Cães que pedem atenção com ladridos e choros

Os cães sabem perfeitamente como obter a nossa atenção: o ladrido, os choros, o gemido são algumas das maneiras que têm. E funciona, não é mesmo?

Este comportamento quase sempre tem uma reação por nossa parte: nós rimos, e fazemos carícias, falamos com eles, ou inclusive podemos chamar a sua atenção. Todas estas ações reforçam este comportamento.

Em alguns cães esta atitude torna-se um hábito e chega a ser muito desconfortável. Estes cães reclamam porque sabem que irão obter o que querem: a atenção permanente dos seus donos.

Para ter este comportamento sob controlo aqui têm umas ideias que podem ser de grande ajuda:

Ignorar completamente o cão

Não prestar atenção ao cão, fará com que esse comportamento não será reforçado. Isto é mais difícil do que parece porque sorrir ou olhar para o cão já é suficiente atenção para ele.

Se é difícil de ignorar, é melhor afastar-se dele e, no mínimo, dar as costas. Isto é, romper o contato visual com o cão.

Deves ter em conta que os ladridos ou choros podem continuar, mas se ignoras o cão, com o tempo não se verão reforçados e diminuirão.

Não repreender o cão

Ao chamar a atenção e ter contato visual o cão tem o que queria: a atenção do dono.

Se deves prestar atenção, primeiro que se sente

Em ocasiões, não é possível ignorar o cão que chora ou ladra, como por exemplo quando é momento de sair. No lugar de ir onde o cão estiver, dá o comando de sentar ou deitar e recompensa o teu cão por isso. Desta forma não se premia a conduta de atenção e sim o comando que ele obedeceu.

Premiar o comportamento tranquilo

Deves estar atento quando o cão não está a chorar ou ladrar para recompensar com afeto esse comportamento. O cão entenderá com o tempo que quando não ladra, chora ou geme tem a atenção que quer.

Fazer um barulho forte

Às vezes o cão não parar de ladrar e podes perder a paciência.  Uma dica que pode ser aplicada é realizar um som forte como uma palmada, ou deixar cair algum objeto, para que o cão se sobressalte durante uns instantes e poder premiar esse momento de silêncio.

Construir uma ação alternativa

Em situações nas que é provável que o cão se comporte desta maneira, é melhor proporcionar uma opção alternativa.

Por exemplo, se o cão chora quando o dono está a falar por telefone ou com outra pessoa na rua, podes dar nesses momentos o seu mordedor favorito antes que comece a ladrar para que fique entretido. Desta forma poderás premiá-lo por ter uma conduta tranquila.

Tens um cão que demanda demasiada atenção que ladra e chora muito? Em quais situações se comporta desse jeito?


« Anterior

Pessoas com alergia aos animais de estimação

Cães que não causam alergia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.