O meu primeiro aquário: a montagem do aquário.

Uma vez que tivermos escolhido onde colocar o nosso aquário em casa vamos para a parte mais divertida.

Encher o aquário

Antes de começar a encher o novo aquário recomendamos que limpes o interior com um pano limpo e água morna, procurando passar pelas juntas de silicone para hidratá-las um pouco, com o fim de que não se ressintam demasiado ao enchê-lo. Quando fores limpar usa, de preferência, um pano e uma bacia nova na qual nunca tenhas usado nenhum produto. É muito importante que não tenhas utilizado detergentes, limpadores ou produtos similares.

O seguinte é colocar o substrato que tiveres escolhido. Pode ser cascalho ou areia, deves ter a certeza de que seja especial para aquários. Não te esqueças de antes de colocá-lo, passar por água e agitá-lo muito bem várias vezes até que a água saia completamente clara. Cuidado com jogar essa água pela pia da cozinha! O pó e a areia que se solta podem bloquear facilmente a tubulação. Uma vez que tiveres enxaguado perfeitamente, podes adicionar o substrato com cuidado no fundo do aquário.

Na hora de escolher a decoração há muitas opções disponíveis na atualidade. A decoração compõe-se de enfeites de resina, pedras naturais, raízes de árvores e plantas…  A maioria apenas precisa de uma lavagem rápida com um pouco de água morna antes de adicionar no aquário. Se utilizares decoração natural como minerais, troncos e raízes, deves ter a certeza de que estão tratados corretamente para aquário e de que são aptos para tal fim; estas figuras podem fazer variar os parâmetros do aquário.

Se quiseres adicionar plantas, o ideal é usar uma mistura de plantas naturais e artificiais. As plantas naturais ajudarão a manter o excesso de nitratos de maneira natural. As plantas artificiais sempre se verão bem e os peixes ou os invertebrados não poderão comê-las. Existe uma grande variedade de plantas de seda que apenas se verão diferentes das reais.

Sugestão:

Adiciona as plantas do aquário após ter instalado a parte elétrica, mas sem tê-la ligado, e após de ter enchido o aquário com até um máximo de 40% do total; com isto evitarás danificar as plantas.

O equipamento elétrico para o aquário

Tem em conta que para manter o aquário a funcionar corretamente deves contar com tomadas suficientes para colocar:

  • Um filtro. Isto é essencial para poder manter um aquário limpo e saudável.
  • Um aquecedor. Em função dos peixes e a zona onde vivas, precisarás deste aparelho para manter uma temperatura constante. Consulta connosco qual é a temperatura adequada para os peixes que tiveres escolhido.
  • Um painel de luz. A luz do aquário deve estar acesa durante 8-10 horas por dia. Deves ter a certeza de que a luz escolhida seja a adequada para que os nossos peixes e plantas estejam em boas condições. A luz é essencial não só para o crescimento vegetal natural, mas também para favorecer o equilíbrio necessário no nosso ecossistema microscópico. Além do mais, visualmente extrema de uma forma positiva o cenário do nosso aquário, de forma que nos dará uma sensação psicologicamente gratificante.
  • Medidores de parâmetros.  Ainda que não seja essencial, se adquirirmos controles digitais para medir os parâmetros do nosso aquário como a temperatura, vamos conseguir controlar tudo melhor.

Uma vez que o substrato, a decoração e o equipamento tiverem sido adicionados no aquário, podemos começar a encher com água. Para evitar movimentar tudo o que já colocamos, podemos por um prato em um ponto do fundo e adicionar aos poucos a água com a ajuda de uma jarra. Uma vez que o aquário estiver cheio por completo deves ter a certeza de que as tuas mãos estão secas para ligar o equipamento elétrico.

Preparar o aquário para os nossos primeiros habitantes.

Quando estiver cheio e em funcionamento, adicionaremos os tratamentos para a água. O primeiro será as bactérias necessárias para obter o equilíbrio biológico. Os amaciadores e bactérias estão disponíveis em todas as lojas especializadas. Durante as seguintes semanas comprovaremos todos os parâmetros e manteremos uma boa circulação da água no aquário.

Uma vez adicionado o tratamento iniciador de bactérias, colocaremos umas escamas de comida. Isto ajudará a que o filtro comece a encontrar o seu equilíbrio. Tiendanimal recomenda encarecidamente que se deixe que o aquário siga o ciclo de nitrogénio durante pelo menos 3 semanas antes de adicionar os primeiros peixes.


No nosso próximo artigo falaremos sobre quantos peixes podemos manter no nosso aquário, dependendo da espécie.

« Anterior

Miíase

As pessoas com imunodeficiência podem ter animais de estimação?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.