Corte de pelo para a lulu da pomerânia

Ninguém consegue resistir ao aspecto de urso de peluche desta raça de cão. O seu pelo comprido e fofo dá-lhe um aspecto muito característico e amigável. Portanto, compreendemos que está preocupado em encontrar o melhor corte de cabelo para lulu da pomerânia que não só cuida da sua aparência física, mas também satisfaz as suas necessidades de saúde. 

Esta raça é classificada dentro do Spitz, um grupo de raças de cães originários da Alemanha e que se caracterizam pelo seu pelo. Têm uma camada dupla: a primeira demão protege-os do frio e o seu comprimento varia em função da temperatura exterior, a segunda demão é a que podemos ver a olho nu, mais comprida e mais fofa. Os Spitz têm orelhas pequenas e pontiagudas para evitar a perda de calor e as suas caudas formam um pequeno arco ascendente que termina na parte de trás. 

O pelo da lulu da pomerânia pode ser cortado?

Como podem ver, toda a sua fisionomia está concebida para adaptar-se a temperaturas extremas e, para que tudo funcione corretamente no seu organismo, devemos assegurar que o pelo cumpre as funções para as quais foi concebido. Isto significa que não se pode cortar o pelo da lulu da pomerânia? Não! Mas devemos fazê-lo moderadamente e com cautela, conhecendo as suas necessidades, em vez de sermos guiados apenas pela estética. 

Nunca devemos chegar ao ponto de cortar o subpelo. No Inverno, o subpelo é mais comprido, pelo que podemos não conseguir cortar a pelagem da lulu da pomerânia, ou podemos ter de o fazer com muito cuidado. No Verão, o comprimento do subpelo é reduzido, para que a camada superior possa ser cortada mais livremente. Podemos arredondar as pontas e arrumar as orelhas, patas, almofadas e ânus, aumentando o conforto e a higiene. 

Cortes de cabelo mais comuns para um Lulu da pomerânia

Há muitos cortes de pelo para cães Spitz-alemão-anão, mas nem todos são recomendados. A melhor opção é adaptar o corte de cabelo em função do estado de saúde do pelo. Se cortarmos demasiado uma pelagem saudável, podemos aumentar o risco de alopecia, por exemplo. Se o seu pelame já estiver danificado, podemos encontrar um corte de pelo que lhe convém esteticamente. 

Corte de pelo de leão para cães Spitz-alemão-anão 

Verá muitos lulu da pomerânia com cortes de pelo de leão, especialmente nas redes sociais. O estilo leão envolve rapar o pelo por todo o corpo, deixando as áreas da cabeça e da cauda mais compridas. No entanto, este tipo de corte requer a depilação de quase todo o corpo, pelo que não é de todo recomendado para o animal.

Corte de pelo à moda do boo para cães lulu da pomerânia

O corte de pelo à moda do boo para cães lulu da pomerânia, embora popular entre os amantes desta raça, é uma solução cosmética para um problema com a pele do animal. Um Spitz-alemao-anão chamado Boo, afetado pela doença de pele negra (BSD), foi o primeiro a receber este corte, que consiste em raspar o pelo para dar-lhe uma aparência arredondada em todo o corpo. No entanto, não é um corte recomendado para cães, que sejam ou não afetados pelo BSD. Para este problema de pele existem tratamentos, tais como a ozonoterapia, que podem ajudar à recuperação.

Um lulu da pomerânia pode ser barbeado?

Não é raro ter dúvidas sobre se um lulu da pomerânia pode ou não ser barbeado. Como já salientámos, trata-se de uma raça de cão Spitz, que se destaca por parecer uma “bola de pelo”, o que significa que o tempo de preparação que temos de passar com o cão é bastante extenso. Lavar e escovar regularmente esta raça de cão consome bastante tempo, mas vale a pena mantê-lo saudável e lustroso. 

Quando rapamos um cão com dupla pelagem, estamos a remover tanto a segunda como a primeira camada de pelo. Isto pode danificar os seus folículos capilares e o seu pelame pode não voltar a crescer em certas áreas ou pode voltar a crescer num padrão irregular. A decisão de rapar esta raça de cão pode alterar a aparência do seu pelo para toda a vida, e pode mesmo levar à temida “doença da pele negra”. Este tipo de alopecia é comum quando uma pelagem dum Spitz-alemão-anão é raspada e pode ser tratado com ozonoterapia.

Também deve ser lembrado que o pelo tem uma função específica na vida do animal. Os cortes de pelo para a Lulu da pomerânia não são apenas uma decisão estética. Os cães usam a sua pelagem para adaptar-se a diferentes temperaturas, proteger-se de parasitas externos, prevenir infecções e evitar agressões (arranhões, rasgões…).

Se ainda tiver quaisquer dúvidas sobre um corte de pelo para um Spitz-alemão-anão, os nossos serviços de estética estão à sua disposição.

Lembre-se que pode encontrar todo o que o seu animal de estimação precisa na Tiendanimal ao melhor preço e obter descontos exclusivos da nossa aplicação móvel (Android ou iOS)!

Lembre-se também que em Tiendanimal pode encomendar os seus envios com a recolha Punto Pack, para que possa receber a sua encomenda confortavelmente perto de casa. Aqui está o link onde poderá procurar informações.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Cane Corso Cuidados e características

Feliz Dia da Mãe Canina!

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.