Como escolher a jaula adequada para a minha chinchila?

,

No nosso artigo anterior falamos um pouco sobre o alojamento ideal para a nossa chinchila.  Neste, vamos falar sobre alguns tipos de jaula ou alojamentos que existem no mercado (e se fores habilidoso podes fabricá-lo tu mesmo).

Tipos de jaulas ou alojamentos.

Quartos (não jaulas) para chinchilas:  Há pessoas apaixonadas pelas chinchilas que têm quartos inteiros para elas; não se trata de quartos ou lares habilitados para pessoas e chinchilas, mas realmente de uma casa pequena exclusivamente para chinchilas. Para quem tiver suficiente espaço, esta alternativa não significa nenhum problema.

Jaulas de grades:  Este é o tipo mais comum de jaula para chinchilas. Estão feitas de grades de metal com espaços entre elas de aproximadamente 3 cm.  São ideais para chinchilas adultas, mas não para crias, já que ao nascer, são tão ativas que poderiam sair por esses espaços, por tanto devemos prevenir colocando uma malha ou escolhendo jaulas que tenham como máximo, entre grade e grade, 2 cm de espaço. Este tipo de jaula pode ser dividida em dois tipos, basicamente:

1.  Jaula com fundo de grades

É uma jaula muito higiénica, já que as fezes e os restos de resíduos passam para uma bandeja através de uma grade na parte inferior da jaula. Também é bastante fácil de limpar e manter já que, ao não entrar em contato com a chichila, podemos colocar e retirar papel jornal quando for necessário.

Os inconvenientes deste tipo de jaula são vários, entre eles, que as patinhas se ressecam mais rápido, e que têm dificuldade para aceder às suas fezes (assim como muitos roedores, as chinchilas são criaturas coprófagas que precisam ingerir alguns dos seus próprios resíduos para recuperar os nutrientes e vitaminas que precisam).

2.  Jaula de grade com fundo de plástico. 

Este tipo de jaula é a mais segura para uma chinchila, incluídos os seus bebés. No geral, a abertura entre as suas grades é ideal. A desvantagem é que é mais difícil de limpar e de manter, mas muitas jaulas desmontam-se facilmente.

Jaulas de madeira feitas em casa:  Algumas pessoas preferem desenhar em madeira a sua própria casa para as chinchilas. Se fores habilidoso ou quiseres que a jaula combine com a tua sala e não tenhas que estar a limpar a cada momento, sem dúvida alguma as gavetas de madeira são a melhor opção.

Geralmente estarão cobertas de melamina para evitar que as chinchilas as roam. Contudo, antes de tentar construí-la investiga a fundo as madeiras seguras para a tua chinchila, que sejam naturais e sob nenhum circunstancia utilizar um aquário de vidro para elas, a falta de transpiração dos cristais e a humidade podem ocasionar sérios problemas de saúde.

Onde é preferível situar o alojamento para a minha chinchila? No interior ou no exterior?

Não colocar no exterior os alojamentos das chinchilas, a não ser que tenhas algum tipo de sistema que regule a temperatura. Uma chinchila no exterior é mais propensa a predadores, o stress e as mudanças do clima; sem falar da possibilidade de fugir (são muito inteligentes). Além do mais, se quisermos realmente socializar e interagir com a nossa chinchila, é melhor tê-la dentro de casa, em um lugar tranquilo e acompanhada de um bom entorno familiar.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O cuidado de camaleões

Os peixes mais raros do mundo

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.