Cuidados e saúde do gato siberiano

,

Não basta apenas ter um animal de estimação, é preciso pensar na saúde do gato siberiano. Esta é uma espécie que cada vez mais ganha popularidade e é cada vez maior o número de pessoas que decide ter um animal de estimação com estas características em sua casa, por isso vamos contar-lhe os cuidados para a saúde do gato siberiano.

Como é o gato siberiano

Embora no início esta raça felina fosse de origem selvagem e autóctone na Rússia, são cada vez mais comuns nas casas porque estes gatos são muito afetuosos e sociáveis. Saiba que devido à sua origem selvagem, o siberiano é muito ativo. Por este motivo, o ideal é que tenha acesso a um jardim ou uma zona exterior segura onde possa saltar, correr ou caçar.

É um felino muito tranquilo que deixa acariciar o seu pêlo frondoso, brincar e ser cuidado pelos seus donos, por isso não terá nenhum problema em adaptar-se rapidamente à casa e aos elementos da família.

Saúde do gato siberiano

Geralmente são gatos que gozam de muito bom estado de saúde e acima de tudo recomenda-se que estejam em áreas frias, já que este felino costuma suportá-las muito bem.

Outro benefício deste tipo de raça é que os seus donos não terão de se preocupar se tiverem alergia ao pêlo deste animal de estimação. Isto acontece porque o gato siberiano não tem a proteína Fel D1, que é uma bactéria prejudicial encontrada na saliva dos felinos que transmitem para a sua pelagem quando se lambem.

Apesar disso, é imprescindível que acompanhe as suas vacinas e visitas ao veterinário para que a sua saúde não se ressinta.

Como cuidar do seu gato siberiano

É muito importante que conheça muito bem os cuidados e a saúde do gato siberiano para que possa cuidar adequadamente do seu animal de estimação e garantir que ele cresça feliz e saudável.

Esta raça de gato é ideal se é uma pessoa que não teve nenhum animal de estimação anteriormente e é um iniciante, já que os cuidados são muito simples, embora seja requerida atenção especial à sua pelagem.

Escove o pêlo do seu animal de estimação

Como foi mencionado acima, o gato siberiano tem como peculiaridade uma pelagem muito densa e longa. Por isso, será aconselhável escová-lo muitas vezes para que não se formem nós, eliminar os parasitas que se encontrem e também remover as bolas de pêlo.

Há pessoas que realizam este cuidado diariamente, em contraste outras apenas 3 vezes por semana. O melhor é observar a pelagem do seu animal de estimação para ver se precisa escová-lo com mais frequência ou não.


Não lhe corte o pêlo

Este tipo de gatos resiste muito bem ao frio graças à sua pelagem. Por isso, se decidir cortar o pêlo ao seu gato siberiano, deverá saber que dessa forma ele estará desprotegido contra o frio até que volte a crescer. Na temporada de verão perde o pêlo naturalmente, pelo que não deve ter a necessidade de lhe cortar o pêlo, a menos que o seu veterinário recomende o contrário.

Recomenda-se a esterilização

Como comentámos, este gato deveria ter acesso ao ar livre, por isso será essencial que castremos o nosso gato siberiano para evitar gatinhos indesejados. Teremos que prestar atenção especial às fêmeas desta raça, pois quando estão em época de cio tendem a escapar. Assim, o gato siberiano será o animal de estimação perfeito, pois como pode verificar ele adapta-se perfeitamente às baixas temperaturas climáticas e ao lar, devido ao seu comportamento afetuoso. Agora que conhece os cuidados e a saúde do gato siberiano, seria o seu animal de estimação ideal?


« Anterior

Truques para manter limpo o seu gato sagrado da Birmânia

Características do gato munchkin: como são?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.