Treinamento com clicker – Parte I

O clicker é uma caixa com uma lâmina metálica no seu interior, que ao pressionar, emite um som parecido a um clique. O clicker associa-se a um prémio que motiva o cão, normalmente comida, mas podem ser brinquedos, carícias, elogios, em soma algo de que o nosso animal de estimação gostar. Se bem o que mais efetivo e rápido é a comida em pedacinho pequenos e fáceis de engolir, porque os brinquedos distraem muito o cão e retardam as repetições dos exercícios.

Definiria o clicker como um instrumento no adestramento, como «O adestramento com estilo» sem pressão, stress, nem nenhuma ação negativa para o animal de estimação, também é chamado de adestramento positivo. É uma variante, talvez a mais efetiva, de todas as técnicas do adestramento em positivo (um sinal que reporta algo bom; sonoro; visual, gestual, no caso do clicker, sonoro). A associação de um clique com um prémio.


O prémio deve ser entregue, no momento em que se realiza o comportamento desejado, aumentando a probabilidade de que o comportamento reforçado se repita. Isto é, o que acontece depois de uma conduta «reforço» facilita que a mesma se repita, se pelo contrário não for reforçado, induzimos a que a mesma conduta se extinga.


O treinamento com clicker supõe construir comportamentos sólidos e fiáveis, aprendidos de uma forma ativa e suscetível de serem mantidas ao longo de toda a vida; uma vez aprendido um comportamento não se esquece. A ação de clicar no momento exato em que se produz a conduta, a reforça consideravelmente, por isso o clique deve-se produzir o menos espalhado possível, ao terminar de produzir a conduta desejada, é o que se chama o timming, o momento exato em que deve produzir-se o clique. É a ponte entre a conduta e a entrega do prémio.

Vamos supor que a certa distância o cão, realiza alguma conduta desejada ou que por exemplo iniciamos o exercício de responder à chamada. Se num primeiro momento, quando chamamos o cão a certa distância ele já nos olha ao ouvir o seu nome ou se orienta na nossa direção, já podemos clicar. Isso nos permite recompensá-lo quando chegar à nossa posição. As vantagens do clicker com relação a outro tipo de sinais, é o seu potente efeito sobre o cão, pela sua claridade e coerência, sempre produz o mesmo tom, sem alterações, sem que influenciem outros fatores, de ruídos, da voz, estados de ânimo nosso ou outro tipo de distrações.

Aprende muito mais sobre o adestramento com estes interessantes artigos

« Anterior

O lar da chinchila

O ouriço como animal de estimação para crianças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.