo e de realizar exercício físico diariamente. A paciência é uma característica que não deve faltar à pessoa que o adotar, pois o treino, nestas raças, é obrigatório. 

Recorda que na tiendanimal.pt encontrarás todos os produtos que necessitas para atender e cuidar devidamente do teu pastor australiano.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

As maiores raças de cães

O mau hálito do meu gato: causas e soluções

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.