Esta raça é originária do estado de Maine, nos Estados Unidos. É conhecida também pelo nome de Maine Shag. Seria o resultado do cruzamento entre o gato de Angora e gatos ingleses levados pelos primeiro colonos, gatos russos, escandinavos e gatos de granjas norte-americanas de pelo curto.
É um gato grande e robusto preparado para o clima rigoroso desta região dos Estados Unidos. Em 1860 apresentou-se o primeiro exemplar com êxito nas exposições de Boston e Nova York, mas só em 1861 estabeleceu-se um standard. O Maine Coon tem evolucionado muito nos últimos anos, ficou maior, mais alto e mais selvagem.
Aspeto geral do Maine Coon
O Maine Coon tem um tamanho grande, peso de 4 a 10 kg. O seu corpo é musculoso, os seus ossos sólidos. Aspeto de potência e robustez. Pelo longo.
- Defeitos: tamanho pequeno. Cabeça redonda. Perfil reto ou convexo. Nariz com break. Focinho redondo, pontiagudo, beiço proeminente. Orelhas demasiado acampanadas. Olhos amendoados, demasiado oblíquos. Corpo curto, musculoso. Estrutura óssea fina, ligeira. Cauda curta. Camada de igual longitude no corpo todo.
- Cabeça de tamanho média, tipicamente cuneiforme. Testa ligeiramente abaulada. Pómulos altos e proeminentes. Focinho quadrado, nariz longo, queixo firme.
- Orelhas grandes, largas na base, moderadamente pontiagudas, de inserção alta. O interior está bem coberto de pelos longos, finos e horizontais. É desejável a presença de pincéis de lince.
- Olhos grandes, bem separados, ligeiramente ovalados, levemente oblíquos. Todas as cores são reconhecidas.
- Pescoço de longitude média, forte, ligeiramente arqueado.
- Corpo longo, retangular de grande tamanho, estrutura óssea proporcionada. Potente musculatura.
- Patas de longitude média, fortes. Estrutura óssea e musculatura fortes. Patas grandes, redondas. Madeixas interdigitais bem abundantes.
- Cauda longa, larga na base, vai estreitando-se até à ponta, com pelos longos e vaporosos.
- Pelagem: camada adaptada a todas as estações. Denso, sedoso, curto na cabeça e nas patas e mais longo nas costas e flancos. Pelos longos no ventre. É valorizada a presença de uma gorjeira. A penugem é suave, fina, recoberta por uma camada lisa, impermeável. Todas as cores estão permitidas, exceto o chocolate, lilás, canela (cinnamon) e o fawn (pardo claro). Aceitam-se qualquer proporção de branco. As grandes categorias de cores podem classificar-se em: os tabby, os unicor, os tartaruga, os silver, os smoke, os particolor.
Caráter do maine coon
De fato, se há algo que carateriza os gatos maine coon, apesar do seu tamanho e aspeto selvagem, é o seu caráter tranquilo e carinhoso. Não estamos a afirmar que vai ter um “gato cão”, mas é certo que os maine coon gostam de estar junto dos donos.
São sociáveis e adoram brincar, por isso não deve perder a oportunidade de passar algum tempo com eles. Para além disso, o seu caráter tranquilo permite que possam conviver sem problemas com outros gatos ou cães.
Como cuidar de um maine coon
Admita, é fácil apaixonar-se por um gato maine coon. O nosso pequeno leão, apesar de necessitar de alguns cuidados, não é uma das raças em que é necessário investir muito tempo. Podes escová-lo duas ou três vezes por semana com um escovador específico para pêlo longo e assim evita problemas gástricos.
Se há algo que os maine coon também necessitam é de exercício e de uma boa alimentação. Ao ser uma raça de gato tão grande o melhor é que se alimente com comida de grão grande ou dietas cruas, sempre de boa qualidade e em duas ou três tomas diárias. E para evitar que o nosso gato maine coon se converta num Garfield em potência brinque com ele. Faça com que possa caçar os seus brinquedos preferidos e deixe que trabalhe a sua agilidade com estruturas ou passarelas de acordo com o seu tamanho.
Os gatos maine coon são perfeitos para que partilhar a sua vida com eles, tanto se tem família, como se vive sozinho. Disfrute da sua companhia e carinhos únicos. Divida os seus melhores momentos com eles agora que já sabe como cuidar de um maine coon.


