Caspa em cães

A caspa, também conhecida como seborreia, pode ser um sintoma de falta de nutrientes e/ou condições cutâneas e a causa de manchas brancas no pelo. Também pode causar comichão irritante no teu animal de estimação. Neste artigo dizemos-te como combatê-la.

O que é a caspa e como é que ela afeta os cães?

A caspa é uma condição que provoca a descamação da pele no couro cabeludo. Como resultado, soltam-se pequenas manchas de pele seca e de cor esbranquiçada.

Os cães, tal como os humanos, também podem sofrer de caspa, com a diferença de que, devido à quantidade de pelo, é normalmente mais irritante para eles. Como mencionado acima, o aparecimento da caspa nos cães pode ser o resultado de problemas de pele, parasitas ou comida de má qualidade. Por este motivo, é muito importante saber como detetá-la e tratá-la corretamente.

Vamos agora analisar as formas como a caspa pode aparecer e como remover a caspa em cães utilizando diferentes tratamentos.

O meu cão tem caspa e crostas

Ocasionalmente, podem aparecer bolhas na pele do nosso cão e depois rebentar e transformar-se em crostas. Isto significa que está presente algum tipo de infeção. As infeções podem ser fúngicas e bacterianas. Quando um cão tem um problema como este, é necessário levá-lo ao veterinário para descobrir exatamente o que está errado e ser capaz de o tratar. Existem tipos de dermatite que causam irritação da pele e esta irritação provoca comichão, sarna e ardor, entre outros sintomas.

O meu cão tem caspa no lombo

A caspa tende a aparecer na cara, nos flancos e no lombo. Nesta última área, estão presentes mais glândulas sebáceas, pelo que a seborreia é mais prevalecente. Uma das causas mais comuns deste tipo de caspa em cães é a falta de nutrientes ou uma dieta de má qualidade.

O meu cão tem caspa e o seu pelo está a cair.

O pelo é muitas vezes um indicador muito revelador da saúde de um cão, pelo que a sua queda pode ser um motivo de preocupação. Embora seja comum o pelo dos cães cair todos os anos, principalmente na primavera, quando isso acontece com demasiada frequência e fora da época de queda, é provável que o cão esteja a sofrer de algo que está a prejudicar a sua saúde, por exemplo, a presença de ácaros. 

O meu cão tem caspa e cheira mal

Se o teu cão tiver caspa e também emitir um odor desagradável, pode haver uma falta de cuidados. Demasiado (ou muito pouco) banho ou utilização de produtos de higiene humana pode ser a causa. É essencial que utilizes sempre produtos específicos para cães, tais como champôs, para evitar alterar o seu pH ou danificar a sua pele. Por outro lado, o tempo seco também pode desempenhar um papel no odor, uma vez que remove a humidade natural da derme canina, especialmente em alturas específicas do ano. 

O meu cão tem caspa e coça-se muito.

A caspa em cães também pode surgir de infestação parasitária. Os ácaros e piolhos vivem no pelo e irritam a pele dos cães, levando ao coçar excessivo e à seborreia. Estes parasitas, especificamente os ácaros cheyletiella (mais conhecidos como caspa ambulante) provocam a descamação da pele, resultando em caspa, prurido e, como mencionado acima, queda de pelo.

Caspa em cachorros

Deve ser dada especial atenção à caspa em cachorros com menos de três meses de idade, porque pode ser Cheyletiella. Neste caso, as escamas encontram-se principalmente no pescoço e no lombo. É comichoso e contagioso, mesmo para os humanos. É recomendada uma visita ao veterinário para desinfetar e desparasitar o seu cachorro.

Como remover a caspa de um cão?

Embora seja sempre melhor levar os nossos animais de estimação ao veterinário para encontrar o tratamento adequado, aqui estão algumas recomendações para eliminar a caspa no nosso cão:

  • Dá ao teu cão uma dieta saudável e equilibrada. Isto assegurará um pelo e pele saudáveis. Recomendamos a alimentação com ácidos gordos ómega 3, uma vez que oferecem grandes benefícios para a pele.
  • Escova regularmente o teu cão: escovar ajuda a remover tanto o pelo derramado como as escamas de pele morta.
  • Ao dares banho ao teu cão, utiliza champôs suaves e hidratantes, de preferência os formulados para pele seca. Uma vez limpo, certifica-te de que o champô está bem enxaguado, pois os resíduos podem causar pele seca.

Tratamento contra a caspa para cães

Idealmente, deveríamos levar o nosso cão ao veterinário para que ele possa recomendar o melhor tratamento depois de termos estudado o tipo de caspa que ele tem ou porque é causada. No entanto, recomendamos uma série de produtos que podes utilizar para combater a caspa em casa:

  • Champô anticaspa para cães Trixie odor neutro Champô anticaspa que não só elimina a caspa, como também impede o seu reaparecimento. Ideal para cães de todas as raças. Com um cheiro neutro, proporciona brilho e suavidade e é fácil de pentear.
  • Pulverizador Artero Balsam Spray anticomichão: Ideal para pele seca e irritada. Feito com rosa mosqueta, aloé vera e camomila, elimina a vermelhidão e a descamação da pele graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. 

  • Advance condroprotetor dermatológico: Este suplemento alimentar é rico em ácidos gordos omega-3 e 6 para manter a barreira natural da pele do seu cão e reduzir os sinais de dermatite e inflamação.

Em resumo: Embora a caspa nos cães seja geralmente comum, se apesar de seguires todas estas instruções notar que o teu cão ainda a tem, não hesites em levá-lo ao veterinário caso possa ser uma alteração hormonal ou outras causas. A opinião dos profissionais é essencial para garantir a saúde do nosso amigo peludo. 

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Celebrar o Dia Mundial do Cão

Cortes de pelo para Yorkshire

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.