Treino II: Sentado e deitado

,

Já falamos sobre as regras básicas para lidar com o treino de um cão. Nesta segunda parte já podemos passar a explicar como ensinar cada um dos comandos de obediência para conseguires que o teu cão seja civilizado, confiável e feliz.

A pessoa que se deve ocupar do treino do teu cão és tu mesmo. Se não te sentires capacitado para fazê-lo sozinho, podes procurar a ajuda de um profissional, mas sempre deves estar presente nas aulas. O cão deve obedecer-te e respeitar-te e tu deves aprender como comunicar-te com o cão para conseguires o seu respeito, amor e atenção. De nada serve que o cão obedeça cegamente a um estranho que não será quem viva nem vá passear com ele.

Um último conselho importante é que ensines o teu cão uma ordem de cada vez. Passa à seguinte só quando já tiver aprendido e obedeça sempre a anterior. Isto evita confusões e reforça bem o aprendido. Cada sessão deve ser curta e divertida, apenas uns minutos cada vez. Começa num sítio tranquilo, livre de distrações.

Os comandos de obediência que qualquer cão deve respeitar são: sentar-se, deitar-se, ficar quieto, aproximar-se quando alguém está a chamá-lo, caminhar com a trela, largar algo que apanhou e, para ter um bocado de diversão, procurar e trazer algo que lhe lançaram.

SENTAR-SE

Este é o mais fácil de todos os comandos. É necessário para que o teu cão compreenda que o vais premiar cada vez que cumpra com uma ordem e estabelece claramente as regras do jogo. O comando SENTA ou SIT serve também para atrair a atenção do teu cão quando está a fazer algo indevido como ladrar a outros cães ou saltar para cumprimentar.

A melhor forma de ensinar este comando é pôr uma guloseima na tua mão e colocar o teu punho fechado sobre o seu nariz. Mexe ligeiramente para trás e assim o cão irá levantar a cabeça, tentando apanhar a tua mão. Este movimento vai fazer com que o animal se sente; nesse momento deves dizer SIT ou SENTA e oferecer o prémio. Repete várias vezes até o cão compreender e se sentar com apenas dar a ordem. Depois dá-lhe a guloseima e felicita-o. Se o cão saltar em vez de sentar, repete o exercício mais devagar ou muda um pouco a posição da tua mão até conseguires.

Isto pode ser feito de frente ou ao lado do teu cão, ele com a trela e a olhar os dois para frente. Neste caso a maneira de ensiná-lo a sentar-se é dar a ordem e pressionar sobre a zona lombar de forma gentil, mas firme, até que a parte traseira toque no chão. Nesse momento oferece-lhe a guloseima e a suas merecidas felicitações.

É muito importante um timing perfeito para que o cão perceba porquê estás a premiá-lo. Dá a ordem imediatamente quando o animal for sentar, ou podes usar também um clicker para marcar o momento exato. Uma vez que o teu cão compreenda e cumpra a ordem, repete-a em diferentes situações e lugares. Por exemplo, pede ao cão para se sentar antes de lhe dares a sua comida, para colocar a trela, para ele não saltar quando chegares a casa, antes de atravessares uma rua, quando se estão a aproximar outros cães e no passeio, etc. Isto reforça a mensagem de ação-prémio e melhora a relação entre tu e o teu animal de estimação.

DEITAR-SE

Este é o seguinte comando para conseguires que o teu cão seja um modelo de educação. Será muito útil para quando quiseres entrar em alguma loja ou quando houver crianças pequenas perto do teu cão. É um pouco mais difícil que o anterior, já que exige que o animal se deite numa posição de submissão e fique lá baixo, onde todo ao redor parece ameaçador. Tem paciência!

Primeiro, dá ao teu cão a ordem de sentar-se e coloca a tua mão com a guloseima na frente do seu nariz. Abaixa a mão devagar para o chão até conseguires que o peito do cão fique apoiado sobre o chão e as suas mãos estejam esticadas para frente. Quando estiver quase a chegar a essa posição, deves dizer DEITADO ou DOWN (sempre a mesma palavra!) e quando o cão ficar deitado oferece-lhe a sua guloseima e uma felicitação. Recompensa-o só quando estiver na posição certa, dado que qualquer outra similar não é adequada. Repete este processo as vezes que forem necessárias até conseguires que se deite com a tua ordem, sem necessidade da guloseima (embora possas sempre ter uma à mão para reforçar a lição).

Se preferires não usar guloseimas, coloca o teu cão do teu lado, sentado e com a trela. Dá a ordem de se deitar e puxa suavemente da trela até conseguires que fique deitado. Se for necessário, podes tomar as suas mãos e mexê-las para frente ou pressionar sobre a cruz. Quando estiver na posição certa de deitado, deves dar-lhe o seu prémio e uma felicitação. Repete até conseguires que obedeça a ordem verbal sem ajuda.

Uma vez aprendido, continua a praticar em diferentes situações cotidianas, na rua ou na praça. Dá também a ordem quando o teu cão estiver parado em vez de sentado. Quando o fizer bem, aumenta o tempo que deve permanecer deitado antes de lhe dares o seu prémio.

Tens aqui bastante informação para praticar antes de passar aos seguintes comandos. Lembra-te que tu e o teu animal de estimação devem dominar cada uma das ordens antes de continuar com a próxima. Tem paciência, dedica algum tempo todos os dias e terás o sucesso garantido.

Dra. Isabel Iglesias

Aprende muito mais sobre o treino com estes interessantes post.

« Anterior

Artrose em cães

Adotar outro cão em casa, quando é conveniente?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.