Cães que não causam alergia

Se estás interessado neste artigo é, de certeza, porque tens alergia aos cães e tens muita vontade de partilhar a vida com um. Mas… será isso possível? Claro que sim! Não só há medidas que podes realizar para reduzir ou controlar esta reação alérgica, mas que também há algumas raças conhecidas como hipoalergénicas que farão com que seja muito mais fácil.

Antes de partilhar contigo as raças de cães que não causam alergias, dá uma olhadela no nosso artigo sobre alergia canina, nele encontrarás a causa desta alteração imunológica, os sintomas que produz e as diferentes soluções. Poderás obter a informação que precisas para resolver todas as tuas dúvidas.

Deves ter em conta que não há evidência científica que certifique que “x” raças são 100% hipoalergénicas, mas sim que há cães que produzem menos alergia que outros.

Quais cães não causam alergia?

As raças hipoalergénicas são apenas aquelas que produzem menos caspa e que soltam menos pelo. As proteínas da caspa são as principais causantes da alergia aos cães e, não o pelo em si. Portanto, na realidade, os alergénios encontram-se na pele dos cães. Estas proteínas também podem encontrar-se na saliva, na urina ou nas glândulas sebáceas.

Que um cão seja considerado hipoalergénico não significa que não possa provocar nenhuma reação (seja em forma de erupção, irritação, espirros ou comichão nos olhos). Os cães que não causam alergia estão dentro desta lista porque segregam menos quantidade de alergénios que outras raças e, portanto, se reduzem os sintomas e as probabilidades de reação.

Geralmente, as raças de cães que perdem menos pelo são as que causam menos alergia, já que não distribuem a descamação da pele pelo ar. Por isso, na lista encontrarás cães sem pelo (cão-pelado-peruano ou o cão de crista chinês), cães que não soltam pelo (Bichon ou Caniche) e outros que, diretamente não produzem caspa (como o Terrier americano sem pelo). Também há alguns que têm o mesmo pH do pelo que os humanos, como o Yorkshire e o Border Collie.

Não te esqueças que, cada pessoa e cada cão é diferente, assim como o grau de intensidade das alergias. É possível que algumas raças das que aparecem a seguir não causem alergia em algumas pessoas, mas sim em outras.

Lista de raças de cães que não causam alergia:

1.      Terrier americano sem pelo

2.      Yorkshire terrier

3.      Bichon maltês

4.      Bichon frise  

5.      Bichon bolonhês

6.      Bichon Havanês

7.      Schnauzer (todos os tamanhos)

8.      Cão d’água espanhol 

9.      Cão d’água irlandês

10.  Cão d’água português

11.  Caniche

12.  Shih Tzu

13.  Galgo italiano ou lebréu

14.  Galgo inglês

15.  Samoiedo

16.  Airedale terrier

17.  Border Collie

18.  Fox terrier de pelo duro

19.  West Highland White terrier

20.  Cão de crista chinês

21.  Basenji

22.  Bedlington terrier

23.  Bearded collie

24.  Cairn terrier

25.  Coton de Tulear

26.  Dandie Dinmont terrier

27.  Kerry blue terrier

28.  Cão-pelado-peruano 

29.  Puli

30.  Sealyham terrier

31.  Spaniel cão d’água irlandês 

32.  Welsh terrier 

33.  Terrier escocês

É MUITO importante manter sempre uma boa higiene tanto em casa como no teu animal de estimação. Uma limpeza exaustiva da casa e escovar e cuidar o pelo do cão diariamente são imprescindíveis para extremar as precauções das pessoas que vivem com cães que não causam alergia.

Se já tens um cão e percebes que estás com alergias dele, não te esqueças que há diferentes soluções. Podes encontrá-las no nosso outro artigo sobre alergia canina.


« Anterior

Cães que pedem atenção com ladridos e choros

Cães que colaboram na conservação do nosso ecossistema

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.