O coelho como animal de estimação para crianças

O coelho como animal de estimação para crianças: Estás a pensar em introduzir um novo integrante na família, mas ainda não tens a certeza de qual? Além dos nossos amigos os cães e gatos, há muitos outros animais de estimação que podem ser perfeitos companheiros para os nossos filhos e que, além do mais, são ideais para que os mais novos da casa comecem a ter responsabilidades e assumam muitas das tarefas que estes animaizinhos requerem.

Ter um animal de estimação ajudará no desenvolvimento educativo da criança, para aprender valores como o respeito e ter uma maior empatia, entre muitos outros benefícios.

Um dos animais de estimação mais adoráveis e ideais para as crianças são os coelhos. Estes pequenos seres, tenros e adoráveis, podem ser excelentes animais de companhia.

Vantagens dos coelhos

São muitas as vantagens de adquirir um coelho como integrante da família, esses pequenos seres têm a capacidade de transmitir ternura apenas com olhar para eles, além do mais, são carinhosos, adoráveis e adoram mimos e aproximar-se da pessoa que cuida deles.

Outra das qualidades que devemos destacar deles é que são animais muito limpos e, com um pouco de paciência, fáceis de treinar.

Os mais novos da casa podem desfrutar da sua companhia graças a esse caráter amigável e fiel; criarão um vínculo afetivo com eles difícil de quebrar. Além do mais, estes pequenotes são muito versáteis e se adaptam com facilidade às mudanças do seu entorno, assim como a passar períodos de tempo sozinhos em casa.

Como acontece com outros muitos animais de companhia, podemos escolher entre uma grande variedade de raças, idades ou personalidades diferentes, em função das necessidades e do estilo de vida da família.

Cuidados básicos para coelhos

É fundamental dispor de um espaço suficientemente amplo para que consiga movimentar-se com facilidade e ter lugares onde descansar, esconder-se ou brincar. Esse espaço deve estar sempre limpo para que eles se sintam seguros e à vontade, além de saudáveis. Recomendamos uma gaiola o suficientemente ampla como para que consiga movimentar-se dentro dela, com pelo menos meio metro de comprimento.

Uma boa casinha onde dormir, assim como deixá-los correr e brincar livremente para que não se sintam presos, assim poderão explorar o seu entorno, e isso contribuirá para que sejam mais dóceis e sociáveis. Para evitar que possam roer móveis ou fios, recomendamos adquirir um parque para roedores.

Outro dos pontos importante é a sua alimentação; são animais essencialmente herbívoros, portanto a sua comida diária baseia-se em feno, verduras, fruta, algumas ervas frescas e ração especializada para eles. Evidentemente, administrar água fresca, sempre disponível. Garantir uma boa alimentação será essencial para que o nosso pequeno amigo se encontre saudável e viva muitos anos do nosso lado.


Não podemos esquecer que há muito coelhos em adoção na atualidade que estão à espera de encontrar uma nova família que lhes ofereça uma segunda oportunidade.

Uma opção perfeita para que os mais novos da casa tenham um contato inicial com o mundo animal e todo o que implica ter animais de estimação.

Como podes observar o coelho como animal de estimação para crianças é ideal, principalmente se queremos um companheiro tranquilo e de fácil cuidado, ideal como primeiro passo se em um futuro queremos adotar um cão ou um gato.


« Anterior

LaPerm

Quais são as doenças dos pássaros?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.