Terapia comportamental para cães hiperativos ou com sobreatividade

,

Se convives com um cão hiperativo ou sobreativo a seguir oferecemos alguns conselhos sobre o tratamento para modificar o seu comportamento.

Tanto para cães hiperativos como sobreativos, o tratamento para modificar o comportamento é o mesmo.

Terapia Comportamental

1.    Eliminar o castigo positivo da vida diária do cão: por dois motivos, no lugar de eliminar o comportamento pode reforçar ou subir o nível de ansiedade do cão agravando a situação.

2.    Estabelecer rotinas: devem que ficar bem marcadas as horas para fazer as suas necessidades, exercício físico, brincadeira e interações, comida e descanso.

3.    Exercício físico: estabelecer um plano de exercício programado e controlado de acordo com a raça e a idade do cão para diminuir os seus níveis de ansiedade. Não deve ser nem demasiado escasso nem excessivo, e sim e exato. O melhor são os passeios já que isto diminuirá o nível de stress.

4.    Estimulação mental: os brinquedos interativos são muito eficazes para que o animal fique entretido, por exemplo o KONG ou outros específicos para este fim. Esconder pedacinhos de comida pela casa para que fiquem entretidos a buscar e usar o seu nariz. Visitar novos lugares durante os passeios, isto proporcionará novos odores, novos cães e pessoas.

5.    Adestramento em obediência: além de ser uma fonte mais de estimulação mental, ensinar exercícios de obediência através do reforço positivo favorece o controlo do cão.

6.    Controlo da brincadeira por parte do proprietário: durante as sessões de brincadeiras com pessoas ou com outros cães o proprietário deve controlar a excitação do cão. Se o cão se alterar, deves realizar o seguinte: ou um castigo negativo (retirar algo positivo ao cão) que seria amarrá-lo ou levá-lo, dando a brincadeira por finalizada; o se tiver controlo sobre o cão, pode ordenar que venha (chamada), que sente e permaneça quieto até que se acalme.

7.    Ignorar por parte do dono a permanente procura de atenção do cão.

8.    Estabelecer uma norma e limites que o cão deve acatar: desta forma o cão aprende a ter um lugar dentro do grupo social e o seu estado emocional será beneficiado.

« Anterior

Terrário de iguanas: calor, luz e humidade

Terapia com cães Como podem ajudar na cura?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.