Como manter a pelagem do Golden Retriever

,

Esta raça não precisa de um corte de pelo especial, mas é necessário aparar para ficar em todo o seu esplendor. Os cuidados para o pelo do Golden Retriever que te oferecemos neste post servem também para outras raças de pelagem similar, como o Terra-Nova, o Pastor-Belga ou os Setters.

A alimentação dos Golden Retriever

Antes de explicar o cuidado específico do pelo do Golden Retriever, devemos recordar que para que um cão tenha uma pelagem esplêndida deve receber uma alimentação de boa qualidade. Isto é muito mais importante que comprar produtos de beleza dispendiosos. Se o alimento é mau, a pelagem ficará fraca e sem brilho.

Como tenho de escovar o meu Golden Retriever?

É necessário escovar o Golden com regularidade para mantê-lo sem nós e remover o pelo morto. O pelo grosso e semi-longo não costuma formar grandes nós, mas há que prestar atenção por trás das orelhas, coxas e axilas, onde se pode emaranhar um pouco mais. A escovagem deve ser feita uma vez por semana desde a cabeça até a ponta da cauda, usando uma carda de cerdas metálicas.

Nas zonas de pelo mais comprido, é preciso levantar o pelo com uma mão enquanto com a outra escova-se a camada profunda de cima para baixo, avançando e tomando parte do pelo levantado. Com esta técnica simples consegue-se eliminar boa parte do pelo morto e a pelagem do teu Golden Retriever fica mais limpa e brilhante.

Como posso dar banho ao meu Golden Retriever?

Para os Golden Retrievers, a frequência do banho recomendada é uma vez por mês. Podes usar um champô neutro para cães ou um para realçar a cor loira ou dourada. É também conveniente aplicar depois um amaciador que forneça brilho e facilite a escovagem. Entre os banhos, podem usar-se perfumes para cães e desfrutar das delicadas fragrâncias todos os dias.

Como devo cortar o pelo do meu Golden Retriever?

Tal como dissemos no início, a pelagem do Golden Retriever não precisa de um corte especial, mas existem algumas dicas e acessórios para ficar sempre espetacular. Nos cães de pelagem muito abundante, convém reduzir um bocado para ficar melhor. Com o cão quieto, corta cuidadosamente os pelos que se sobressaem entre os dedos dos pés e mãos com umas tesouras sem ponta para dar um aspecto bem arredondado.

Pode-se também levantar a cauda e cortar o pelo pendurado, dando uma forma curva, descendo o nível para a ponta da cauda. Se o pelo atrás das coxas for demasiado abundante e sobressai do perfil da pata, podes tirar o excesso com uma tesoura dentada. Tem cuidado se a pelagem é dourada escura, já que se cortares demais não ficará bem; é melhor remover apenas os pelos cor creme que estão por baixo.

A pelagem é um fiel reflexo do estado de saúde de um cão. Por isso, salientamos a importância da alimentação, do exercício e da desparasitação periódica. Desta forma o teu animal de estimação ficará sempre saudável e feliz.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os peixes no lago de jardim

Como são as pulgas?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.