Por que é que ronronam os gatos? – Parte II

,

Como se produz o ronronar

Existem várias teorias científicas que tentam explicar o mecanismo do ronronar do gato, mas até o dia de hoje continua a ser um mistério. Ninguém sabe exatamente como ronronam os gatos pois o fazem de igual modo enquanto inalam ou exalam e são capazes de imitir este som durante espaços de tempo prolongados. A explicação mais completa é que este som tem como originem na laringe, nas denominadas dobras ventriculares ou falsas cordas vocais. Acredita-se que o ar, ao passar por essas estruturas, é responsável pelo ronronar.

Independentemente do mecanismo concreto, demonstrou-se que a frequência cardíaca e respiratória eleva-se, quando o gato começa a ronronar e permanece assim durante todo o tempo de ronronar.

Diferentes estilos de ronronar

Existem diferentes tons e estilos de ronronar, enquanto que alguns gatos têm um ronronar delicado, quase inaudível, outros soam como autênticos motores.

Também existem os que não ronronam e não nos devemos preocupar, pois não todos os gatos sentem a necessidade de expressar-se do mesmo modo.

Em qualquer caso, demonstrou-se que acariciar um gato que ronrona, relaxa a pessoa, ao mesmo tempo que reduz a sua pressão arterial. Se o teu gato é dos que ronrona, desfruta dessa especial forma de comunicação.

Rosa Roldán – Perrygatos

Técnico no comportamento canino e felino. Educadora canina

 

« Anterior

O que devo saber sobre os excrementos do meu gato?

Como os gatos veem?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.