Como cuidar do Mini Pinscher?

Aqui aprenderás todos os cuidados e as caraterísticas do Mini Pinscher. Este pequeno valente e aventureiro roubará o teu coração desde o primeiro dia. Queres conhecê-lo melhor? Vamos partilhar tudo contigo!

Denominação:  Miniature Pinscher  
Procedência:  Alemanha
Tamanho:  Pequeno
Expectativa de vida:  + 15 anos
Peso:  4-6 kg
Tipo de pelo:  Curto, brilhante
Caráter:  Obediente, temperamento forte, alegre
Cores:  Vermelho ou preto e castanho  
Altura:  25-30 cm
Classificação geral:  Raças de cães pequenos
Classificação AKC:  Grupo 5: Toy (cães de companhia e toys)
Classificação segundo FCI:  Grupo 2: Cães tipo pinscher e schnauzer  

Procedência desta antiga raça  

Há referências da raça desde o século XVIII e parece ser que surgiu após o cruzamento de galgos italianos com teckels. Os primeiros tinham boa vista e eram muito ágeis e os segundos tinha um ótimo olfato para a caça.  

Estes cãezinhos, controlavam as pragas de ratos e ficaram muito famosos entre as damas e os senhores da alta sociedade, entre os quais era conhecido pelo curioso nome de “pinscher vermelho”, pelo seu parecido com os cães cervos vermelhos das florestas da Baviera.

Após algum tempo começou a ser chamado de Terrier alemão anão e se tornou uma raça muito popular fora la Alemanha, nos Estados Unidos e no Reino Unido.  

Na segunda guerra mundial, apesar de que muitos destes cãezinhos terem desaparecido, também conseguiram ficar conhecidos no restante do mundo.  

Como é o caráter do mini pinscher?  

Se gostavas de adotar um destes pequenos aventureiros ou se já tens um em casa, é importante conhecer melhor como é o seu caráter:  

Observador e ativo, é considerado um animalzinho muito valente e podes ter a certeza de que sempre estará disposto a passear, brincar, correr e saltar. Além do mais, é um cãozinho curioso, que gosta de ver e ouvir.

Costuma ser muito carinhoso com a sua família, pela que demostrará devoção absoluta, e, no geral, é muito obediente.

Apesar do seu diminuto corpo, e de não ser um cão de proteção, é um guardião dos melhores, esforça-se muito e alertará de qualquer presença estranha ao redor da casa, demostrando a sua valentia com inúmeros latidos.

Como não é consciente do seu tamanho, não duvidará em se enfrentar na rua outros grandalhões, portanto deves ter muito cuidado, porque esta diminuta fera não tem medo algum.

Mesmo que seja dominante e possessivo, não te preocupes se convives com mais animais, porque no final conseguirás que se deem bem, se fizeres as apresentações entre eles de forma gradual.

O mini pinscher precisa se sentir amado e pedirá constantemente que demostres o teu amor por ele, por isso, viverá melhor com crianças que não sejam demasiado jovens, porque também é um animal que demanda tranquilidade e não gosta de stress.

Manter o teu melhor amigo alegre e com energia  

Tem a vantagem de que se adaptada muito bem a tudo. Portanto, será muito feliz no campo ou na cidade, mas tens de saber que não gosta nada de ficar ao ar livre quando faz muito frio, pois este cãozinho é muito sensível às baixas temperaturas, mas se colocares um agasalho ficará muito contente.

Quais cuidados devo ter com o mini Pinscher? 

Desde o primeiro momento em que chegar o nosso cachorro em casa, deves acostumá-lo com uma rotina de higiene e começar com os seus primeiros banhos uma vez que tiver todas as vacinas e começar a passear na rua.

Com um banho mensal e um par de escovagens por semana, exceto na época da muda que terás de fazê-lo com mais frequência, conseguirás uma pelagem deslumbrante e será o centro de todos os olhares no parque.

Na hora do banho, é muito importante ter especial cuidado com a zona das orelhas, para evitar que entre água e ter otite, pois eles passam um mau bocado quando têm problemas deste tipo.

Recomendamos ter cuidado com as unhas, já que às vezes não as desgastam o suficiente e precisará, de vez em quando, uma manicure para mantê-las em perfeito estado.


Quais são os melhores brinquedos para o mini Pinscher? 

Como é um cão muito inteligente, poderás desafiá-lo e desfrutará com as brincadeiras de inteligência:


Este pequenote é muito ativo e tem muita vitalidade. Adora correr para cima e para baixo e saltar por todos os sítios.  Deves ter em conta que adora brincar com todo o que lhe arremesses, o que ajudará para mantê-lo entretido e assim queimar o excesso de energia.


E se quiseres saber mais sobre como escolher o melhor brinquedo para o teu cão clica aqui.

O que come o mini Pinscher e qual é a melhor alimentação para esta raça?

Na hora de escolher a dieta do teu melhor amigo deves ter em conta a idade e o seu estado fisiológico. Deves encontrar um alimento completo que satisfaça todas as suas necessidades.

Se tens um cachorro, recomendamos adquirir uma comida específica que ajude no desenvolvimento e mantê-la até os 12 meses de vida.

Quando for adulto, escolhe em função da sua necessidade, por exemplo, se o teu pinscher está esterilizado, deverás oferecer uma ração específica.

Quando atingir a etapa sénior, encontrarás uma ampla gama de produtos e também dietas de todos os tipos, por se tiver alguma patologia própria da sua idade.

Este pequeno cão, tem predisposição a ganhar uns quilinhos extras, por isso é muito importante controlar a sua alimentação para evitar problemas derivados como, por exemplo, articulares ou cardíacos.

Já sabes que o ponto fraco de todos os cães de tamanho miniatura é o problema de acumular tártaro nos seus dentes, portanto recomendamos usar produtos que ajudem na correta manutenção da saúde oral desde cachorro.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Como criar o teu próprio formigueiro em casa de forma simples?

Como alimentar as tuas formigas adequadamente

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.