Quanto vive uma chinchila?

As chinchilas são roedores cada vez mais habituais como animais de estimação. A espécie doméstica é um híbrido entre a chinchila de cauda curta (Chinchilla chinchilla) e chinchila comum (Chinchilla lanígera) e se encontra apenas em cativeiro. É um animal herbívoro, noturno e muito sociável que pode se tornar em um companheiro ideal.

A esperança de vida de uma chinchila dependerá em grande parte dos seus cuidados e da sua alimentação. Mas também encontraremos grandes diferenças com relação a quanto vive uma chinchila em cativeiro e na natureza.

Quanto vive uma chinchila doméstica?

As chinchilas domésticas vivem 12 – 15 anos em média, mas há casos que chegam a viver até 25 anos. Além do fator genético, uma dieta e um entorno adequados influenciam em grande medida no seu estado de saúde e, por tanto em quantos anos permanecerão ao nosso lado.

Para que a vida da nossa chinchila seja o mais longeva possível, devemos ter em conta alguns pontos importantes no que se refere aos seus cuidados:

  1. Alimentação
    As chinchilas domésticas são herbívoras. Podes oferecer todo o tipo de vegetais; quando maior a variedade, melhor. Evita aqueles com um alto conteúdo de água, são mais fibrosos e têm uma difícil digestão. Também deves proporcionar alfafa e água a diário e, ocasionalmente, podes oferecer algum inseto.
    Para evitar carências nutricionais é muito recomendável comprar comida para chinchilas, assim poderás garantir uma dieta completa. Em Tiendanimal podes encontrar marcas como Vitakraft, Versele-Laga e Lolo Pets.
  2. Entorno
    O entorno também influencia em quantos anos vive uma chinchila, pois quanto mais feliz e mais à vontade estiver, mais longeva será.
    A gaiola deve ser grande e muito espaçosa, com vários andares para que possam se movimentar à vontade. É aconselhável ter disponível uma base de lascas de madeira branca para aumentar a sua comodidade. Além do mais, a jaula deve estar situada em um lugar fresco e seco, longe da humidade e das correntes de ar e protegido do calor.
  3. Exercício
    As chinchilas precisam realizar exercício diário para manter-se em forma e evitar o excesso de peso e o stress. Adoram correr, saltar, escalar e devem ter um espaço que o permita. Podes colocar uma bola de exercício na jaula e soltá-las de vez em quando para que brinquem em uma zona mais ampla.
  4. Tranquilidade
    É um animal que se estressa com grande facilidade e os contínuos sobressaltos podem reduzir a esperança de vida da chinchila. Por isso precisa esta em um entorno tranquilo e sem demasiadas mudanças na sua rotina.
  5. Respeita os seus hábitos
    As chinchilas são animais noturnos, por tanto costumam dormir durante o dia e estar ativos quando é de noite. Não deves interromper o seu sono e deves respeitar os seus horários.
  6. Proibido dar banhos com água
    As chinchilas nunca devem tomar banho com água e sabão. Há areias especiais para elas nas que se viram e reviram para limpar a sua pelagem e eliminar o mau odor e a sujidade.

Quanto vive uma chinchila em estado selvagem?

A esperança de vida das chinchilas na natureza é de uns 10 anos (menos da metade do que podem viver em cativeiro), devido, entre outras razões, pelos seus depredadores naturais.

Se, além de saber quanto vive uma chinchila, quiseres conhecer com mais profundidade detalhes sobre os seus cuidados, dá uma olhadela nos artigos que temos no blog: nutrição, o banho da chinchila, como saber se estão grávidas, como escolher a gaiola adequada e muito mais.

« Anterior

Conheces o Projeto Laço Amarelo?

Podengo ibicenico

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.