Como criar o teu próprio formigueiro em casa de forma simples?

O curioso e desconhecido mundo das formigas

Se alguma vez pensaste em criar o teu próprio formigueiro em casa de forma simples, neste artigo te daremos algumas pautas importantes para consegui-lo. As formigas são insetos que chamam muito a atenção pelos seus hábitos e a sua forma de vida. São seres muito meticulosos e inteligentes, assim, por exemplo, as operárias dedicam-se em corpo e alma a manter a sua colónia e, acima de tudo, a sua rainha.

Além do mais, vê-las criar os seus túneis e como realizam as suas tarefas tem sido sempre motivo de muita curiosidade para os interessados pela entomologia. 

Em que tipo de recipiente é possível criar o teu próprio formigueiro em casa de forma simples?

É essencial escolher uma boa base para o teu formigueiro.

Para começar com este experimento, o primeiro e mais importante é ter um recipiente adequado, nele poderás garantir à colónia uma higiene adequada e as condições de humidade necessárias para sobreviver. 

Há kits de iniciação bastante simples, mas na verdade, há bastantes opções e o ideal é dedicar um tempo e ler bastante antes de escolher um formigueiro. Se decidires usar um recipiente caseiro, o melhor é escolher um que seja de vidro. Deves limpá-lo muito bem antes de começar a utilizá-lo. Além do mais, se for reciclado, recorda eliminar todas as etiquetas ou inscrições que possa ter.

Áreas no formigueiro 

Uma segunda zona muito importante na tua colónia

Além do formigueiro, terás de habilitar uma zona de forrageio, um segundo espaço que terás de conectar com o formigueiro caseiro. Neste lugar é onde as formigas procurarão o seu alimento, além de eliminar os resíduos e exercitar-se, o que resulta essencial para o seu bem-estar.

Quais tipos de formigueiros há? 

Há uma variedade bastante ampla de formigueiros, sejam caseiros como prefabricados. Os materiais com os quais costumam estar elaborados são:  

  • Gel 
  • Gesso  
  • Cortiça  
  • Acrílico 
  • Plástico 

Há formigueiros nos quais podes deitar terra e humedecê-la, assim verás o processo desde o início. As formigas farão todo o trabalho elas sozinhas, é muito interessante e curioso!

Como fazer um formigueiro caseiro? 

Escolher o melhor substrato 

Podes usar terra do teu próprio jardim, mas comprova minuciosamente que está livre de restos de orgânicos (restos de comida ou de algum animal ou outro inseto vivo) ou inorgânicos (ponta de cigarro, vidros, plásticos, etc.)  que possam estragar tudo. O ponto importante: deve estar humedecida (cuidado com o excesso de água, as formigas poderiam afogar-se) e conter algumas pedrinhas. 

Também tens outras opções: adquirir terra em um viveiro que não contenha fertilizante e que não seja composto. 

Depois, mistura duas partes de terra com uma de areia e deita tudo no recipiente que tenhas escolhido como formigueiro. Neste ponto deves procurar: 

  1. Que a mistura de terra não fique grudada/aderida nas paredes (se isto acontecer, é porque está demasiado húmida e deverás retirá-la até se secar). 
  2. Para que as formigas possam movimentar-se com facilidade, não deveria estar muito compacta. 

Controla sempre os níveis de oxigénio 

Deves esperar antes de colocar a tua colónia de formigas na sua nova casa. Para garantir uma boa oxigenação, mas evitar que fujam, deves ser criativo. Nunca fechar o recipiente por completo pois morrerão!  

Algumas pautas para fazer o teu próprio formigueiro: 

  1. Deixa uns 3 centímetros livres de terra antes da borda do recipiente, assim complicarás que as tuas formigas planejem fugir. 
  2. Passa algum óleo mineral na borda, mas cuidado para não cair na terra. 
  3. Se o formigueiro que utilizares não tiver orifícios na tampa, podes fazê-lo, mas deves ter a certeza que as formigas não conseguirão fugir. Coloca papel entre essa tampa e os furos e perfura com a pontinha de um alfinete.

Se fizeres isso tudo, estarás a garantir o aporte correto de oxigénio para que um correto desenvolvimento e uma vida feliz. 

Onde conseguir as formigas?

O melhor é adquirir um kit de formigas

Para começar, o primeiro que precisas é uma formiga rainha. Se quiseres conseguir uma no teu jardim ou no parque, será realmente complicado, portanto, esta ideia não é a mais recomendável. Isto acontece porque as rainhas quase nunca abandonam o interior do formigueiro, elas estão sempre no lugar mais profundo e escuro com as crias e dirigem o funcionamento da sua colónia. Apenas poderás vê-las fora no voo nupcial, no período de acasalamento, e capturar uma significaria o fim do seu formigueiro, pois sem a sua rainha todas as demais formigas acabariam por morrer. Não o faças!

Hoje em dia, há no mercado kits com formigas, que incluem tudo o necessário para começar com esta aventura, que temos a certeza vais adorar desde o primeiro momento em que comecem a trabalhar e organizar-se de forma meticulosa. A nossa natureza é tão sábia!

De que forma devo colocar as formigas no formigueiro? 

É muito simples, já verás, pois os kits de formigas vêm em tubos de ensaios que incluem água, um algodão de separação, sementes e uma pequena colónia com a rainha, as operárias e uma ou duas formigas soldado. Apenas tens de retirar a tampa e colocá-lo sobre a zona de forragem para que elas decidam quando querem mudar-se ao seu novo lar. 

Como falamos anteriormente a rainha estará na zona mais escura e escondida do lugar, deves tentar facilitar um pouco a tarefa, o ideal é baixar a luz do quarto onde as colocares, para que se sinta o mais confortável possível. 

Ter formigas em casa: Como devo cuidá-las 

Chegou a hora de cuidar do teu novo formigueiro. Apenas tens de ter em conta alguns pontos importantes para ter as tuas inquilinas felizes e saudáveis. 

Como se alimentam as formigas 

A alimentação das formigas dependerá do tamanho do formigueiro, o número de insetos que contenha e o tipo de formigas. As formigas são onívoras, mas algumas são formigas de mel, outras alimentam-se de insetos, frutas ou sementes. Sempre deves pôr o alimento ideal para a espécie na zona de forrageio. Tenta não colocar comida em excesso para que não apodreça.  

A água é essencial, não pode faltar 

As formigas obtêm a maior parte da sua hidratação dos alimentos. Mas poderias precisar reforçá-la para evitar que se desidratem e morram. O melhor é que não deites diretamente a água na terra, pois poderiam morrer afogadas. O nosso conselho é molhar um algodão em água e mudar a cada dois ou três dias. 

Limpeza da colónia 

Tens que manter a zona superior, a de forrageio, mas não toques nunca o interior do formigueiro. Elas retirarão sozinhas os resíduos, os restos de comida e inclusive os cadáveres. 

Qual é o melhor lugar para colocar o formigueiro caseiro? 

Na natureza, como já sabes, as colónias de formigas são construídas de forma subterrânea, isto é, preferem um ambiente escuro. Não te recomendamos colocar o formigueiro perto de uma janela nem uma lâmpada, melhor em uma zona mais escura.  Além disso, o melhor é não as mexer de um lado para outro, pois poderias originar derrames nos seus túneis e muitas morreriam. 

Agora já estás mais preparado/a para fazer o teu próprio formigueiro em casa de forma simples. O que achas?

E se quiseres saber mais sobre os animais, como por exemplo o que fazer com a hipotermia nos répteis, visita o nosso blog!

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Animais de estimação exóticos: qual é o melhor?

Como cuidar do Mini Pinscher?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.