O habitat em aquários de água salgada

Desenvolvimento de bactérias úteis

Depois de montar o pequeno mundo subaquático, há diferentes cepas de bactérias que devem ser desenvolvidas para processarem as substâncias nocivas. Elas impedem a formação de concentrações nocivas de amônio e nitrito na água (ver também sobre isto na página 10). Na água de mar, estas bactérias artificiais reproduzem-se de forma relativamente lenta. Por isso, é conveniente adicionar SERA ammovec regularmente durante toda a fase inicial. Com o SERA ammovec, a água de mar recebe a ajuda inicial adequada.

Nesta fase é muito importante controlar frequentemente o conteúdo de amônio e nitrito. Logo que o SERA teste de amônio/amoníaco e o SERA teste de nitrito não apresentem valores nocivos, podemos ir colocando aos poucos animais inferiores e peixes.


Surge a vida

Com as “pedras vivas” chegaram ao aquário inumeráveis animais pequenos e, com certeza, também algumas lindas variedades de algas. Pouco depois deixam-se ver. Porém, é preciso ter em conta que alguns animais estabelecidos nas pedras vivas (como por exemplo algumas esponjas) não sobrevivem.

Se reparamos claramente que um animal inferior não está a prosperar, tem de ser retirado de imediato e assim a água não ficará demasiado contaminada. De qualquer forma, é necessário adicionar colónias de bactérias para elas processarem as substâncias nocivas.

A iluminação

Durante esta fase, desliga-se durante uma semana a iluminação do aquário para limitar o crescimento iminente das algas.

Após uma semana sem iluminação, aumenta-se diariamente a intensidade da luz. As pedras vivas começam agora a fazer jus ao nome. Todos os dias são descobertos novos seres vivos. Anêmonas do mar, algas decorativas, crustáceos e mais outros povoam em pouco tempo o recife em miniatura.


« Anterior

Encephalitozoon cuniculi em coelhos

Cuidados do lagarto de língua azul

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.