Como deve ser a gaiola do meu rato?

Os ratos estão a ganhar popularidade, assim como outros roedores, porque são simpáticos, ocupam pouco espaço, não precisam sair para passear na rua e demandam menos cuidados do que cães e gatos. Têm a vantagem de serem muito espertos, já que podem ser treinados para realizar alguns truques e responder pelo seu nome; são muito carinhosos e precisam que os retires da gaiola e que brinques com eles pelo menos uma hora por dia. Como são naturalmente animais sociáveis, é melhor que convivam em grupos de pelos menos dois do mesmo sexo, assim podem interagir sem se reproduzirem.

Para hospedá-los precisam de uma gaiola para ratos grandes de arame. Também serve um aquário de vidro, que tem a vantagem de ser mais fácil de limpar, mas não tem uma boa ventilação. As gaiolas para furões são muito apropriados, pois têm vários níveis e plataformas, onde os ratos podem escalar e se entreter, e são suficientemente grandes para que não lhes falte exercício.

Cuidado para que o chão não seja de arame, já que costuma ser associado com lesões e infeções nos pés (assim como com outros roedores). Algumas gaiolas têm uma bandeja plástica removível na parte inferior que permite uma limpeza adequada. Se o piso for de arame, podes colocar uma placa de melamina cobrindo-o, que pode ser desinfetada bem e trocada quando se danificar com o tempo. Se puderes, consegue uma gaiola com grades horizontais para que possa escalar pelas paredes.

Quais acessórios deve ter uma gaiola para ratos?

Os ratos são muito curiosos e inteligentes, por isso precisam ter um ambiente rico em estímulos, que seja interessante e alegre. Podes conseguir isso ao colocar brinquedos para roedores, para pássaros (que forem resistentes) ou gatos, na medida do possível, coisas que convidem para serem descobertas. Também é bom colocar túneis, covas, caixas, pedaços de tecidos, redes, escadas, estantes e tudo o que a tua imaginação ditar. É divertido “redecorar” e trocar os brinquedos da gaiola de tempos em tempos para manter ativo o interesse. Já vais ver como também te entreténs ao fazer isso e ao ver o teu animal de estimação aproveitar. À medida em que passares mais tempo a observar o teu rato, vais perceber do que ele gosta mais.

Como acessórios para a gaiola vais precisar uma garrafa com goteira para que a água esteja limpa e fresca a todo momento. Os pratos para a água não são uma boa alternativa, pois prontamente os sujam e derramam o seu conteúdo. Para a comida, o melhor é um recipiente pequeno, para que não possam entrar dentro e sujá-lo, e de um material resistente aos seus poderosos dentes. Os de cerâmica são uma boa opção, já que não podem roê-los e não são virados com facilidade, pois são pesados. Na gaiola para ratos também deves colocar uma casinha para dormir, que pode ser de cartão, de madeira, de PVC ou de qualquer material atóxico. Podes encontrar uma grande variedade em Tiendanimal. Como material para o ninho, é apropriado o papel de guardanapos ou lenços que os ratos podem rasgar em pedaços pequenos. Alguns ratos aproveitam muito as rodas de exercícios, que devem medir não menos do que 23 cm de diâmetro.

Qual é o melhor leito para as gaiolas de ratos?

Como substrato convém evitar os de cedro ou de pinho, pois podem conter toxinas que causam problemas no fígado a longo prazo. No seu lugar podes usar substratos alternativos, como leitos de outras madeiras como álamo, cartão picado, papel sem tinta, em alguns locais consegues substrato no formato de pellets feitos com feno de trigo ou com papel, que são muito absorventes. Em alguns países, estão a ser elaborados com papel de jornal ou cartão reciclado, que são uma alternativa ecológica aos substratos de madeira. Qualquer que for o material que escolheres, coloca uma quantidade na gaiola para ratos, que cubra 3 cm de altura aproximadamente. Os ratos no geral usam um canto determinado como banheiro, assim podes retirar essa parte diariamente e trocar o substrato restante a cada 5 ou 7 dias.

Uma vez por semana, lembra de higienizar toda a gaiola, os acessórios e brinquedos. Usa um produto desinfetante que não seja tóxico, como os que vendem especialmente para roedores e sempre usa abundante água para retirar qualquer resto de detergente. A limpeza é uma das melhores formas de precaução para ter o nosso animal de estimação saudável.

Se bem são animais noturnos, os ratos podem se acostumar a ficar mais ativos durante o dia. Consegues isso se brincares muito com eles desde pequenos, se os alimentares e se os retirares da gaiola para explorar. Coloca a gaiola para ratos em algum local da casa livre de correntes de ar e que não receba luz direta do sol. Se tiverem um cão ou gato, não deixes que se aproximem enquanto não estiveres presente para evitar acidentes. Com o tempo e com algumas precauções, poderás conseguir que convivam e até que sejam amigos, mas para que isso seja possível não deves deixar que o rato se assuste com ele e que já não sinta confiança.


« Anterior

Os melhores produtos para o teu cachorro

O meu Gato não urina

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.