Airedale terrier

,

O Airedale Terrier é um cão de tamanho grande originário da Inglaterra, da região de Yorkshire. Começou a ser criado na metade do século XIX como cão de caça grossa e várias raças contribuíram com o seu sangue para criar este magnífico cão. O seu corpo é forte e robusto, com uma expressão vivaz e movimentos ágeis. É extrovertido e corajoso, amoroso e seguro. Tal como outros terriers, tem um temperamento forte e é inteligente, teimoso e inquieto, pelo que é recomendável treiná-lo desde cachorro para poder desfrutar de um animal de estimação feliz e bem adaptado. É importante ser firme com ele e fazer longas caminhadas para que possa realizar todo o exercício que a sua personalidade e tamanho precisa.

Aspecto geral do Airedale Terrier

O Airedale Terrier é um cão musculoso, ativo, bastante compacto e o seu corpo completo ajusta-se num quadrado, desde o seu perfil.

  • Cabeça: sem rugas, crânio do mesmo comprimento que o focinho. Stop pouco marcado. O focinho não deve ter forma côncava nem cair demasiado diante dos olhos. Trufa preta. Mandíbulas fortes e poderosas, mordida em tesoura, sem prognatismo. Olhos pequenos, escuros, não proeminentes, com expressão alerta e inteligente. Orelhas com forma de V, portadas lateralmente, com a linha da dobra levemente por cima da do crânio.
  • Corpo: pescoço musculoso, não muito comprido, sem papada. Costas curtas, fortes e retas. Lombo musculoso e curto. Peito profundo, mas não largo. Costelas bem arqueadas.
  •  Rabo: normalmente amputado, quando está ereto deve ter aproximadamente a mesma altura que a cabeça. É de inserção alta e não deve ficar curvado sobre o dorso, quer esteja amputado ou não.
  •  Extremidades musculosas, bem retas e ossudas. Devem estar bem paralelas desde a parte de trás e da frente. Pés pequenos, redondos e compactos, com almofadas grandes e grossas. As patas traseiras são fortes e dão muito impulso ao caminhar.
  •  Pelagem: pelo duro, denso e cerdoso, não demasiado comprido. Apresenta uma capa externa bem dura e compacta e outra interna de pelo mais suave e curto. O pelo encaracolado ou suave é muito indesejável. Cor: com dorso preto ou cinza escuro, tal como a parte superior do pescoço e a parte dorsal do rabo. O restante cor do fogo. São aceites uns poucos pelos brancos no peito. A pelagem desta raça precisa de cortes de pelo periódicos para mantê-lo bem cuidado. Não se devem usar champôs nem amaciadores.
  •  Tamanho: os machos medem entre 58 e 61 cm e as fêmeas, entre 56 e 59 cm até a cernelha.
« Anterior

O meu gato urina fora da caixa de areia

Os repteis têm personalidade?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.