Pododermatite em cães

,

O teu cão lambe muito as suas patas? A causa mais comum é geralmente a pododermatite, ou seja, inflamação da área interdigital tanto das pernas dianteiras como traseiras. Aparece geralmente após um golpe, ferimentos, queimaduras, alergias, quistos, parasitas, problemas psicológicos ou contacto com uma substância irritante.

Sintomas de pododermatite em cães

Devido à inflamação causada pela pododermatite, podem ocorrer vários sintomas. Presta atenção e, se detetares algum deles, leva o teu cão ao veterinário para aconselhamento e tratamento adequado: 

  • Mudança de cor das patas: Devido à lambidela excessiva, as patas tornam-se avermelhadas, que em casos mais crónicos podem tornar-se cor-de-laranja.
  • Lesões: Podem estar presentes pústulas, úlceras ou bolhas, dependendo da origem do problema.
  • Coxeio: Quando em dor, os cães evitarão descansar a pata no chão ou fá-lo-ão levemente.
  • Alopecia: As pernas podem ficar sem pêlos ou “peladas”.

Quando apenas uma pata é afetada, é mais provável que o problema se deva a trauma ou danos causados por um corpo estranho (por exemplo, um pedaço de espigão). No entanto, se localizarmos dermatite do pé em mais de uma pata, é mais provável que seja um diagnóstico de um problema autoimune, alergia ou sarna. Ao examinar a pelagem e pele da zona, o veterinário pode encontrar parasitas ou ácaros.

A pododermatite canina, como mencionado acima, é uma inflamação em que podem ocorrer complicações que levam à pododermatite bacteriana em cães, também chamada pioderma interdigital, porque é uma infeção nos espaços entre os dedos.

Tratamento da pododermatite em cães

Como sempre, a prevenção é a melhor forma de evitar a maioria dos problemas. Portanto, recomendamos que depois de cada passeio limpes as almofadas do teu cão ao chegar a casa com água e sabão (um adequado ao seu pH), especialmente se estiverem muito sujas. Além disso, é também aconselhável examinares as suas patas para quaisquer objetos presos nelas. Este simples gesto após cada passeio ajudar-te-á a prevenir e evitar a pododermatite nos cães. 

Mas se o teu cão já sofre de pododermatite, é necessário encontrar a causa subjacente ao problema para encontrar o melhor tratamento. Esta condição pode ser curada com um tratamento tópico. No caso de pododermatite infeciosa de origem bacteriana, o veterinário prescreverá o antibiótico adequado. Se houver fungos, ele prescreverá antifúngicos e se houver parasitas, prescreverá o antiparasitante correspondente. Se não for possível encontrar uma origem específica do problema, será necessário uma análise ao sangue ou uma biópsia.


Que raças de cães sofrem mais frequentemente de pododermatite?

A pododermatite pode afetar cães de qualquer idade e sexo. No entanto, algumas raças de cães são mais propensas a isso do que outras:

  • Bulldog Inglês
  • Pastor Alemão
  • Dálmata
  • Grande Dinamarquês
  • Cão salsicha
  • Basset Hound
  • Boxer
  • Mastin
  • Bull terrier
  • Golden Retriever

Se o teu cão é um destes, mais uma razão para tentar preveni-la, verificando e limpando as suas patas ao chegar a casa depois de cada passeio.

Como sabes, cuidar da saúde do teu cão é a melhor forma de prevenir o aparecimento de problemas como este, por isso está preparado para eles seguindo estas orientações simples. Se tiveres alguma dúvida, consulta o teu veterinário para tratar a pododermatite no teu cão.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gato Mau egípcio: Aconselhamento, cuidados e características

Gato Ocicat: Aconselhamento, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.