Viajar com cães

Viajar com o cão tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Há um número crescente de alojamentos amigos dos animais e, embora viajar de avião ou comboio tenha as suas complicações, viajar de carro é a forma mais confortável de viajares com o teu cão. 

Razões para fazer turismo com cães

Há um número crescente de estadias e alojamentos amigos dos animais que facilitam as férias com o teu melhor amigo e melhoram a experiência de férias. Queres saber as vantagens de viajar com cães

  • Não sentirás a sua falta. As férias não seriam as mesmas se tivesses de deixar o teu cão em casa, num canil ou ao cuidado de uma pessoa de confiança. Ficarás mais tranquilo e ele terá todo o prazer em viajar contigo.
  • Ajuda-te a conhecer pessoas. O teu cão é a tua melhor ferramenta para socializar. Não te custará nada e poderás conhecer melhor o teu destino de férias graças aos habitantes locais.
  • Terás uma desculpa para sair ao ar livre. Mesmo que estejas de férias, o teu cão ainda precisa de sair para a natureza e fazer exercício, por isso é a melhor desculpa para apanhar um pouco de ar fresco e ver mais natureza.
  • Não estarás sozinho. O teu cão é o melhor companheiro que poderias ter nas tuas viagens. Desfruta da viagem na melhor companhia.
  • Ajuda-te a visitar zonas menos turísticas. Talvez visitar a Catedral de Santiago não seja o melhor plano para o teu animal de estimação, mas um passeio pelas praias de O Grove pode ser muito mais interessante se o fizeres com ele. Terás tempo para as catedrais. 

Destinos amigos dos cães em Espanha

muitos lugares para partilhares com o teu cão em toda a Espanha. Praia ou montanha, escolhe o destino para as tuas próximas férias com o teu melhor amigo. Se fores de carro, aqui está um guia de tudo o que precisas de saber para viajares de carro em segurança com o teu cão; mas se estás a planear viajar de avião com o teu animal de estimação, não te esqueças de dar uma vista de olhos a este outro guia.

Viajar com cães para a praia

Antes de decidir sobre a praia para o teu próximo destino de férias com o teu cão, deves saber que nem todas as praias em Espanha permitem cães. Aqui está uma lista das praias onde os cães são bem-vindos.

Se estiveres convencido a levar o teu cão para a praia, deves ter em conta uma série de dicas para garantir que o teu animal de estimação está o mais seguro possível e que ele ou ela desfruta ao máximo da aventura.

  • Não o deixes beber água do mar.
  • Evita que se queime na areia, ficando o mais próximo possível da costa.
  • Verifica se não existem objetos perigosos na areia, tais como vidro, pedras afiadas ou mesmo ouriços-do-mar.
  • Não o deixes brincar perto da água nos dias em que as ondas estão agitadas.
  • Mantém a distância de outros banhistas para não os perturbar.
  • Aproxima-te da costa pouco a pouco, se vires que ele não está muito confiante. Ele ganhará confiança se o fizerem juntos.

Se o que queres é que ele conheça lugares aquáticos mas não estás convencido com a praia, as piscinas naturais são o teu destino! Neste link podes encontrar as melhores piscinas para cães.

Viajar com cães para as montanhas

Se, por outro lado, fores mais uma pessoa da montanha, o teu cão divertir-se-á igualmente. Casas rurais, bungalows, parques de campismo, autocaravanas… As possibilidades de uma viagem rural com o teu animal de estimação são infinitas. 

Se escolheres este destino, lembre-se que é muito importante que o teu cão esteja desparasitado, pois é muito fácil para ele apanhar uma carraça ou ser mordido por um mosquito. Verifica o seu pelo depois das suas viagens e protege-o com uma coleira ou pipeta desparasitante – a saúde do teu cão vem primeiro!

Aproveita ao máximo os grandes espaços ao ar livre com este guia para acampar com o teu cão. Sabes que muitos cães adoram canoagem?

Dicas a seguir quando se viaja com cães 

Antes de começares a tua aventura de férias deves confirmar que o teu cão está apto para viajar. Leva-o ao veterinário e certifica-te de que está em dia com as suas vacinas e que não tem problemas físicos antes de sair. Se ele precisar de medicação, não te esqueças de a levar contigo na tua viagem.

Se o teu animal de estimação não tiver um microchip, arranja uma placa de identificação onde possas escrever o teu nome e número de telefone no caso de se perder. Se a combinares com o microchip, tanto melhor!

Não te esqueças da tua comida. Nas férias, as pessoas tendem a comer muito fora, mas lembra-te que a comida das pessoas não é a melhor para os cães. Leva a sua alimentação diária separadamente se preferires, para que não tenhas de te preocupar com a quantidade.

Finalmente, a saúde e segurança do teu cão é essencial. Se viajas de carro, leva para ele arneses de segurança aprovados ou as caixas de transporte mais confortáveis. Também não te esqueças dos teus brinquedos preferidos e da sua cama ou cobertor para o fazer sentir em casa…


De que é que preciso para viajar com o meu cão?

Como já mencionámos ao longo desta publicação, é essencial viajares com o registo de vacinação do teu cão. Fazer um seguro, especialmente se o teu animal de estimação for uma PPP, é também uma ideia muito boa, só por precaução.

Coleiras e pipetas antiparasitas, arneses de segurança, caixas de transporte, a sua comida habitual e até o passaporte do teu cão, se decidires viajar de avião, são artigos essenciais na tua aventura de férias. 

Se já decidiste levar o teu animal de estimação contigo nas tuas próximas férias mas não sabes para onde ir, aqui podes obter ideias sobre os melhores destinos para viajar com um cão em Espanha e na Europa, sempre melhor em companhia!


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Verrugas nos gatos

Recolha Solidária de alimentos e bens essenciais para Associações de Proteção Animal

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.