Dragão barbudo, como cuidá-lo?

Se tens um dragão barbudo ou queres saber como cuidar dele, neste artigo damos-te todas as chaves para pores mãos à obra e fazer da tua casa um lugar perfeito para esta espécie que se tem tornado tão popular com animal de estimação nos últimos anos.

O dragão barbudo (Pogona vitteceps) é a espécie mais reconhecida do género dos lagartos do gênero pogona. É de pequeno porte e carácter nobre e sociável. Considera-se fácil de manipular e manter, requer cuidados muito simples para gozar de uma boa saúde tornando-os adequados para principiantes. Aconselhamos-te a continuar a ler para aprenderes muito mais.

Características gerais

  • A sua característica mais proeminente é a “barba” formada pelas suas escamas à altura da sua garganta, é por este motivo, que é popularmente conhecido por “dragão barbudo”.  
  • A cor do seu corpo varia segundo a temperatura e a zona onde habita: castanho, verde, cinzento e laranja-avermelhado. 
  • O seu tamanho em adulto pode oscilar entre 40-60 cm e o peso é em média de 400-500g. 
  • Pode viver mais de 14 anos, mas a maioria tem uma esperança média de vida de 8-12 anos.

Como cuidar do Dragão barbudo de forma correta 

Alimentação

Em primeiro lugar, queremos contar-te que é uma espécie onívora, ou seja, pode comer desde insetos, até vegetais ou frutas.  

Na nossa página encontrarás uma variedade de comida para dragões barbudos, dentro da qual queremos destacar o alimento em forma de comprimido com sabor a vermes, que podes colocar com o doseador e simular a caça, que para além de servir-lhe como enriquecimento ambiental ele vai adorar:

Desta forma, até os 12 meses, a sua dieta deve incorporar 70% de insetos e 30% de vegetais e frutas. No entanto, essa proporção deve ser alterada, na idade adulta, para 70% de frutas e vegetais e 30% de insetos.

Nos alimentos mais adequados para um dragão barbudo encontram-se os que te indicamos a seguir:

Insetos

  • grilos de compra em loja
  • larva-da-farinha de cultivo
  • bichos da seda 
  • moscas

Vegetais

  • cenoura (muito benéfica para a cor da sua pele)
  • repolho
  • amora (grande fonte de cálcio)
  • dente de leão
  • rúcula
  • canónigos

Fruta

  • pera
  • maçã
  • melancia
  • damasco
  • manga
  • papaia
  • melão
  • dióspiro
  • figo

Há que alimentar este réptil a cada dois dias se for adulto, ou todos os dias se se tratar de um animal jovem/criança.

Água 

É imprescindível que o teu dragão barbudo tenha sempre água limpa e fresca à sua disposição, de modo que esteja assegurada a sua correta hidratação. Deves colocar a água num bebedouro especial para terrários e colocá-la numa zona de fácil acesso com produtos adequados para acondicionar a água.  

Para além disso, duas ou três vezes por semana, podes pulverizar-lhe a água, uma vez que na natureza, hidratam-se com orvalho das plantas.

O terrário

Trata-se de um animal muito territorial, pelo que o melhor conselho que podemos dar-te é que nunca juntes dois machos no mesmo habitáculo.

Na hora de escolher o terrário, deves ter em conta, principalmente, a largura do mesmo e em proporcionar um ambiente desértico colocando galhos, cavernas, pedras, …

O tamanho e a capacidade ideal dos terrários mínimas recomendáveis são as seguintes (mas se forem superiores lhes proporcionarás mais conforto):

40x40x40: para um exemplar bebé.

80x50x50: para um exemplar jovem ou adulto.

Além disso, um dos pontos a ter em conta ao preparar o terrário para o teu dragão barbudo é que o ar possa circular sem dificuldade e que possas vê-lo, para tê-lo controlado. Por isso nunca deves usar um aquário como terrário. 

Substrato

Essencial para o seu habitat

O substrato é o elemento chave que te permitirá recriar o habitat desértico para o teu dragão. Por isso mesmo, o ideal é renová-lo a cada três meses desde que sejas cuidadoso na sua higiene e manutenção, podes espaçá-lo um pouco mais no tempo. Para além disso, o melhor é seres meticuloso ao recolher as suas fezes (excrementos) pois é essencial para manter o substrato nas melhores condições e aumentar o tempo necessário para a troca.  

Recordamos-te a importância de manter o local onde está o teu lagarto nas melhores condições de higiene para garantir-lhe uma boa saúde e a ausência de problemas.

Temperatura

Ponto chave para o seu bem-estar

Deves prestar especial atenção a este ponto para que possas criar diferentes zonas de temperaturas no terrário:

  • Una parte à sombra que ocupará 2/3 da superfície total
  • Outra zona mais quente, que se conseguirá colocando uma tela de luz. 

O aconselhável é manter a temperatura entre os 28 e os 30º C na zona mais fresca, enquanto a parte mais quente deve manter-se entre os 35 e os 40º C durante o dia. A temperatura deverá variar entre os 22 – 25ºC durante a noite, de modo que o teu lagarto possa regular a sua temperatura corporal.

Há épocas do ano, como por exemplo, no inverno, onde há que monitorizar que a temperatura não baixe em excesso e se mantenha estável. Para isto, aconselhamos-te usar acessórios como mantas térmicas para terrários, lâmpadas de cerâmica, etc.

Iluminação

O dragão barbudo é um réptil diurno e é por este motivo que é necessário que uses telas de luz que simulem ciclos de dia e noite de 12h cada.

Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás porta lâmpadas e lâmpadas que te ajudarão a criar o ambiente ideal para manter o teu dragão barbudo como se encontra na natureza. 

Para além de tudo isto, é muito importante, proporcionar-lhe ótimos níveis de raios UVA, UVB e luz visível, para que sintetizem vitamina D3 e cálcio para os seus ossos e calor. Isto será possível com as bombas que imitam a radiação solar.

Estás pronto para aventurar-te no maravilhoso mundo dos répteis? Se queres saber mais sobre estes animais, como por exemplo, como criar répteis em cativeiro, aqui contamos-te tudo!

« Anterior

Doenças da pele em gatos

As tartarugas devem hibernar?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.