Verrugas nos gatos

A certa altura, o teu gato pode desenvolver lesões em certas áreas do seu corpo. Tipicamente, estes tipos de crescimento são conhecidos como verrugas em gatos por papiloma e caracterizam-se por uma aparência grumosa em diferentes partes da pele do gato. Embora não haja necessidade de preocupação, é aconselhável saber a razão do aparecimento de verrugas nos gatos, uma vez que as causas podem ser múltiplas. Portanto, se apareceu uma verruga na pele do teu gato, é importante que marques uma consulta com o teu veterinário para iniciar o tratamento de verrugas em gatos.

Quais são as causas das verrugas nos gatos?

A principal causa de verrugas nos gatos é o vírus do papiloma felino. A transmissão do papiloma em gatos deve-se ao contacto direto com um gato infetado através de zonas da pele onde existem lesões abertas causadas por solavancos, picadas ou arranhões. No entanto, também pode ser transmitida através da troca de brinquedos ou da partilha de alimentos da mesma tigela de comida.

Por vezes, alguns gatos são infetados e não apresentam quaisquer sintomas. Embora possam parecer saudáveis, são transmissores silenciosos da doença, pelo que, para excluir outras patologias, é aconselhável conhecer os sintomas do papiloma em gatos.

Como identificar verrugas em gatos?

Ao identificar verrugas em gatos, é essencial que se realize uma inspeção ocular da pele do gato para verificar e excluir se se trata realmente de uma verruga ou de outro tipo de alteração da pele. No entanto, a coisa mais aconselhável a fazer neste tipo de casos é visitares o teu veterinário para identificar a natureza da verruga. Como medida preventiva para excluir outras patologias, o veterinário recomendará uma biópsia.

Este tipo de método envolve uma pequena quantidade de remoção de tecido para análise laboratorial. Quando um diagnóstico de verrugas do papilomavírus em gatos é confirmado, o veterinário recomendará mais frequentemente um acompanhamento para verificar se há alterações no aparecimento da verruga. Será também recomendada uma opção de tratamento, se necessário.

Tipos de verrugas em gatos

Os gatos com papiloma tendem a ter um sistema imunitário muito elevado que os ajuda a parar as consequências do vírus na sua pele. No entanto, em alguns casos, ter o papilomavírus felino causa frequentemente lesões em áreas muito específicas da sua anatomia. Portanto, é comum que apareçam verrugas em gatos devido ao papiloma em certas zonas específicas.

  • Verrugas nas patas do gato: estas aparecem normalmente no interior ou na superfície das patas. Para verificar a existência de verrugas, é necessário inspecionar as patas do gato e ver se apareceram alguns solavancos.
  • As verrugas orais são lesões que ocorrem na boca e à volta das gengivas. Aparecem pequenos grupos de lesões e normalmente não têm grande impacto na vida diária do gato.
  • Verrugas em gatos pequenos: quando o vírus foi transmitido pela mãe durante o nascimento, os gatos infetados desenvolvem verrugas no rosto, pescoço e pele.

Sabendo da existência deste vírus e das suas consequências, é aconselhável fazer controlos regulares para manter a saúde do teu animal de estimação num estado ótimo.

Tratamento de verrugas em gatos

Na maioria das vezes, o corpo do teu gato elimina as verrugas, mas por vezes, quando isso não acontece, é necessário visitar um veterinário. Para evitar que as verrugas se espalhem pelo corpo do gato, a forma mais eficaz é a sua remoção cirúrgica. Esta é a forma mais eficaz de remover as verrugas do papiloma de um gato, uma vez que as impede de se reproduzirem e assegura a saúde do animal. Contudo, uma das perguntas mais frequentes feitas pelos donos de gatos com verrugas de papilomavírus é se estas podem ser transmitidas aos humanos.

As verrugas nos gatos são contagiosas?

É normal que faças esta pergunta ao teu veterinário quando ele te der o diagnóstico, mas deves saber que é uma doença contagiosa para gatos, mas não para humanos. Contudo, se tiveres mais gatos em tua casa, o melhor a fazer é separar o gato infetado do resto, impedi-lo de infetar os outros, e realizar testes para verificar o seu estado de saúde.

Em suma, a saúde do teu gato é muito importante, pelo que é aconselhável consultar o seu veterinário quando vir quaisquer relevos na sua pele. Uma das doenças que causa este tipo de anormalidade cutânea é o papiloma em gatos, que pode ser facilmente removido com um bom diagnóstico.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

O que fazer quando deixas o teu gato sozinho em casa

O que sabes sobre a desparasitação?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal