Schnauzer gigante

,

O Schnauzer gigante é um excelente cão de trabalho, muito versátil, inteligente, leal e corajoso. Está incluído no Grupo 2, Seção 1, junto com os Pinscher. Utiliza-se na atualidade como cão de defesa e companhia, mas no início era um cão arrieiro e guardião do gado no sul da Alemanha.

Por volta do ano 1860 foram se distinguindo dentre as massas de mestiços que povoavam as fazendas dos camponeses de Europa os cães tipo Schanuzer e Pinscher que mais para frente deram origem aos Schanuzer Gigantes. Destacavam-se pela sua capacidade de trabalho, a rusticidade e o seu caráter, pois deviam cumprir as suas funções como cães de trabalho com eficácia. Um camponês não mantém um cão se este não cumpre a sua tarefa, tem um caráter afável, convive com a família e não é perigoso para os seus filhos. Esta espécie de “seleção natural” nos deixa um cão sem problemas genéticos de saúde, de caráter equilibrado, dócil e sociável. Primeiro estabeleceu-se o Schanuzer Standard (o médio) e logo se realizaram cruzes com o Dogo Alemão e Boiadeiro da  Flandres para conseguir um maior tamanho. Estes cães grandes cumpriram com a tarefa de acompanhar diligências, cuidar os carros transportadores de cerveja. Só no ano 1910 apareceram os primeiros registos desta nova raça no Pinscher-Schanuzer Club.

Os Schnauzer gigantes são cães muito protetores da família e da propriedade, inteligentes, que podem ser adestrados facilmente para cumprir inúmeras tarefas. Utilizam-se na atualidade como cães de policia, do exército, salvamento, como cão guia, para defesa e ataque. Sempre conservam o seu instinto de receio com os estranhos e são seguros e dominantes, assim que se quiseres que o teu seja um cão sociável deves acostumá-lo desde pequeno a socializar com diferentes pessoas e ter com ele um trato firme e seguro, que fique claro que eres tu quem manda na relação. São animais muito vigorosos e precisam uma boa quantidade de exercício diário para não ficarem inquietos e destruidores. Requerem um corte de pelo periodicamente para manter o corte típico da raça, com o pelo curto, exceto na barba, sobrancelhas e partes posteriores dos membros anteriores e anteriores das patas traseiras.

Aspecto geral do Schnauzer gigante

O aspeto geral é o de um cão grande, vigoroso, mais compacto do que magro, com pelo áspero ou duro. A sua construção é quadrada, a altura desde a parte mais elevada da omoplata corresponde aproximadamente com o comprimento do corpo.

  • Cabeça: Crâneo forte e alongado, a cresta da nuca não deve estar muito marcada. A testa é plana e paralela ao focinho, sem arrugas. O aspecto da cabeça corresponde à força geral do cão.  O stop focinho é reto e termina em forma de cunha truncada. O nariz é sempre preto, com fossas bem desenvolvidas. Mordida em tesoura, com mandíbulas poderosas. Olhos de tamanho médio, ovais, localizado mais para frente, escuros, com expressão vivaz. Pálpebras não penduradas. Orelhas dobradas e caídas, de inserção alta, em forma de V. As bordas internas descansam sobre as bochechas, ambas dirigidas para frente e com a dobradura não mais alta que a altura do crâneo, bem marcada entre as sobrancelhas.
  • Corpo: Pescoço forte, musculoso e arqueado. A pele da garganta é aderente e sem papada. A linha do dorso descende levemente desde a omoplata para trás. Peito moderadamente largo, de corte oval, profundo até os cotovelos. Costas e lombo curtos, fortes e firmes, de aspeto compacto.
  • Rabo: Natural, o objetivo é conseguir que seja em forma de sabre ou de foice.
  • Extremidades: são vigorosas, retas e paralelas vistas de frente e de trás, não muito juntas. Coxas e ombros bem musculosos. Patas curtas e arredondadas, com dedos apertados, almofada plantar grossa e unhas curtas e pretas.
  • Movimento: Elástico, elegante, ágil, livre e com boa cobertura de terreno. Os membros anteriores esticam-se o máximo possível para frente e os posteriores -com bom alcance elástico- dão a propulsão necessária. Dorso, ligamentos e articulações são firmes.
  • Pelo: A pelagem deve ser dura, tipo arame e compacta. Está composto por uma compacta lãzinha interna e por uma camada externa (que nunca pode ser curta demais) de pelos duros e bem grudados ao corpo. O pelo da camada externa é áspero, de comprimento suficiente, como para poder comprovar a sua textura, nem hirsuto nem encaracolado. O pelo nos membros costuma não ser tão duro. Na frente e nas orelhas é curto. Características típicas são, o focinho, a barba, que não devem ser demasiado macia e as sobrancelhas compactas que fazem sombra nos olhos. Existem duas variedades de cor: preto puro e sal e pimenta (esta cor é menos frequente nos gigantes).
  • Altura: entre 60 e 70 cm para machos e fêmeas.
  • Peso: de 35 até 47 kg.
« Anterior

Cães com medo às tempestades

O meu gato urina fora da caixa de areia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.