Os golden retriever são guardiões?

Os golden retriever são uma raça conhecida e muito querida por sua atitude carinhosa e sociável com as pessoas. É um cão ideal para viver em família e com crianças, graças ao seu temperamento amável, brincalhão e paciente. Além disso, a raça se destaca por sua inteligência sendo fáceis de adestrar e ensinar desde cachorros. Todas essas características positivas são precisamente as causas pelas quais os golden retriever não são guardiões.

Porque os golden retriever não são guardiões?

Como já comentamos, esta magnífica raça caracteriza-se por ser tranquila, dócil e paciente. São cães extremamente carinhosos e sociáveis tanto com as pessoas como com outros cães. Além disso, os golden retriever também confiam muito em todo mundo, inclusive em estranhos; o seu desejo de receber carícias junto à sua confiança nas pessoas pode fazer com que reajam amigavelmente até mesmo com um intruso.

Ainda que em geral os golden retriever não sejam guardiões, são muito conhecidos pela sua lealdade e o seu instinto protetor com os membros da família, especialmente com crianças; esta proteção pode chegar a fazer com que reajam para defender os seus seres queridos. Além disso, o amor do golden retriever aos humanos pode chegar a convertê-lo num excelente defensor caso a família corra perigo.

Podes treinar um golden retriever para ser um cão de guarda, mas a sua natureza não o permitirá cumprir esta função como outras raças mais temperamentais fariam. Os golden retriever são bons ladradores, de modo que servirão para dar sinal e afugentar os estranhos. Se procurares um cão que ladre e te avise em caso de algum barulho ou pessoa estranha, o golden retriever é uma raça recomendada, mas tem em conta que ele não chegará a atacar.  

Características do golden retriever como cão guardião

  • Não é um bom cão guardião por causa do seu jeito sociável, carinhoso e por confiar em todo mundo.
  • É um cão avisador. São bons ladradores e servirão para advertir dos estranhos e afugentá-los, mas não para defender.
  • Tem um instinto muito protetor que pode chegar a fazê-lo reagir diante de um perigo.
  • Podem ser treinados para ser guardiões, mas o seu temperamento não colaborará para que ele cumpra essa missão.
  • O golden retriever é um fantástico cão de companhia e não é adequado para ser deixado sozinho numa casa de campo para que a vigie.

Se procurares um cão guardião e de proteção, outras raças como o pastor alemão, o rottweiler ou o dobermann são mais adequadas. No entanto, lembra-te de que os cães são animais de companhia e devem estar sempre no seio familiar, não só como guardiões de uma casa.

« Anterior

Vacinas para coelhos

O que precisa um border collie?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.